Poemas a um Poeta Olavo Bilac
Desconcentro-me se permanecer estático, o deslocamento desordenado me afervora, incitando o liame que une as múltiplas vertentes que residem em meu emaranhado de titubeações.
Em minha opinião discrepante sou demasiadamente subestimado, alguns apelidam-me de nômade, outros de bárbaro, tem aqueles que definem minhas colocações como dignas de um aborígine.
Contudo, tais elogios me são incomparavelmente mais exuberantes e formosos do que se referissem a mim como um ser civilizado;
Sou incitador, provocador, contestador, alimento-me de simpatia e antipatia, apatia comigo não funciona; sou vencedor e perdedor, jamais empatador.
Convivo com a dor e não a renego, nem almejo substituíla, é devido a ela que aprendi a dar valor nas vastas contingências que nos rodeiam.
Viver é uma descoberta constante, onde cada dia é uma oportunidade, de criarmos novos significados, para tudo que não compreendemos.
Pueril, tolo, estúpido. Nenhum evento está oculto. O que é, é. Enraizado em nossas características essenciais está o egoísmo.
Falo por experiência própria ou/e por observação, nunca fui apegado a coisas materiais, mas sou extremamente e de maneira avassaladora um formidável egoísta.
Quando acabamos nesta cova, só uma única e ínfima marca carregamos conosco e ela se resume ao nosso egoísmo sentimental.
A Incapacidade que invariavelmente geramos interiormente de não sermos doadores, nós nos odiamos pelo que representamos e não falo de posição social, cargos, status, coloração, tamanho, formato, condições das mais variadas variáveis.
Falo sobre aquilo que não se pode ver, ouvir ou tocar, aquilo que temos dentro, que nos é permitido exclusivamente sentir.
Eu amo-a, mas meu amor é egoísta, interesseiro, individualista e ao invés de ambicionar a felicidade dela ilimitadamente, eu a oprimo, pondo-lhe na cabeça minhas falhas como se fossem dela, meu amedrontado como sendo dela, e puno-a por minha falta de caráter e insuficiente audácia, que são salientes e impactantes nela.
A Poesia é - da vida - a célula que nem todos percebem, ela está em tudo e basta ter senso de observação para vislumbrá-la. Nada passa despercebido a um poeta. Em simples ou refinados textos, singelas palavras ou eruditas linhas, há horizontes timbrados de amanheceres e crepúsculos, mostrando que a vida pode ser sempre mais. Divulgar levezas, enfeitar em letras suaves e coloridas o tempo de cada um, unindo a fantasia, a reflexão, e a realidade, mesclando a vida em tons marcantes ou não, como ela geralmente é. A poesia e o poeta são imprescindíveis.
Ali, diversos empreendimentos sobreviveram durante anos, abastecendo a população local em suas mais variadas necessidades; lojas de roupas, sapatos e acessórios, com todos os formatos, cores e tamanhos para os gostos menos exigentes;
Os habitantes daquela localidade conheciam Edegar, mas ele nunca ocupou uma posição de destaque, na política, no comércio, no esporte, na arte; não ganhou prêmios, concursos, rifas, apostas; Edegar nunca apostou.
Enquanto os organismos se transformavam, Edegar permanecia sentado nas ruínas do velho clube abandonado e elas não o abandonavam.
A arquitetura se modificava, os modismos iam e vinham, tecnologias surgiam a todo vapor virtual, cada qual se ocupava com suas ocupações.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp