Poemas a um Poeta Olavo Bilac

Cerca de 307151 frases e pensamentos: Poemas a um Poeta Olavo Bilac

Você pode falhar muitas vezes, mas só realmente será um fracasso quando começar a culpar os outros.

A devoção encontra, para praticar uma má ação, razões que um simples homem jamais encontraria.

Quando se rouba de um autor, chama-se plágio; quando se rouba de muitos, chama-se pesquisa.

Um homem que ensina torna-se facilmente teimoso, pois exerce a profissão de um homem que nunca erra.

O universo desaparece aos olhos da mulher enamorada. Não há no mundo senão um homem para ela; todos os outros limitam-se a acompanhá-lo.

Parece um absurdo, e no entanto é a exata verdade, que, se toda a realidade for vazia, não haverá mais nada de real nem de substancial no mundo além das ilusões.

Se alguém tem um ódio patológico às mentiras, deveria restringir ao mínimo as perguntas que faz.

Em duas ocasiões as mulheres não sabem o que dizer: no início e no fim de um amor.

A dedicação contínua a um objetivo único consegue frequentemente superar o engenho.

A liberdade é realmente um jogo maior que o poder. O poder diz respeito ao que você pode controlar. A liberdade diz respeito ao que você pode desatar.

A disciplina é mais forte do que o número; a disciplina, isto é, a perfeita cooperação, é um atributo da civilização.

A competitividade de um país não começa nas indústrias ou nos laboratórios de engenharia. Ela começa na sala de aula.

Ninguém pode conceber tão bem uma coisa e fazê-la sua, quando a aprende de um outro, em vez de a inventar ele próprio.

A curiosidade é uma das características certas e permanentes de um espírito vigoroso.

O que é uma grande vida senão um pensamento da juventude realizado pela idade madura?

Pão e um gole de leite são vitórias! / Um quarto quente: uma batalha vencida! / Para te fazer crescer / Devo combater dia e noite.

A vaidade é um elemento tão subtil da alma humana que a encontramos onde menos se espera: ao lado da bondade, da abnegação, da generosidade!

O nosso espírito é feito de desordem, acrescido de um desejo de ordenar as coisas.

A maior grosseria que se pode fazer a um homem que roubou a tua mulher é deixá-la para ele.

Quando a honra de um homem é inatacável, fica-lhe decente qualquer roupa que vista.