Poema Sobre Viver
“Não se arrepende quem ao querer pensa se pode, e ainda que possa,
pensa se deve”
Ney P. Batista
Jun/05/2021
Nesse belo dia, dê uma chance a você mesmo e se permita sentir o desejo de ao invés de: Criticar, compreender; Afastar-se, aproximar-se; Julgar, perdoar; Gritar, ouvir; Abandonar, acolher; Temer, confiar; Precipitar-se, ponderar; E principalmente ao invés de odiar, AMAR!
Ney P. Batista
Aug/15/2021
“Afinal o que é viver, senão a busca constante da construção do ser ético, altruísta e contemplativo”
Ney Batista
Dec/28/2020
A vida e a vela
O viver e a chama
Morreu a vida Apagou o fogo
Tudo é tão volátil, eia pois a realidadedade.
Vivamos o hoje, intensamente e em verdade.
Bebo vinho somente em ocasiões especiais.
...
Bebo vinho todas as noites, pois cada dia vivido é especial!
Apenas vivemos um dia após o outro impiedosamente sem se importar o que é certo ou errado e perdemos o controle das nossas vidas sem emoção e sem valor.
Apenas vivemos um dia após o outro impiedosamente sem se importar o que é certo ou errado e perdemos o controle das nossas vidas sem emoção.
Apenas vivemos um dia após o outro impiedosamente sem se importar o que é certo ou errado e perdemos o controle das nossas vidas.
Apenas vivemos um dia após o outro impiedosamente sem se importar o que é certo ou errado e perdemos o controle.
Apenas vivemos um dia após o outro impiedosamente sem se importar o que é certo ou errado.
Apenas vivemos um dia após o outro impiedosamente sem se importar.
Apenas vivemos um dia após o outro impiedosamente.
Apenas vivemos um dia após o outro.
Apenas vivemos.
Apenas...
Razões Poéticas para Viver
Em meio a tanta correria, a vida te presenteia com o dom de ver beleza em detalhes simples.
Em meio a tanta correria, você encontra razões para querer viver.
Sentir a vida é arte, os momentos são arte, os risos são arte.
Esqueça as circunstâncias — se você viver das circunstâncias, nunca será feliz.
Se for detalhista com as coisas erradas, irá querer morrer.
Ver maldade e tristeza é fácil.
Se quiser uma razão poética e extremamente linda para querer viver, apenas sinta a vibração dos detalhes.
Os detalhes te farão feliz.
"Pra quem tem fé, a vida nunca tem fim."
Eu falo sobre a vida para mim mesma,
E sempre que tenho, sequer um segundo para não pensar em nada,
Me questiono: o que é a vida? O que é estar vivo?
E qual o sentido disso tudo? Por que tem fim?
Falo de vida, de como vale a pena viver pelas coisas boas,
Mesmo elas sendo pequenas e mínimas.
Tudo pode estar horrível agora, mas, como eu,
Prometa sobreviver e viver pelos detalhes que fazem você feliz.
Viva pelas músicas que te dão prazer ao ouvir,
Viva pela companhia de alguém que você gosta,
Viva pelo hobby que te faz feliz,
Viva pelas sensações. E sim, vale a pena,
eles vivem por você, viva por eles também.
O que seria das músicas se você não existisse para sentir prazer em ouvi-las?
O que seria daquele pobre ser, sem você para desfrutar de sua companhia?
O que seria dos seus hobbies, sem você para executá-los e chamá-los de "meus"?
O que seria dos sentimentos, sem você para senti-los?
Viver vale a pena sim, a vida é bonita sim, é cor de rosa sim!
Você enxerga a vida do jeito que quiser.
E essa é a graça, você tem todo controle.
Sinta, respire, ouça, olhe,
VIVA!
Quando menos esperar, você vai perceber que já está de luto pelo fim, e não mais desejando antecipá-lo.
"Pra quem tem fé, a vida nunca tem fim."
Eles ficam a me julgar
Ficam a se questionar
O porquê de tanta dor
Pra quê sofrer desse jeito
Se tem as pessoas que ama
E delas tem o amor
Não sabem o que se passa aqui
E nunca irão saber
Pois cada um traz consigo
Uma marca, ou cicatriz
De algo bom ou ruim
São as memórias, lembranças
Da juventude, da infância
Que ficam, jamais morrem
Traz uma história consigo
Que não se pode apagar
Mas independente da história
A vida tem que continuar
E novas linhas serão escritas
Experiências vividas
Muitas lições aprendidas
Para amanhã se lembrar
Liberdade é poder se desprender do que se supõe possuir,
E buscar desvendar novos horizontes.
(Nepom Ridna)
Frutamos, desfrutamos, e somos desfrutados!
"O tempo todo"
A vida é um imenso pomar...
Desfrute!
(Nepom Ridna)
Se eu disser
que ao te ver,
de perto
ou de longe,
Aumenta
o sentido
do sentimento
que tenho por você.
Entenderia e estaria
à vontade para a recíproca
em todo o viver?
Guerrilha da vida
Ei! menino...
Você está aí carcomido?
Está precisado de uma semideusa?
Por afugentar seus pensamentos
Necessita de um Deus para a sua semiologia?
Por que?
Desapegou o seu olhar aflito das estrelas...
Desdenhou da única possível certeza...
Amesquinhou a lógica da natureza...
Abominou o coquetel molotov que criou...
Ei! menino...
Tem de dar conta da rosa
E não esquecer dos espinhos.
O vergel é lindo mas têm daninhas
Pisoteie somente o que for preciso
Mesmo sendo no pomar do agreste
A escolha não pode ser antagônica.
A bomba cai e, muitas vezes acerta o alvo
Nenhum movimento é sempre preciso
Mas não subestime os pressupostos
Que pode ser o míssil direcionado
Ao não contestável.
Ei! menino...
Acertaram precisamente no seu coração?
E nem se importaram?
Sentiu o sangue na garganta?
E você não morreu?
Então, porque não levanta?
Sabe menino...
Não se ergue por não saber que foi atingido
A arma está em sua mão.
Não treinou o suficiente
Seu aprendizado foi apenas disfarçado
A sua escolha é ficar amotinado
Protegendo os que estão em seu patamar ideologizado.
Ei! menino...
Engole esse sangue amargo
Ajude a alguém a carregar as pesadas armas
Mostre o seu ânimo mais aguerrido
Ao menos assim, poderá não ser um alvo surpreendido.
Eu queria ter vivido
Eu queria ter vivido
quando o tempo era manso
e as palavras não corriam
numa tela sem trato.
Quando o vento escrevia
nas janelas abertas,
e o silêncio trazia
respostas concretas.
Eu queria ter vivido
onde o olhar era carta,
onde o encontro não era
só um nome sem face.
Quando a praça era o mundo,
o degrau era escola,
e a verdade não vinha
mastigada em retórica.
Eu queria ter vivido
num instante sem pressa,
onde a vida pulsava
no compasso das eras.
Mas vivo no ruído
de um tempo sem tato,
onde o toque é um vulto
e a alma, um contrato.
Aí num dado momento o cara se põe a observar a sequência das coisas, final de ano chegando, aquela nostalgia... Olha pra trás e contempla a própria história, percebe os altos e baixos e as lições que se destacaram na trajetória, sente aquela calma na alma, o senso de que fez o melhor possível aqui, que até poderia, talvez, ter feito um pouco melhor ali... Mas num insight se convence que tudo foi exatamente como tinha que ser.
Respira, oxigena o cérebro, as idéias e prioridades, aquieta a mente e permite encher o peito de uma paz profunda. Descobre que a força esteve o tempo todo em si, como sempre vai estar.
É quando surge aquele sorriso no rosto, a sensação estranha que tudo é possível daqui pra frente, que a estrada ainda guarda a melhor parte da história e a experiência é justamente o que dá a medida pra se curtir cada passo com toda gama de prazer que se tem direito.
A vida é uma roda gigante. Num clarão na mente tudo volta ao seu lugar e aí, irmão, deixa correr que o que cabe a ti e a quem merece caminhar do teu lado tá muito bem guardado.
Vale a pena viver,
Vale a pena sonhar...
Pense no amanhã,
E nunca deixe de acreditar!
A sua força vem de dentro!
Você chegou como
poesia escrita
num lindo azul celeste,
trazendo muita luz,
aquecendo meu ser
e iluminando meu viver.
