Poema sobre Ler
Ler por ler, fotografar por fotografar, ter amigos para não ser sozinho, comer para não morrer, viver por viver, morrer por merecer.
Quem tem o hábito contumaz de ler bons livros, frequentemente torna-se um bom mestre, um bom escritor e bom orador.
"Hoje eu queria ler uns livros que não falam de gente, mas só de bichos, de plantas, de pedras: um livro que me levasse por essas solidões da Natureza, sem vozes humanas, sem discursos, boatos, mentiras, calúnias, falsidades, elogios, celebrações...hoje eu queria apenas ver uma flor abrir-se, desmanchar-se (...)."
Os olhos, os ouvidos e a língua vêm antes da mão. Ler vem antes de escrever e desenhar antes de traçar as letras do alfabeto.
Ver, ler, assistir e aguentar certas situações não é nada fácil, na verdade, me enojam muito. O grau de mentira e exagero que confeitam a vida sem graça de alguns se torna engraçado, a diversão dos meus olhos... E o que mais me impressiona é a capacidade que os outros possuem de acreditar em tudo isso, sem duvidar nem um pouco! Mantenha um pé atrás em qualquer circunstância, na verdade, mantenha os dois se possível, pois o risco de se decepcionar é bem maior quando tudo é feito sem um pingo de verdade.
Tão bom ler um bom livro, tão bom sentir um bom aroma, tão bom degustar uma boa comida. Muitas vezes as pequenas coisas que nos dão prazer estão tão próximas que não podemos tocá-las porque queremos ter braços muito longos.
Quando me param na rua, em uma praça ou no trem para me perguntar quais livros ler, eu sempre respondo: “Leia aquilo que te apaixona, essa será a única coisa que te ajudará a suportar a existência.”
Uma sociedade que ler é uma sociedade que busca interpretar a vida e quebrar barreiras, uma sociedade que ler é uma sociedade que mata a ignorância e busca o melhor entre ela mesma, assim formando a comunidade e transformando os seus laços.
"É sempre muito bom ler sobre os momentos de tristeza e imaginar-se passando por tudo heroicamente, mas não é tão bom assim quando tem que vivê-los de verdade, não é mesmo?"
- Anne de Green Gables
O presente está grávido do futuro, o futuro poder-se-ia ler no passado, o distante está expresso no próximo.
Talvez um dia, você chegue à ler as coisas que eu escrevi em meu caderno sobre você… espero que eu nunca precise queimar todas essas folhas, porque o que lá está escrito, não são só palavras, tem parte de mim ali. A parte mais importante de mim.
Por que alguém é obrigado a ler algo que alguém teve prazer em escrever? Ora, não leia. Vá pentear macaco!
Ler algo que nos inspire e nos eleve o espírito é uma experiência tão revigorante e benéfica quanto a prática de exercícios físicos, pois ambos nutrem a alma e promovem o bem-estar.
Dentro da escola aprendemos a ler e a escrever.
Agora escrevo-te estas rimas...
Que cada palavra falada...
Tenha a sua força e poder...
E aprendemos na escola que com esse poder, ninguém poderá nos subverter...
As palvras nos ajudam a sobreviver...
Eu gosto de ler gostando,
gozando a poesia,
como se ela fosse
uma boa camarada,
dessas que beijam a gente
gostando de ser beijada.
Eu gosto de ler gostando
gozando assim o poema,
como se ele fosse
boca de mulher pura
simples boa libertada
boca de mulher que pensa...
dessas que a gente gosta
gostando de ser gostada.
- Relacionados
- 45 frases sobre a importância da leitura (ler faz bem)
- Frases de incentivo à leitura para te motivar a ler mais livros
- Poemas sobre a natureza para ler e se reconectar com o mundo
- Mensagens para o Dia das Mães para ler na missa e homenagear com fé
- Tente Ler sem Chorar
- Textos narrativos prontos para ler, copiar e se inspirar
- Frases curtas sobre leitura para quem é apaixonado por ler
