Poemas a um Poeta Olavo Bilac
"A degeneração se tornou o padrão pela passividade do 'statu quo' em uma apoteose a 'idiocracia', onde a vida imita a arte."
"O beneplácito da misericórdia de Deus é refletido na indulgência do ar da sua graça como arcabouço do seu amor incondicional."
"Não perca a comunhão com Deus, mesmo que as peripécias da vida, se contraponham a razão do que é certo."
"Se você deixou de ser amigo de alguém, não se promova ao ridículo espalhando os segredos que ele confiou a você."
"O pecado corrompeu o homem por influência do pendor da carne, o levando a ter uma repugnação pelas coisas santas de Deus."
"A desobediência maculou a livre vontade da natureza humana, conduzindo o homem a ter uma inclinação para o mal."
"Não espere a saudade bater na curva da vida para você valorizar alguém. O 'depois' pode não haver mais e o 'deixa para amanhã' ser apenas lembranças."
"Explicar para o tolo que conhecimento é fonte de poder, é o mesmo que tentar convencer uma mosca que mel é melhor que lixo."
"Para ser o 'cara' você não precisa sair expondo aos quatro ventos o que fez ou deixou de fazer com a mulher que saiu ontem. Se ela lhe deu uma chance, é porque acreditou ver um homem em você, e não um moleque promovido a idiota de fundo de quintal."
"No palco da vida, somos a vítima, o mocinho e o bandido. Simplesmente
porque desde os primórdios, nós, a sociedade, damos audiência a um constitutivo personagem travestido de bom samaritano, sobretudo, marasmo de uma intolerância autocrática a despeito do público que o assiste."
"Você está categoricamente fadado ao fracasso quando mendiga atenção de alguém, só para sentir-se melhor. Pelo amor de Deus! Implorar por atenção é o cúmulo do ridículo."
"Há pessoas que parecem masoquistas emocionais ou são propensas ao autosadismo, porque ainda não aprenderam a se valorizar. Gostam de dar ibope a quem não merece e a quem só as desprezam."
"Existem alguns gurus rotulados de mentores corporativos ou coaches motivacionais, se aproveitando de suas posições intragáveis. Arrotam seus gostos e desgostos como regras e disciplinas a serem seguidas, caracterizando as falas típicas dos seus discursos como fatores-chave de sucesso."
"Tem pessoas que confundem sarcasmo com inteligência, num estereótipo, que enviesa a percepção em um atrofiamento mental um tanto quanto exagerado."
"Quando chegamos a uma certa idade, onde a maturidade nos ensina que aquelas 'pessoas' que achávamos falar mal de nós pelas costas, na verdade, nunca falaram, mas caso tenham, hoje enxergamos que foi uma total perda de tempo, termos pensado como isso poderia ter sido acrescentado ou diminuído em algo na nossa vida."
