Poemas de Ausência
"Só percebemos a grandeza dos dias felizes quando a ausência deles nos ensina o peso da saudade. A felicidade, muitas vezes, passa silenciosa, sem alarde, disfarçada de rotina e somente depois, quando chegam os dias difíceis, compreendemos que havia luz onde antes víamos apenas normalidade. Por isso, a sabedoria está em reconhecer a beleza do presente antes que ele se transforme apenas em lembrança."
A solidão é um espelho que reflete não a ausência do outro, mas a imensidão do próprio eu.
(LilloDahlan)
Quando se trata de ausência, nenhum amigo deve desculpas ou pode cobrar do outro, as dificuldade diárias, não são seletivas e nem marcam hora.
"Olhar para dentro de si é essencial. A ausência de autoconhecimento nos conduz, muitas vezes sem perceber, a erros e desvios. Quem não se observa por dentro, inevitavelmente se perde por fora.”
Aquele que não sabe valorizar a presença tem que estar preparado para conviver com a ausência e com a dor da saudade que supostamente possa vir.
A carência veste a saudade de amor. A esperança veste a ausência de interesse de paciência. E o coração, teimoso como só ele sabe ser, completa sozinho as partes da história que nunca aconteceram.
“O TDAH não é falta de caráter, nem ausência de inteligência; é uma dificuldade real de organizar intenção, impulso, tempo e ação.”
Do livro TDAH: Déficit de Atenção, Distúrbio ou Apenas Distração?, de Nina Lee Magalhães de Sá.
“A criança autista não é ausência de mundo interno; é presença singular em um mundo que precisa aprender outros modos de encontro.”
Do livro Psicose Infantil: Transtornos e Espectros no Divã, de Nina Lee Magalhães de Sá.
“A serenidade não nasce da ausência de tempestades, mas da força interior que aprende a não se perder dentro delas.”
Do livro Tempestade Serena, de Nina Lee Magalhães de Sá.
“A coragem não é ausência de medo; é a decisão de agir corretamente mesmo quando o medo está presente.”
Do livro Tempestade Serena, de Nina Lee Magalhães de Sá.
“No Borderline, uma ausência pequena pode acordar uma ferida antiga com força de abandono definitivo.”
Do livro Borderline: A Montanha Russa das Emoções — Compreendendo o Transtorno de Personalidade Limítrofe, da autora Nina Lee Magalhães de Sá.
“O indizível não é ausência de sentido; é uma dor que ainda não encontrou forma suficiente para existir em linguagem.”
Do livro Pensar é Sofrer — A Psicanálise do Indizível em Bion: Dor, Vínculo e Nascimento do Pensamento no Silêncio da Mente, da autora Nina Lee Magalhães de Sá.
“A neurodiversidade nos ensina que diferença não é ausência de humanidade; é outra organização possível do modo de estar no mundo.”
Do livro Autismo e Síndrome de Rett — Compreensão Clínica, Histórica e Humana da Neurodiversidade, da autora Nina Lee Magalhães de Sá.
“A memória é a casa invisível onde ainda habitam as vozes, os cheiros, os afetos e as ausências que nos ensinaram a ser quem somos.”
Do livro O Grande Universo das Memórias, da autora Nina Lee Magalhães de Sá.
“A máscara do psicopata não esconde apenas o rosto; esconde a ausência de empatia por trás de gestos calculadamente encantadores.”
Do livro Psicopatas — O Rosto por Trás da Máscara: Da Ciência ao Terror Silencioso, da autora Nina Lee Magalhães de Sá.
“O invisível não é ausência; é gestação silenciosa daquilo que ainda procura forma.”
Do livro A Palavra que Cria Mundos — Manifestação, Imaginação e Fé, da autora Nina Lee Magalhães de Sá.
