Poema sobre Cultura
No mundo não há evolução sem a educação.
Sem professores ninguém educa nada.
Onde não há cultura
A ignorância nada de braçada.
A cultura acaba quando o caos toma conta de uma sociedade sem sentimentos.
Poeta Pernambucano Fernando Matos
As regras do "jogo da sedução" estão de tal forma inseridas na cultura nacional que acabou por se constituir num produto de exportação. A imagem do "amante latino" e das "mulheres gostosas" é tão bem vendida que nem os próprios "produtos" escapam do efeito "rolo compressor", que esmaga a ambos:
Da parte dos homens, mesmo não achando entre as ofertas a que faz a sua cabeça, tem que comer do prato que lhe oferecem, gostando ou não do que lhe é servido.
Da parte das mulheres, por lhes ter ser sido incutido desde muito cedo que são a principal iguaria do cardápio masculino, dificilmente aceitam que algum deles exerça o seu direito de escolha. Ouvir um "não" de um homem pode transformar o infeliz em objeto definitivo de sua fúria.
O resultado é que a ditadura da libido para os dois - exercida pela cultura vigente - faz exatamente o que qualquer regime ditatorial impõe às pessoas: deixá-las acreditar que suas ações são escolhas próprias, mas pune sem piedade quem se atreve a desafiar as regras disfarçadas de "decisões pessoais".
A cultura se molda a recursos:
A facilidade para acesso a recursos gerem alteração no comportamento da massa, pois a cultura se originou da necessidade de recursos.
A disponibilidade de recursos geram espaço para reflexão e desenvolvimento de porções cognitivas, tanto que sociedades com maior IDH tendem a ter uma cultura comportamental similar, o mesmo ocorre com grupos que vivem em países de baixo IDH, mas possuem acesso a recursos de países mais desenvolvidos.
“Existe beleza em não conhecer as cercas religiosas, pois elas são cultura do cárcere.
Existe beleza na falta de crença: Deus não é crença, ele é.
Existe beleza no erro humano, não como falha, mas como autenticidade.
Existe beleza no feio que pintaram sobre ser feliz — escolher o que se deseja é admirável.
Existe horror em se negar.”
"A arte da cultura, nos versos que o tempo não apaga,
vivem Mestres e Mestras raízes,
mãos que moldam a arte da palavra, da dança e dos saberes,
guardiões da cultura popular, tradição espelho de um povo feliz,
donos desses países.
Entre os ritos e os cânticos, tece saberes que os livros não trazem,
é oralidade pura desse chão."
— (Mestre Malaquias da Viola)
Não se qualifica o sistema democrático, sem melhorar a qualidade da gestão.
E um cultura inovadora não pode prescindir dos postulados essênciais da boa governança.
Os que apenas repetem o passado não inventam novos futuros.
O riso é o idioma universal da alegria.
Não importa o idioma, a cultura, a idade: todos entendem a linguagem de um sorriso.
O riso atravessa fronteiras e aproxima almas. É tradução imediata da felicidade.
Cristo Censurado
Demétrio Sena - Magé
A cultura da raiva e do machismo;
preconceitos vazios de sentido;
um achismo total que não sustenta
tantas tralhas morais falsificadas...
As igrejas viraram prostitutas
(sem nenhuma razão, necessidade)
que se abrem sem sombra de pudor
para toda "verdade" lucrativa...
São amantes vorazes do poder,
da política mais ensandecida
que lhes pôs a perder por ambição...
Há um Cristo suspenso e censurado
numa cruz de sacrifícios a esmo;
o pecado de amar o condenou...
... ... ...
Respeite autorias. É lei
A excelência começa como um valor, amadurece como consciência, se consolida como cultura e se sustenta como sistema.
Amor pela Excelência é Gestão com Alma.
A excelência nasce como valor, desperta como consciência, se fortalece como cultura e se perpetua como sistema.
Amor pela Excelência é Gestão com Alma
É terrível ver
tantos seguidores
da ignorância.
É triste ver
tanta cafonice
cultural.
É terrível
ver a ignorância
com tantos fiéis.
É triste
ver a cultura
reduzida ao raso.
✍@MiriamDaCosta
Viva a poesia!
Poesia; cultura escrita, arte vibrante na mente dos leitores e autores que carregam um potencial incrível de interpretação, interação e imaginação.
Poesia; vai de uma fantasia remota ou uma leitura sem compreensão á um mundo fantástico de ilusões, transformações e aplausos.
Poesia; seus versos podem nascer de um sonho, de um desejo, de viagens, recordações, saudades, homenagens, podem ser fruto de um amor antigo ou atual, brota de corações apaixonados, da vida á músicas de qualidade, vai do lúdico e surreal á experiências vivenciadas e fatos reais.
Poesia; trás esperanças e palavras fortes de auto ajuda, tem o poder de alegrar e mudar a vida das pessoas, em suas linhas existe o encantamento, o conhecimento, as histórias e as verdades; na poesia, a natureza, o sol, os animais, o ser humano, a lua e as estrelas tem seu lugar de destaque.
Poesia; veio para abrir nossos olhos á inúmeras realidades, ela nasce a cada dia nos quatro cantos do mundo e vem acompanhada de muita luz, do saber e de muito amor!
Raízes da Terra e do Mar.
Na dança dos tambores ecoa a herança ancestral
Cultura afro-indígena, raízes da nossa nação
Na pele, nas cores, a força de um povo imortal
Histórias entrelaçadas, em cada gesto e canção
Dos orixás aos pajés, o sagrado se revela
Em cada canto, em cada reza, a conexão divina
Na arte, na culinária, a sabedoria que se revela
Tradições que resistem, memórias que iluminam
Nas festas populares, a festa da resistência
Celebração da vida, da luta e da fé
Nos terreiros e aldeias, a força da existência
Entre rezas e cantos, a esperança se refaz
Cultura viva pulsando, no coração do Brasil
Afro-indígena é presente, é passado e é futuro
Nas danças, nos rituais, um povo em busca de paz
Lembrando sempre de onde veio e para onde aponta o rumo.
japão
Ontem fui no Japão
Uma bela cultura e recepção
Mas tudo que eu via parecia uma ilusão.
Acho que o sushi estava estragado
o shoyu passou da validade
o yakisoba queimou
e o wasabi estava sem intensidade.
Apesar disso ,todos os pratos estavam tão bonitos...
Mas todo prato bem decorado tem um pouquinho de veneno.
E aqueles que puxam os olhos tem um amigo pequeno, assim como as suas pernas, curtas.
Sabe por quê?
Porque o Japão é uma mentira, e tudo que parece lindo se desfaz com o tempo, para que possamos ver sua verdadeira face.
Fui no Japão uma vez...E fui maltratada
Fui no Japão outra vez...E fui ignorada
Na terceira vez...Eu já não aguentava mais
Não entendia porquê eu amava tanto o Japão.
Agora fico pensando...como eu queria voltar ao Japão
Mas já estou cansada de tudo isso
Não quero ir de novo para um lugar onde não me querem.
Não quero sofrer mais
Vou embora do Japão
e não volto nunca mais.
O futuro de um povo, depende também em grande forma, da cultura e qualidade das músicas que existem e se produzem sobre eles.
Os gregos perceberam desde o princípio e o Governo sabe usar disso muito bem (pão e circo).
Um mal governo, valerá de usar esse saber contra o povo, em favor de sí mesmos. E então, aí saberás diferenciar dignamente a qualidade de quem te governa!
Seja sábio, eduque sua família e sua mente com qualidade cultural e, principalmente, boas músicas.
Os efeitos e repercussões valerão por gerações infinitas, sem precedentes.
cultura não é apenas o que se aprende.
Cultura é o que se sente, o que se repete… o que se herda sem perceber.
Cultura também se mastiga.
Se observa.
Se respeita.
E, aos poucos…
se incorpora.
IBIAPINA: TRADIÇÃO, CULTURA E MEMÓRIA
Ibiapina, uma terra abençoada,
No alto da serra fica localizada.
Seu nome carrega origem tupi,
marcando seu destino,
“terra tosqueada” de relevo divino.
Yby significa "terra", o chão a florescer.
Apin significa "pelado" relevo a crescer.
Serra bela, forte e cristalina,
Guardiã do verde, linda Ibiapina.
E na culinária não pode faltar,
O caldo de cana de açúcar é o melhor que há.
Tudo feito na hora, tradição milenar,
Impossível não querer provar.
As cachoeiras e o mirante fizeram a vida erguer.
Bica do Pajé, Buraco do Zeza e a Bigorna a permanecer.
Com turismo de paisagem ecológica a encantar,
Fazendo cada visitante pela natureza se apaixonar.
Ibiapina também tem muita ancestralidade e história,
Em honra ao Padre Ibiapina, ficou na memória.
Era missionário dos pobres, homem de fé e caridade,
Levando sua religiosidade em forma de bondade.
Fundou casas de caridade,
Ajudando o próximo com muita vontade.
Seu legado vive em cada esquina,
Na vida simples de quem mora em Ibiapina.
No dia vinte e três de novembro, então,
A cidade festeja sua emancipação.
Mais de cento e quarenta e oito anos de glória,
Ibiapina é cultura, tradição e memória.
— Mara Ferly
🌵UBAJARA: ANCESTRALIDA, RAIZ E CULTURA. 🚡
Ubajara é nome vivo,
terra boa de morar.
Carrega ancestralidade
na língua a eternizar.
Ubá é canoa que corta o rio,
îara, senhor firme e bravio.
Guardião das águas e do caminho,
guia destinos de quem anda sozinho.
Dizem que um cacique habitou
a gruta de pedra fechada,
onde respinga água sagrada
e fez da rocha sua morada.
Outros contam outra versão:
que ali vive a mãe d’água,
carregando força feminina
em cada energia que se propaga.
Ubajara é resistência,
é cultura que vibra
em cada quadrilha,
nos eventos que a cidade cultiva.
E no turismo tem encanto,
seu bondinho a percorrer,
mostrando a linda serra
pra quem deseja ver.
Entre lendas e tradição,
segue a coragem de remar,
guiando cada coração
pra um sentido encontrar.
-Mara Ferly
