Selecção semanal
5 achados que vão mudar sua rotina Descobrir

Poema que Fale da Vida

Cerca de 185323 poema que Fale da Vida

QUANDO A LUZ ENTRA PELA FRESTA


Às vezes, a vida nos pede apenas para parar e olhar para cima. Entre os galhos retorcidos, que carregam o peso do tempo e das estações, o sol encontra uma fresta para nos lembrar que a luz nunca desiste de atravessar — mesmo quando a alma, em letargia, flutua por entre as névoas da escuridão.
Lu Lena

VIDA EM CACOS


O sentido da vida é como nos vemos num espelho: ou refletimos nossa essência etérea, ou deixamos que a névoa do mundo denso a deixe fragmentada em cacos de vidro.


Lu Lena / 2026

ATALHO PARA SER LUZ


Dar importância à vida de seu semelhante é o caminho mais sábio para fazer a sua brilhar. Você os enternece de uma forma tão esplendorosa. Não retenha nada; seja um doador e receptor. Quanto mais você se doa, mais o Céu se expande para celebrar a sua história!


Lu Lena / 2026

O DESVIO DO CAMINHO


A vida é um caminho feito de reticências
onde os três pontinhos
representam a Santíssima Trindade.


Mas é incrível como nos desviamos
desse percurso
fazendo das reticências
um ponto de interrogação.


Lu Lena /2026

O ALICERCE DO INVISÍVEL

O Arquiteto que nos deu o sopro da vida trabalha em silêncio. Enquanto o mundo se deslumbra com muros e fachadas, Ele cava o solo do que não se vê.
Silencie: a planta baixa da sua alma pode ser apagada; Ele pode redesenhar todo o projeto do seu ser.
Deixe que Ele molde o seu íntimo.
Sustente o que é eterno.
Seja um alicerce inquebrável.

Lu Lena / 2026

O DIVINO E A BÚSSOLA
(A direção vem de dentro)

Deus não nos mostra o mapa da vida, mas nos entrega a bússola para decifrarmos os enigmas de nosso caminho.

Lu Lena / 2026

LUMINESCÊNCIA DE MÃE
(O despertar de dois mundos após a tempestade.)


Janela para a vida que se abre. A cortina de voal parece acenar; o passarinho no poste de luz canta uma sinfonia. O dia amanhece.
A noite agitada em mente confusa, dispersa num autismo que agora relaxa e adormece, fica para trás. Olho para o sol que sorri e peço, em silêncio: que sua luz traga o meu mundo e o de meu filho para o lado de fora.


Lu Lena / 2026

LIMITES DO DESEJO
(A resiliência como marcador da alma)

Às vezes a vida oferece aquilo que podemos suportar. E, por isso, os desejos são filtrados.

Lu Lena / 2026

O ENCAIXE DO IMPOSSÍVEL
(peças desencontradas)

O que me desconecta da vida
é ter um enigma sem solução;
pois, na ausência de saída,
resta o esforço de se encaixar
dentro e fora dele, em um
mundo formado, literalmente,
por umquebra-cabeça.

Lu Lena / 2026

ALMA DE PLUMA
(A arte de se tornar leve para ser conduzido pela vida)

Refunda tua alma nesse barro chamado Terra, em formato de uma pluma, para que tenha leveza e possa flutuar no céu e Deus soprar aos ventos o teu nome quando a tempestade for anunciada...

Lu Lena / 2026

GRAMÁTICA DO CAOS
(Quando a vida ignora as regras da sintaxe)

O passado virou futuro num pretérito que se fez presentepontuadopor reticências e ponto de interrogação, esperando oavaldo ponto final, nessa jornada da vida semnexoelógicaverbal, o que resta é exclamação!

Lu Lena / 2026

O RASCUNHO DEFINITIVO
(A ilusão de que podemos passar a vida a limpo)

Quando nascemos, trazemos conosco um bloquinho de notas, um lápis e uma borracha.
Ao longo dos dias, vamos anotando nossa história. Algumas vezes corrigimos o que foi feito; outras, apagamos. Muitas vezes, arrancamos uma folhinha inteira para refazer o caminho, e assim o bloquinho vai diminuindo.
Chega um momento em que decidimos comprar um caderno bonito, bem encadernado e com muitas folhas, com a intenção de passar tudo a limpo. É aí que nos damos conta: o lápis já está gasto e sem ponta de tanto usar, e a borracha já nem existe mais...
Por quê?
Porque tudo já estava escrito!

Lu Lena / 2026

Um só, um todo.

Andando pela noite, sob a luz negra, você apareceu — luz brilhante que a vida me deu — e feliz fiquei. Leves lágrimas de diamante desceram para prestigiar a felicidade estampada em mim.

Então, dê-me a sua mão: somos um só, um todo. Nossos olhos conversam e, entre sorrisos e abraços, emitem códigos de amor. Corro até você, sentindo-me com asas, uma sensação que só o amor pode dar.

Você é um amor único, que só eu conheço.

uma vez me falaram q escrever ajuda a entender os processos q a vida tem. Bom, desse processo ainda não compreendi, por mais que tenha mais e mais textos nas minhas notas e entre rasgos de folhas.
te rejeitar, não não, não rejeitar a pessoa. Rejeitar os sonhos, dói mais do que te alertam. As listas, as pastas, os “salvos” daquilo que um dia se tem esperança de viver. Rejeição não afeta o apenas o coração, afeta expectativas, pensamentos, sentimentos e aquilo que está mais oculto. O medo. Medo de nao saber o que é ser capaz de viver o amor real, o cotidiano, de nunca entender “reciprocidade”. Não pelos beijos e prazer, pq isso se encontra fácil. Reciprocidade de um desafio, de um dia cansativo e receber um sorriso. A intensidade da rotina, a força da intimidade. Compartilhar sonhos e desejos. Sentir apenas o cheiro e saber que tem um compromisso. O compromisso. Então, rejeição afeta o que mais te indaga, a chance. O e se. Essas 3 letras que destroem uma segunda.
rejeitar e encontrar outro sonho se tornou cansativo e ainda por cima, sem data de validade.
dói. machuca. interrompe.
não é um texto motivacional, muito menos depressivo. É apenas um desabafo, uma lágrima com “e se” que deverei limpar.

Deusa
Mulher forte.
Mulher de fibra
Mulher que amo.
Sem dúvida você é a mulher da minha vida.

Você me deixou quando eu mais precisava de você.
Seguiu sua vida e encontrou um novo amor.

Enquanto isso, eu travava minhas próprias batalhas em silêncio.
Morri por mil noites.
Os dias pareciam não ter fim e as noites eram infinitas.

Você era minha base emocional…
e até hoje ainda dói lembrar disso.

Não sei exatamente como se aprende a viver depois de ser quebrado por dentro,
mas continuo caminhando.

Porque mesmo na dor existe um começo escondido.

Não me subestime.

Fui destruído, é verdade.
Mas sou eu mesmo o construtor da minha própria obra.

E agora estou me reconstruindo.
Tijolo por tijolo.
Dia após dia.

A luta nunca acaba…
mas a cada queda aprendemos a nos reinventar.

Balões coloridos
e aroma silvestre
de esterco fresco


A vida é tão detestável e apaixonante. Como alguém pode dizer que sabe alguma coisa?! Nenhum de nós pediu para estar aqui e agora que estamos, ninguém quer ir embora. Tudo o que queremos é ficar. Quem sabe, talvez. Nunca tivemos noção do que queríamos e agora só queremos ser. Queremos estar.
Os joelhos voltam a ranger, a cabeça latejante e a escápula inflamada, me presenteiam com outra noite gloriosa.


08/04/23
Michel F.M.

Nem sempre a vida é fácil… mas quando a gente aprende a caminhar com Deus, até os espinhos se tornam aprendizado.

Janice F. Rocha

As cicatrizes que a vida me deixou são provas de que Deus me curou.

Janice F. Rocha

Quem vive olhando para o retrovisor da vida perde a beleza do caminho que Deus ainda vai revelar.


Janice F. Rocha