Poema Velhice
Não tenho medo da morte, mas a velhice me apavora, me tira aos poucos minha juventude, consome minha memória e meu comando vai embora.
Quem assiste a uma velhice em desamparo, não sabe quais foram as sementes lançadas por sua juventude!
Se a beleza e o dinheiro oferecem a ilusão da superioridade, a velhice e a morte vêm para demonstrar que debaixo do sol, todos somos iguais!
===> Descobri que com o passar dos anos me torno mais velho, mas que o a velhice em si não consiste no fator idade, mas nas experiencias adquiridas com o tempo e com a vida.<===
Não existe injustiça maior que a velhice... Somos desejados no ventre... paparicados no nascimento... lapidados na formação pra maior idade, e quando menos percebemos já estamos velhos, sem serventia pra vida... Pois ela, a velhice é a primeira a nos rejeitar com suas marcas, fazendo ficarem visíveis a todos na nossa carne e na nossa alma. Ela não nos dá a oportunidade de se quer escolhermos que rumo queremos dar pro nosso corpo cansado de viver intensamente cada segundo da vida. Ao menos quando cansamos da velhice partimos levando ela conosco! Bem diferente da saudade e do amor que vivem para sempre!
A velhice saudável é o espelho de uma vida feliz, resultado de uma juventude vivida longe da beleza forçada, em que percebemos verdadeiras mutilações da pele.
Aproveite bastante a sua juventude para quebar a cara, pois na velhice não se tem volta em algumas coisas.
"É nas mãos fortes e calejadas da velhice que encontramos o verdadeiro sentido da vida com a suavidade e o tempo eterno de uma criança"
Quem no entanto tem uma doce esperança tem a boa nutriz de sua velhice. Quão doce é a esperança!Vantagem de ser, ela nunca se cansa...
Não quero chegar na velhice e pensar que poderia ter seguido outros caminhos, mas também não quero muros ao redor da estrada, quero largos horizontes, valorizar cada detalhe... Quero o sabor da noite e do dia, fazer valer cada segundo dos meus dias. Não tenho medo dos tropeços, pois ao equilibrar, vou saber onde pisar. Quero ser minha estrela guia, quero amanhecer na aurora deste novo tempo , amanhecer serenamente em comunhão com a harmonia do universo. A idade vai avançar, não importa, mantenho o foco, fixo o olhar e sigo em frente, sempre.
Velhice é a sombra esmaecida de minha juventude; ela sempre me acompanha; dança na minha frente, pra me relembrar, que um dia, eu tive a leveza e a alegria de voilatar nos bailes da vida.
O caminho, doce trilhar… A velhice é marcada por limitações físicas. Um corpo maturado tem que aprender a lidar com o novo, suportando suas próprias fragilidades. Dessa forma temos grande índice de idosos depressivos, por não encontrar mais sentido em sua existência. Entregando-se as dificuldades que chegam com a idade.
Com a velhice muitas vezes vem a solidão e desse pacto ninguém escapa, daí a importância de se trabalhar o espírito para amar a própria companhia, reconstruindo sentidos do que vai ficando ao longo da nossa história. Ainda estamos vivos e se pensarmos bem, qualquer passado já é morte. A vida é sempre o que vai ficando no sopro do momento.
Com a velhice muitas vezes vem a solidão e desse pacto ninguém escapa, daí a importância de se trabalhar o espírito para amar a própria companhia, reconstruindo sentidos.
A juventude é um sopro que logo se esvai, transformando-se em outono e inverno que traz a velhice e a sofreguidão, restando apenas as despedidas e as lembranças distantes.
Enquanto que para uns a velhice chega aos vinte e poucos anos, para outros, a juventude os acompanhará por toda a vida.
