Poema sobre Cultura
A vida toda fui contra à pena de morte, principalmente entendendo a natureza falha da justiça, onde erros sempre acontecem. Mas conhecendo os políticos culturalmente cleptocratas mudei radicalmente de opinião.
Se a Polícia Federal resolve alguma coisa, só o tempo dirá, mas se alguém se dispuser a entender o nome de cada operação, acabará descobrindo um pouco de cultura. Agora, é a vez da Operação Carne Fraca que melhor seria Operação Carne Podre.
Quem vem a você com um problema pessoal não se contenta com generalidades ou com frases da Bíblia. O que ele quer é que você penetre junto com ele na sua confusão interior e encontre o fio da meada que ele não consegue encontrar. Isso é difícil, arriscado e exige mais que cultura, inteligência e sensibilidade: exige uma quantidade de amor ao próximo que a formação religiosa usual ou um diploma de psicologia não bastam para desenvolver. Ao longo de toda a minha vida, só vi UM sujeito capaz de fazer isso: o dr. Juan Alfredo César Müller. Ver como ele sabia se identificar profundamente com as pessoas e curá-las curando-se a si mesmo me ensinou mais sobre o amor ao próximo do que tudo o que ouvi em sermões nas igrejas.
Infelizmente em pleno seculo XXI as pessoas ainda não entenderam o real significado da arte na vida de um ser e a extensão e profundidade da vida de um ser na arte. Por isto vivem artificialmente improvisando da melhor forma que conseguem.
As pessoas abrem um jornal, vão ao cinema, ligam a tevê ou compram um livro para se entreter, no sentido mais ligeiro da palavra, não para martirizar o cérebro com preocupações, problemas, dúvidas.
Apreciar e gostar de arte são para muitos, fazer arte e inovar são para alguns eleitos mas para conhecer, entender, colecionar e trabalhar com arte de verdade são para poucos. Nunca esqueçam disto.
Na maioria das vezes não é só o bonito que agrada os olhos e nos desperta um feliz desejo e interesse.
Usar imagens, ideias, criações artísticas e intelectuais, pelo simples gesto de copiar e colar pela internet ainda que de forma não muito ética e nem muito moral pois na grande maioria das vezes não atribui a titularidade ao autor, ainda vale por falta de alguns protocolos legais mais rígidos para o navegar no mundo digital. No entanto quando sai do mundo virtual e vai para o mundo real, mesmo pensando no errôneo conceito de cultura livre que não é nada disso, pela lei do direito autoral vigente no Brasil, e em vários outros países, é crime e passivo de todas as sansões penais e cobranças indenizatórias correspondentes.
A arte do comercio no Brasil, segue originalmente a tradição da mercancia dos velhos mascates e a filosofia dos mercados persas, que é regida milenarmente assim - Se eu lhe peço um preço e o comprador paga sorridente, não reclama, elogia a mercadoria e ainda por cima me agradece. Não quero mais vender por que você está me roubando pela oportunidade e eu estou vendendo muito barato a mercadoria que vale bem mais. Dito isto a velha arte do comercio a ser seguida, exige o regateio, o choro, a reclamação, o pedido de desconto e a ampla conversação entre as partes para ser um bom negocio, tanto para quem vende como para quem compra, seja o que for.
No Brasil de hoje não existe patriotismo verdadeiro sem a inclusão do direito das comunidades populares menores, da liberdade das diferenças e do indígena brasileiro.
O mundo é tão grande e nessa imensidão encontramos uma enorme diversidade cultural e algumas condutas inaceitáveis. Pessoas que vivem isoladas em um mundo retrógrado não conseguem acompanhar as mudanças, pois perdem seu precioso tempo com preceitos e esquecem de ver os valores, perdem tempo em criticar ao invés de apoiar, observam de forma minuciosa a vida do próximo e esquecem de ver a sua própria vida. Vivemos em um mundo onde tudo pode, desde que "não nos prejudique", ou seja, em uma sociedade hipócrita e totalmente sem cultura.
Não existe prova maior de ignorância e idiotice quando um punhado de analfabetos arrogantes equivocadamente abandonam e apagam uma secular tradição por uma frágil situação.
O pacto, feito entre a instituição escolar com seus alunos, de 'faz de conta que eu ensino e você que aprende', é uma das formas mais perversas de declarar a decadência do futuro da sociedade em si mesma.
Para compreendermos e vivenciarmos as questões mais sublimes, faz-se necessário um esvaziamento mental e um retorno à pureza da infância.
É deveras importante que mantenhamos nossa mente aberta ao mundo das possibilidades que nos brinda a vida diariamente.
Precisamos de uma educação que promova seres protagonistas de seus raciocínios e não meros reprodutores de conhecimento e vítimas de doutrinação ideológica e alienação.
Se a vida não para de nos ensinar todos os dias, porque deveríamos nós pensar em pararmos de aprender estando ainda vivos? Do nascimento até momento de nosso último suspiro de vida, é sempre tempo de aprendermos.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp