Poemas a um Poeta Olavo Bilac
Se pudéssemos imaginar o quão terrível é o adversário da humanidade(imagine...), não terminaríamos de ler está máxima.
Durante o tempo em que a tinta e o gesso importarem mais que a alimentação e cuidado, em declínio continuaremos.
Enquanto as famílias se emaranham em conflitos gerados por ganância, pela intolerância, incompreensão e desamor, a humanidade retarda sua marcha evolutiva.
Enquanto os membros de uma família se debatem no "laço do passarinheiro", onde caíram por ignorância, ganância, incompreensão ou desamor, a humanidade retarda sua marcha no caminho da evolução.
Todo ano, os ru-manos pegam a árvore mais pontuda lá da floresta e enchem ela de festão e bolinhas, até que a árvore fique toda brilhante e bonita. Depois, colocam uma estrela mágica brilhante no topo dela, fazem um desejo e, de manhã cedo, eles ganham tudo aquilo que pediram.
Quando penso no passado, meu maior arrependimento é ter me escondido das pessoas a minha volta. Parei de prestar atenção nelas e deixei que não prestassem mais atenção em mim.
Para estar aqui hoje, muitos animais foram mortos para me alimentar. Muita árvores deram os seus frutos. Muitas plantas deram suas folhas.
…Espero alguém que viaje o mundo, que prove todos os sabores da vida,
que beije outras bocas, prove de outros corpos, mas que volte para o ponto de partida…
…oponto em que você me sentiu pela primeira vez, o ponto em que você olhou nos meus olhos, e viu neles a mesma escuridão que há nos seus…
Quando insisto em alguém, não é porque estou carente, só quero que a pessoa não me perca, eu gosto que me conheçam e notem o quão incrível eu sou, para depois que descartarem vejam o que perdeu.
Você sabe que está no mundo errado, quando para "ser alguém na vida", seu invólucro precisa se chamar "diploma".
Como é possível sentir se eufórico e, em simultâneo, com angústia e uma sensação de que seu vazio nunca será preenchido?
