Poemas a um Poeta Olavo Bilac
"Uma das condições fundamentais da felicidade é compreender que tudo o que se faz tem um significado na eternidade"
Encontrar você é um desejo que eu pediria para a lua, no momento que eu estivesse deitado pensativo.
Imbuídos de um valor simbólico, todo ritual vivenciado promove um despertar, registra na mente um sentimento de pertencimento ou confirma uma tradição da escala evolutiva humana, por isso é deveras importante vivenciá-lo adequadamente.
A data de início de um ano novo é apenas simbólica, o que é relevante é nos propormos, nesta próxima volta ao redor do sol, a sermos melhores humanos do que nas anteriores.
Atuar com agressividade, grosseria e rispidez tem efeito de cano de escape para um íntimo repleto de angústias, além de produzir autoflagelo.
Criatividade não é um dom inato ao ser humano, sendo seu potencial criativo construído pela interferência do meio social, começando esta constituição desde a sua mais tenra infância.
Em um mundo onde há tanta tristeza e sofrimento creio que não seja possível "viver feliz" e também não me interessa.
Não tem como explicarmos trigonometria para alguém que não sabe nem o que é um triângulo retângulo, assim como não conseguimos explicar muitas coisas para quem não tem a prática da leitura, e nem busca conhecimento e reflexão.
O acaso forçou a "barra" e nos pôs frente a frente. Esse acaso é um caso perdido, sempre aprontando...
talvez correr atrás seja importante, mostra que realmente se preocupa com tal pessoa, mas chega um momento na vida que fica cansativo, é quando você se pergunta,' por que somente eu chamo? ' , 'por que me esforço para trazer um assunto?' e, apesar de tudo, você apenas pensa 'essa pessoa realmente gosta de mim, da minha presença?'
é por isso que hoje começa uma nova etapa da minha vida, só vou demonstrar o que sinto, porque nem sempre as pessoas fazem isso propositadamente, se não der certo, tudo bem! Não pretendo desistir, mas vou deixá-la de lado por um tempo.
Nossa alma é um jardim. Cultivamos dia sim e o outro também. Levamos para todos os cantos nossas sementes e nossas flores. E renascemos na terra fértil de Deus: em nós.
Entre o frio e o quente haverá o morno, e, simetricamente aos extremos há um centro. Encontrar uma dosagem ideal é uma virtude.
O ano de 2002 vai ser um ano muito difícil para quem não se divorciar dessa mentalidade coletiva vencida. Desse pessimismo nacional. Desse odor de derrota.
