Poema Quase de Pablo Neruda
Quase ninguém é inteligente o bastante pra saber que se amando primeiro é que constrói auto confiança para amar alguém próximo.
Aqui estão quase todos os textos que escrevi ao longo de um ano...Prosa poética,poesia,contos e crônicas ...Espero que gostem,pois a opinião de quem lê é muito importante para quem escreve!
Então ela sonha... Sonha baixo. Sonha feliz. Sonha pouco. Sonha nada, quase nada. Sonha alto. Sonha exagerado e cai. Sorrir, levanta. Sonha mais. Sonha tímida. Sonha devagar. Sonha inquieta. Sonha lágrimas. Sonha poucas lágrimas, muitas lágrimas. Acorda assustada. As lágrimas não eram sonho. Fecha os olhos e volta para o seu sonho inadequado. Sonha um sonho desnivelado. Sonha brigas e amores. Passado e futuro. Sonha o oposto do seu sonho anterior. Sonha moderado o impossível. Sonha demasiado uma paixão. Sonha isso. Sonha aquilo. Sonha profundo e simples. Palavras. Letras. Pretexto. Silêncio. Acorda. Olhos abertos. sonha realidade. Sonha o irreal. Adormece e sonha outra vez e mais outra e outra e outra. Sonha sem capacidade de sonhar. Sonha sentimentalista. Aliança. Chocolate. Pelúcia. Carinho. Sonhos. Saudade. Beijo. Ela sonha com ela. Ela mesma protagoniza seu sonho. Sonha com a falta de tempo. Sonha distância. Sonha amor incondicional. Sai do sonho, levanta, anda e pensa. Agora sonha acordada ao som de uma música que só ela consegue ouvir.
O medo tende a nos levar a construir muros quase que intransponíveis, enquanto isso a esperança tende a nos levar a construir pontes que poderão nos levar ao sucesso.
"Não sei quase nada do amor. Nada além de romances literários, filmes de comédia romântica, desabafo de amigas e umas poucas tentativas extremamente mal sucedidas. Conheço e admiro de nome, mas queria compartilhar minha única certeza: Amor mesmo não dói."
Quero preservar meu fino. Sou lisa, quase transparente, brilho no fundo de um regato em flor. Desço montanhas tecendo a aventura. Mais valiosa que qualquer pepita. Ninguém me reconhece, sou perdida entre muitas, mas não me importo, se lapidada perderei meu fino, por isso me deposito com a certeza de não ser colhida. Tenho a beleza pura no barulho das correntezas, mudo de lugar conforme a chuva e os ventos. Ameaço despencar em cascatas, mas me seguro. Me encolho, me cubro com véu ao toque quando estão por me descobrir quase sem querer. E flutuo, sumo... para transformar em fonte pura sentimentos e valores que se perdem pela vida.
Para ser popular é indispensável ser medíocre, por isso eu fico feliz de saber que quase ninguém nunca nem sequer ouviu falar de mim.
Ter pé no chão, não que eu não queira voar e até mesmo me pegue quase sempre voando em pensamento. Ir devagar, sempre com aquela sede de querer concluir, terminar, chegar a algum lugar bem rapidinho. Me perder no tempo e me encontrar " Putz, se passaram 2 dias e eu aqui/ali... em qualquer lugar que não me levou a canto algum, decisão alguma. Normal!(ou não...). Ser a “Dona razão” e descobrir que a razão é tão coração que as vezes não se sabe quem manda verdadeiramente nessa P*. Olhar pra trás... Nossa, quanta coisa boa/ruim. Aliás, de quantos arrependimentos são feitas as pessoas, mesmo? Dez, cem, mil, milhares... Talvez! Os erros,sei lá... E as vezes que eles deram a quase certeza de que estava sempre tão certa? Complicou. Envolvimentos errados, caminhos errados, decisões tão,tão erradas... É muito erro pra pouca vida ( bem ou mal vivida) que faz aprender, quando me perco no tempo ,aquele que me encontro, a saber aquilo que eu não devo, aquilo que eu deveria, o que não posso e aquilo que mesmo que não queira, eu sei que preciso fazer, eu preciso.
Quase todos morrem sem querer ou esperar. Se soubéssemos quando será a nossa vez reconstruiríamos a caminhada rapidamente. Mas não devemos temer a morte e viver assim, neste oceano de silêncio e muito frio, sem paz! Mude a sua trajetória, esqueça o mau humor. As cicatrizes deixadas pelas ofensas dos maus e as tantas dores provocadas por essas atitudes, não são determinantes na vida de ninguém. A sua felicidade independe de qualquer outro ser, tudo em você é único e lhe pertence somente, mas mude esse raciocínio bobo pelo lógico rompendo de vez com o um passado triste que nada acrescenta e seja muito mais feliz!
A vida nos oferece diuturnamente oportunidades a serem aproveitadas, então, porque quase não aproveitamos as mesmas em nosso favor? As oportunidades na vida batem a todo instante em nossa porta, mas a sensibilidade anda um pouco rústica ou enferrujada. Daí, nem percebemos quando somos contemplados por elas e, as deixamos que voem como um lindo pássaro entre nossas mãos. O viver atento a cada amanhecer nos revela uma nova era pessoal, onde recuperamos toda sensibilidade perdida para assim evoluirmos, numa certeza que nos foi dada nova oportunidade para sermos melhores.
.. Você se olha no espelho e começa a se questionar por várias e várias coisas, mas esqueçe quase sempre das suas próprias qualidades. É eu sei, mas lembre-se o que vai valer no final das contas é o que diz a sua essencia, no fundo no fundo, você tem sim um bom coração..
Quando tudo estiver perdido, vá para a cama e durma. Quando acordares, quase tudo (e não mais tudo) estará perdido!
Tem pessoas que vemos todos os dias, pouco convivemos e não fazem falta. Tem pessoas que quase não vemos, mas vivemos e fazem muita falta!
Deus é todo poderoso, e é Nosso Pai. Ele faz tudo por nós, mas nós não fazemos quase nada por Ele. Vamos orar uns pelos outros para ficamos mais fortes em Deus.
Todo mundo já teve um amor. Ou quase. Porque amor mesmo não é assim, tão fácil, simples e básico, apesar de ser tudo isso e mais um muito. O amor é simples, é básico, mas de vez em quando usa roupa de gala. E ele é fácil, bem fácil, pois não tem mistério, nem é jogo de xadrez. Amor não é jogo, ninguém perde, empata ou é vencedor. Todo mundo se doa por opção, por querer. Na verdade amar é se ganhar de novo. Ao longo da vida a gente se perde, se encontra, se ama, desama, reama. E quando a gente encontra o amor, o amor mesmo, a gente se ganha mais uma vez.."
É apavorante pensar e pensar até quase dar surto nos neurônios!Deve ser por isso que é mais comum agir estupidamente.
