Poemas de Amizade de Autores Brasileiros
Amizade para mim é dar a outra pessoa a reciprocidade de todos os sentimentos existente em você e receber de maneira transparente por ser algo verdadeiro que poucos possuem e tem para lhe retribuir.
Ricardo Baeta
Embora o dinheiro possa adquirir muitas coisas, inclusive amizades, a verdadeira essência da conexão humana vai além das transações materiais.
Nesta era dos descartáveis, tudo virou coisas momentâneas, nada mais é a longo prazo: amizades, empregos, religião, amores, quase tudo é superficial, quase nada é profundo.
Quando confessamos os pecados mortais e resolvemos a não pratica-los mais, entramos na amizade com Jesus, esse é o nível zero, é o normal, não há do que se gloriar, não ofender a Jesus é um dever de toda criatura. Agora sim, sem nenhum pecado mortal, o que fizer pela fé em Jesus, estaremos saindo do zero.
A vida conserva um valor enquanto atribuímos valor à vida dos outros, através do amor, da amizade, da indignação, da compaixão.
A amizade cria um vínculo que não está ligado à temporalidade da medição do tempo.
É aí o padawan pergunta ao mestre a respeito de ética e amizade:
Meu caro padawan, neste caso uma coisa é fundamental, somente os éticos possuem amigos, pois os não éticos possuem apenas cúmplices...
A amizade que não é verdadeira é como dinheiro: pode te fazer feliz, pode te satisfazer, mas quando mais precisar, não estará lá para te ajudar.
"O sentimento de amizade pode até ser para sempre, mas os amigos não. Eles passam junto com a vida. Ficando a saudade e vontade de ter sempre aquela pessoa por perto, compartilhando alegrias e momentos diversos."
A amizade era, em mim, desde muito, a simples sentinela do amor; não podendo mais contê-lo, deixou que ele saísse.
Amizades são feitas de: momentos, sorrisos, desentendimentos, abraços, acolhimento, alegrias, tristeza, verdades, afinidades e cumplicidade. Mas existem aquelas que marcam para sempre.
Quando um relacionamento acaba, seja ele amoroso ou de amizade, muitas vezes ficamos tristes, magoados e até adoecemos, ainda mais quando amamos esse alguém que se foi. Achamos que aquela dor que nos aflige será eterna, que nunca conseguiremos superar o término e a partida, mas engana-se quem pensa assim. Nenhum sofrimento é para sempre, ainda que demore, uma hora ele passará. Conheceremos novas pessoas, faremos novas amizades e quem sabe, até encontraremos um novo amor. É tudo uma questão de tempo para que tudo seja como era antes.
