Poemas de Amor de Fernando Verissimo
Ser médico não é ser o dono da vida, mas o guardião da esperança quando o relógio insiste em correr contra.
Um médico medíocre trata sintomas; um médico real confronta a morte e negocia com ela cada segundo de vida adicional
A Medicina é o ato de rebeldia mais puro: é o homem desafiando as leis da natureza para manter acesa uma chama que o destino já soprava para apagar.
Na paliatividade, o tempo não é medido em dias, mas em profundidade. Se não podemos adicionar tempo à vida, adicionamos vida ao tempo que resta.
A cura é um evento; o cuidado é um processo. O paliativista é o médico que não vira as costas quando a ciência atinge o seu limite, mas que caminha ao lado do paciente quando a estrada escurece.
A vida não avisa quando muda; ela simplesmente vira a página e espera que você aprenda a ler de novo.
Meu pai me ofereceu duas ferramentas e um destino em silêncio: a caneta, para quem carrega o peso do pensar; a enxada, para quem sente o peso da terra no corpo.
Quando a vida nos mostra desafios e caminhos diferentes a serem conhecidos é necessário entendermos que eles são importantes para nosso crescimento profissional e também pessoal, nos indicando uma nova fonte de aprendizado, por isso temos de aceitá-los.
E a eternidade começou, mas o homem não nasceu para ser eterno. Nascemos para morrer, para nos tornarmos matéria orgânica. Para nos tornarmos memórias e esquecimento no coração dos homens.
O nosso melhor pode ser pouco para alguns, cultive e valorize aos que nem sempre tem algo a oferecer.
Dizem que sou mal educado, chato e radical; é porque escolho bem meus inimigos, afinal não dou a qualquer um a honra de me enfrentar.
Se um dia Deus nos perguntar sobre o que mais sentimos falta na terra. Responderemos: “Nossos caminhos e memórias”
