Poema sobre Educação da Escola
Se a escola pública tem fama de fingir ensinar,e o aluno fingir aprender,diria que seus documentos fingem um valor impecável
Meu segredo de viver razoavelmente bem na escola: é o fingimento! Sou o melhor dos hipócritas, só assim me sinto livre, porque posso me esconder na personagem que eu quiser.
QUANDO CHEGAR A HORA DE DESTRANCAR O EITO.
É PRECISO MUDAR, MUDANDO-SE. Trabalhei numa escola dirigida pelo Professor Nickell. Depois de quase 8 anos no cargo, me pediu que redigisse seu pedido de demissão. Estranhei e sugeri que reconsiderasse sua decisão visto que a escola caminha bem sob sua administração. "Não, Acir! É preciso que novas idéias e métodos tomem conta da escola. Sou eu quem deve constatar a hora de sair e não deixar que os outros descubram que sou um estorvo". Pedido aceito pelas autoridades educacionais, ajudei a retirada de seus pertences do Gabinete. Destrancou o eito, como dizia, minha avó Rosa. Nunca mais entrou no gabinete mas contribuiu para o bom andamento da escola por longos anos. Difícil entender e aceitar quando devo sair de cena, dar lugar ao outro, cumprir reduzido papel e oportunizar que o colega brilhe e se arrisque num novo plano.
Escola pública leva o aluno a sentir ira do mestre e tê-lo como rival:Superlotação das salas é desumano e critérios de prova.
Na escola pública, o aluno aprende que é preferível o peixe já pescado e frito na hora "certa" do que a dignidade de adquiri-lo. A mente torna-se como o Mar morto: repleta de valiosos elementos e materiais, mas sem uma aplicação útil.
Figuradamente, o espírito humano é um “pescador” dos valores evolutivos, na escola regeneradora da Terra. A posição de cada qual é o “barco”. Em cada novo dia, o homem se levanta com a sua “rede” de interesses.
Acabou o tempo da férula,mas ainda,todos,na escola, apanham:professor,coordenador,diretora e até aluno.É um batendo no outro.
Um bom aluno na escola da vida deve aprender até com os piores professores. Por isso, faça o máximo para aprender com as decepções da vida.
Será que alguém vai lembra daquela garota que ficava encostada na grade da escola, sozinha, como todos os dias, até o último dia de aula, você quer mesmo a resposta? (Ninguém nem sabia que você existia)
Pais denunciantes, na escola, são tão parciais assim: Coam formigas e engolem sapos! Depois vomitam em nós o que temos de comer para logo vomitarmos do que se alimentarão.
A vida é uma escola onde aprendemos a lidar com a adversidade. Se você chegou até aqui, é por que é um lutador! Viva um dia de cada vez, não deixe o amanhã atrapalhar o hoje. É necessário acreditar que o amanhã será sempre melhor. Não espere o amanhã para perceber quem e importante para você. Não espere o silêncio se tornar um abismo para sentir a sua falta. Não espere tanto tempo para entender Amanhã pode ser tarde demais! Boa noite.
Trate o seu passado da mesma forma que você trata a disciplina de História na escola. Você precisa saber, mas não precisa reviver os acontecimentos. Deixe o passado passar e viva o presente. Hoje ele é o presente!
Uma escola que objetiva preparar o cidadão do século XXI precisa abandonar a perspectiva da transmissão de conteúdos das disciplinas escolares para focalizar-se na formação de uma aluno autônomo, ciente e atuante no mundo em que vive.
Na escola, quem ensina não tem o respeito e a referência dos alunos, mas o punidor. Atitude esta do coordenador e aquela do professor.
Na escola é assim, os especiais são matriculados para socializar: desregradamente conversam, andam, enxergam, escutam, tateiam, atrapalham a aula dos outros. Errado é quem os apoia.
Nem todo mundo nasceu para estudar, obrigam à escola quem, o Aristóteles diria infelizes por não praticarem suas virtudes, dons e habilidades naturais. ...Cabeça de repolho não nasce para aprender: "Você pode liderar uma horta, mas você não pode fazê-la pensar." E o governo joga a culpa no horticultor pelos baixos índices intelectuais. Todo gráfico bonito é um milagre.
O único momento que se aceita que as pessoas de uma equipe usem máscaras é no desfile de Escola de Samba
- Relacionados
- 57 frases sobre escola que destacam o valor da educação
- Poemas que Falam de Escola
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- Mensagens de Educação
- As principais ideias de Rubem Alves sobre Educação
- 43 frases para o Dia do Professor que celebram a educação
