Poemas de Comida
O dia é como um prato de comida recém-feito: é preciso ter pressa para aproveitar, mas também saber apreciar. É necessário saber por onde começar, manter a constância, reconhecer quando parar e quando já não vale mais a pena continuar. O principal é saber que o prato é individual e que você tem o controle.
Havia uma árvore no meio da janela. Não havia nenhuma comida na panela. Só a multidão se esfacela no ônibus lotado rumo à favela. Choveu muito e há lama na rua. Os pés se sujam como em uma gravura. As sombrinhas se dobram como em uma pintura. Mas os transeuntes não acham graça. Pagam caro a passagem de cada dia. A alta carestia da vida. Mas é preciso viver por que o sangue pulsa. E as crianças pedem pão. E pedem circo. E pedem amor. Os homens querem respeito, querem ser chamados de senhor. As formigam tem fama de que muito trabalham. Carregam folhas. E ignoram a extinção das abelhas. Nos conventos existem freiras que não se casam. Os franciscanos fazem voto de pobreza. Enquanto outros preferem a realeza. Há quem ame os felinos. Há quem mostre os caninos. O mar é um lugar misterioso. É cheio de água. O humano é um ser muito peculiar. Toda hora enche o peito de ar. E eu tento memorizar quantas vezes o beija flor bate as asas quando está parado no ar. Essa vida é um sopro. É uma galinha que nasceu antes do ovo.
A gastronomia tem um poder enorme de transformação. É através da comida que a gente fala sobre cultura, respeito, inclusão, saúde, sustentabilidade. Um restaurante pode ser um espaço de acolhimento, de troca, de reflexão.
A espera é comida fria se vem de longe, quente se vem de perto e morna quando se vai ao encontro dela.(Walter Sasso)
Sejamos diferentes em nossas casas. Percebamos que, junto com comida, abrigo e roupas, temos outra obrigação para com nossos filhos, que é afirmar que eles estão "certos". O mundo inteiro vai dizer o que há de errado com eles - alto e frequentemente. Nosso trabalho é fazer com que nossos filhos saibam o que há de certo sobre eles.
as vezes me sinto como se fosse um animal de estimação, preciso de um lar preciso de comida e preciso de afeto e mesmo assim ninguém precisa de nada apenas de si mesmo
AMOR
Podemos expressa-lo de várias maneiras, com um abraço, um presente, uma comida gostosa, uma palavra de conforto, enfim, a que mais gosto e cozinhar para os meus amigos e família, penso que no momento em que estiverem comendo a refeição se transportem para um momento mágicos de sua vida.
POBRE VENDE SUA COMIDA. ("O homem que se vende recebe sempre mais do que vale." — Barão de Itararé)
Não há lei de conservação ambiental que funcione para os ricos. Não tem como não depredar, se o pobre deve levar comida para os ricos (ou dos ricos), eles são esbanjadores. Ninguém sabe tirar da natureza o necessário e repor. A farsa do mal da extinção. Disse Chico Xavier: "...desilusão de agora será benção depois"! A mãe natureza sabe por si só se restituir, embora alguns tenham que sofrer para isso. Que farão os ambientalistas quando a população mundial chegar aos 13 bilhões, prevista para 2050? Matar as pessoas...? Não preciso ser como muitos apáticos e sem opinião formada sobre nada, fingindo ser dedicado a meu trabalho, e usando o clichê: "sou pai de família trabalhador". Como pode uma pessoa sem conjecturas ser diligente? Se a água acabar, o oxigênio também acabará. Se a população dos humanos aumentar, as populações de animais também irão. No Cazaquistão comem cavalo; na China, cachorro. Ninguém morre de fome, especialmente os ricos. Os pobres comem dinheiro. CiFA
Você prefere ser um pássaro na natureza, livre, que vai lutar para conseguir comida mas sem a garantia da sobrevivência, ou um pássaro dentro de uma gaiola que tem a garantia de que vai receber comida todo dia de seu dono e tem certeza que vai sobreviver por mais tempo?
Ambição de Glutão, maior melhor, tal tristeza ao Glutão, tal fome é grande. Tal comida que almeja a pança. Glutão tem boca pequena para abocanhar, dá-lhe um sonho a Glutão. Feliz Glutão.
Enquanto eu te esperava. Deixava a casa limpa, a comida feita e o coração aquecido. Não demore, você é a parte mais importante da nossa vida.
O pior miserável não é o que nega um prato decomida a um mendigo, e sim aquele que não é capaz de doar
uma boa palavra de amor ao próximo, se não a palavra, ao menos um olhar. A refeição se digere ali mesmo no esôfago,mas a palavra é concreta, levamos na bagagem da vida.
Se hoje você tem saúde, comida e um teto, olhe para o céu e agradeça profundamente. As pessoas nunca estão satisfeitas com aquilo que têm, mas se aprenderem a olhar com atenção, vão perceber que a alegria mora nas coisas mais simples.
Quando compartilho meu conhecimento, consigo receber comida ou dinheiro em troca como agradecimento. É uma vida muito mais prática do que ser um ladrão.
Com consciência plena de que comida ainda falta em muitas dispensas, sabendo também que não falta solidariedade nas famílias periféricas, vejo, aos montes, gente levando alimentos não perecíveis para as igrejas para que sejam doados para quem não tem. Aos poucos, com muito pouco, uma gotinha em meio ao oceano de dificuldades brota em cada coração. Percebo surgir uma fonte inesgotável de bondade e amor em ajudar o semelhante.
Que eu me alimente do Seu amor. Que eu desfrute da Sua comida. Que a cada "mordida", a vida fique mais bonita.
