Poemas a um Poeta Olavo Bilac
No riacho cantarolante, um beija-flor gira no ar leve e fino como um suspiro. Ramsés projeta pirâmides de espuma, enquanto George Floyd murmura ao Curupira, pés virados no Oceano Pacífico. Ondas de concreto devoram gritos antigos; pele vira névoa, o rei ri com os dentes afiado, o guardião costura ruas sobre o peito ofegante, afinando o ar até pulsar vazio. Mas esse caos esconde um riacho real: do Nilo às ruas de Minneapolis, onde um joelho de um tirano ceifou a vida de Floyd no pescoço, sem ar, ecoando opressões antigas. Ramsés, construtor de impérios, reflete Floyd, vítima do poder que sufoca a dignidade. O Curupira inverte caminhos, guiando o beija-flor a polinizar justiça em dores coletivas. O Pacífico engole monumentos e protestos, mas o riacho persiste, fluxo de resistência que afina o ar dos opressores. Do faraó ao homem comum, mito e rua se unem no pulso vivo: beija-flor voa livre, Curupira ri nas matas, Ramsés cai em pó, Floyd inspira mudança, e o mar pulsa e o rarefeito só para tiranos.
Meça a expressão de um sorriso sarcástico e bajulador ao lado de um sorriso leve e duradouro: um tem no rosto o peso de um coração hipócrita e o outro a satisfação de uma consciência limpa e feliz.
O divórcio é um ato em que um dos cônjuges alimenta um outro de seu estado de separação conjugal para viver no estado deprimente da alma e do espírito.
Mente que se alimenta de fraquezas e pensamentos negativos está concordando com um corpo doente, derrotado e sem propósitos.
Dedicação, comprometimento, foco e ética compõem o sucesso de um empresário, que faz da sua empresa uma família de bons funcionários, colaboradores e consumidores.
A distração é um dos maiores fatores de acidentes no trabalho; o mesmo ocorre na vida cristã quando inimigo nos distrai da fé e da Palavra de Deus.
Tome vergonha na cara, antes de tomar surras no corpo pelo encosto de um demônio qualquer que lhe faz desobedecer os mandamentos de Deus.
Como em redor de um povo que pratica a verdade, a fraternidade e a solidariedade oriundas do amor, assim o Senhor se manifesta com obras, maravilhas e bênçãos mil a todos os que exaltam a Sua misericórdia.
Se chegar tarde em meio as suas responsabilidades mande um recado aos responsáveis, justificando bem cedo o seu atraso, porque assim notarão que você estava ciente do seu compromisso.
Conhecer psicologicamente o comportamento e a linguagem do próximo, usando um pouco de informações precisas sobre seus interesses e presenteá-lo com suas boas intenções, é uma excelente oportunidade para se relacionar com seu futuro, tirar proveito do seu progresso e manter as melhores oportunidades para alcançar o que deseja.
Um pai que abandona o seu lar com filhos menores verá desventuras, dissabores e derrotas acompanharem a sua vida como fruto de uma consciência irresponsável e culpada.
Aos amados leitores de livros: toda vez que você pega em um livro para abrir a sua inteligência, escolhendo o que lhes é útil, produtivo, edificante e atrativo, vocês conseguem se divertir, se relaxar, aumentar o seu vocabulário, se relacionarampliar a sua compreensão humana, ser cheio de novidades, informações e conhecimentos, etc., além de exercitar o seu cerébro para novos hábitos e desafios, apenas revisando o que aprendeu para exercer ou praticar todos os dias estes e outros respectivos ensinamentos.
Quando encontrar o amor verdadeiro considere-o como um grande e rico tesouro, defendo com a própria vida, longe dos homens impuros.
Pense bem antes de dizer "Eu te amo". Não diga para qualquer um. Não diga se você não tiver certeza do que sente. Mas se tiver certeza que ama aquela pessoa. Diga todos os dias, diga com palavras, com ações, com olhares.
Tenha um Bloco de Notas para anotação diária do seu trabalho, não guarde na cabeça, você irá esquecer.
