Poemas a um Poeta Olavo Bilac
Ser humilde não é ser ingênuo, idiota. Ser humilde é ser inteligente o suficiente para aplicar seus conhecimentos sem qualquer vaidade.
O egoista não consegue enxergar o valor do outro, se acha acima de tudo e de todos.Tal é o desiquilíbrio mental do egosita que ele acredita estar num patamar superior. O egoista é um doente que não aceita remédio.
Não queira mais, seja mais, exija mais, e... Não queira viver Demais! Tudo a mais transborda, desperdiça. Seja simplesmente... Suficiente.
A pessoa burocrata é presa a uma rotina extremamente inflexível e formal. O burocrata tem dificuldade de aceitar novas práticas e novas ideias.
Somos seres tão vulneráveis, e sofrer ainda pode não ser a garantia de evolução. Inventamos coisas arquitetônicas, fomos à lua e mesmo assim choramos por um amor perdido, nos magoamos com meras palavras e, mesmo cercado de um mundo de tecnologias e pessoas, conseguimos ser sozinhos.
No dia em que eu me for, guardarei na lembrança todo bem que fiz e que fizeram para mim, lembrarei daquele sorriso sincero de cada ente querido, e até do desconhecido que em alguma ocasião me confidenciou algo. Por isso, espero que os que me amam fiquem em paz, pois eu já vivi muitas aventuras, guardei a minha fé, cumpri minha missão.
Nem todo sábio é velho, nem todo jovem é tolo. Os maus se corrompem porque já são atraídos pelo mau. Os ingênuos sofrem por sua inocência e os que sabem demais sofrem por saber mais.
ORAI E VIGIAI - Nossa mente é como uma casa com muitas portas que, se não mantidas fechadas, facilitam a entrada de qualquer pessoa.
Ao embarcar numa viagem, coloque no modo avião todos seus sentimentos ruins, tais como: tristeza, raiva, ódio etc... conecte-se com Deus e tenha uma boa viagem.
O conhecimento e a razão podem deixar o homem rico, a humildade e o sentimento podem deixar o homem nobre.
Não perca tempo chafurdando na lama cinzenta junto aos porcos, pois eles sempre tentarão lhe empurrar para o abismo, tudo isso por apenas algumas migalhas de um pão velho de cevada e mofado.
Rezo para que sua sede de sangue lhe traga a mesma sensação de paz que sinto só de saber que você existe.
Ele é fogo e enxofre. Sou gelo estilhaçado. Nossa colisão é vapor e destruição, destinada a se dissipar, mas vou queimar feliz debaixo dele até que o mundo todo venha abaixo.
A tristeza é como pedras que se acumulam dentro de você, dificultando a movimentação.
O sorriso nos lábios de uma pessoa nem sempre traduz alegria, pode estar buscando forças para superar a tristeza.
