Poemas a um Poeta Olavo Bilac
Quem acolhe uma lágrima esteriliza um mundo, se interioriza pondo estima ao perdido, coloca-o achado no que fora por muitos desprezado...
"O Impossível: uma teoria, um conjunto arquitetado e orquestrado de ideias geniais, uma obra... Absolutamente nada disto citado pode dar conta da REALIDADE! Mas, estamos nela, vivenciamos, sentimos, pensamos... Mesmo mergulhados nela e fazendo parte da mesma não é possível dar conta do que percebemos, conjecturamos... Mesmo assim, a estrada humana baseada na Arte, na Filosofia, na Ciência, e para muitos, na Religião, pode, cada vez mais, dar conta desta complexidade em movimento..."
"O que é a mente humana? Um super computador quântico? Uma rede de células que são microcomputadores interconectados? O espírito? A alma? Matéria orgânica e energia organizadas numa complexidade absurda? Difícil! Mesmo a mente tem dificuldades de explicar a mente."
"Arte - Olhar não é um novo conceito! Bem, pode ser só uma tentativa de criar um novo conceito... É direcionar a visão para uma imagem que carrega em si mesma mais informação do que todas as bibliotecas do mundo. Carrega símbolos, sofrimentos, olhares milenares... Arte - Olhar é um olhar com sentido, uma busca de instigar com a visão, perscrutar o mundo pela Arte!"
"Depois de ler um de meus textos no jornal da cidade, um colega pergunta: No que você se inspira para escrever? O que você fuma para escrever estes textos? Resposta: REALIDADE!"
"Há vários tipos de chatos! Porém existe um tipo perigoso... Sim, perigoso para as pessoas próximas, que convivem, trabalham, se relacionam com ele (ou ela). Este tipo de chato é o tipo que sabe que é chato, gosta de ser chato, se sente bem sendo chato, tem orgulho de ser... Este, infelizmente, em alguns momentos pode passar do "estágio chato" para o de "estágio insuportável". Perigo social e pessoal!"
"Afirmar que em razão de um espermatozoide ter conseguido alcançar o óvulo e milhões de outros terem morrido e, por isso, você ou eu sermos especiais é absurdo, auto-ajuda declarada! Os porcos, gambas, ratos, cachorros nascem assim também! Natureza!"
"Se, num futuro próximo ou distante, a Ciência anunciar um tratamento ou modo de prolongar a vida humana ininterruptamente, as religiões, a filosofia, o modo de pensar, o mundo como conhecemos deixará de existir e um outro surgirá! Será?"
"Um dos mitos de nosso tempo é acreditar que todos os seres humanos e nós mesmo teremos quinze minutos de fama durante nossa existência. A verdade é que a maioria dos seres humanos nasceu, viveu, sofreu, sentiu, chorou, sorriu... No pleno anonimato!"
"Um bom filósofo é, pelo menos em seus pensamentos, crítico de suas proposições e ideias. Um filósofo que não seja bom, não é filósofo!"
"Quero que um desejo se realize: ver o Brasil um país desenvolvido, sem miséria, uma nação para meu filho ou minha velhice, e, das pessoas que amo!"
“O espaço é um mistério! Não o espaço entre dois pontos ou o interior de uma forma geométrica ou objeto. O espaço, o todo, que não podemos conceber inexistência ou ausência do mesmo. Sim, parece existir por si mesmo... Mas, não se pode aceitar tamanha propriedade! Ou se pode?”
“Minha terra, se chama Terra! Meu povo, é um: a grande tribo humana! Multicolorida, complexa, diversa, contraditória... Que corre pela História... Atirando-se, e sempre presa à rede do tempo!”
“Gostaria de perguntar para um físico: é possível congelar a luz? E as trevas (ausência de luz)? O que é o espaço? É concebível, um não espaço? E, um não tempo?”
“A vida na Terra ocorre, ou é possível, em função de um tão impensável, inumerável sistema de sistemas, complexo de complexos... Que o fato de estar aqui, e, ser como somos, é incognoscível em grande parte! Deslumbrante mente, maravilhoso e incognoscível!”
“A Filosofia não pode ser um beco sem saída! Não pode chegar num fim, principalmente num fim moribundo chamada desilusão... Não! É dinâmica! Autocrítica... Espontânea! A Filosofia não é uma eterna e inconclusiva questão...”
Num pranto se faz um caminho transitável, por quanto atravesse essa estrada em cada jornada um novo discernimento á explorar, quão desagradável que sejas serve-nos como um recostar...
A maioria das pessoas olha e considera paz como um momento entre duas guerras, uma ausência de violência. É uma definição negativa. A violência é a referência e a ausência de violência é paz. A humanidade geralmente está em guerra e uns poucos momentos de descanso, é que ocorre a paz.
