Poema Pássaro
Danças enquanto minhas lanças são sinceras e fatais! Sou pássaro em quietude, enquanto tú gralhas sem destino, sou sem ninho por não te ter!
Distantes de ternos e barbas feitas, lá (na natureza) o Doutor é outro: O morro, o rio, o passáro, alheios a meras convicções tolas.
Hoje vou além das cenas que vejo da janela do meu quarto. Eu estava como um pássaro na gaiola, livre pra ver, mas presa para agir.Por muitas vezes deixaram até a gaiola aberta, mas tive medo de ir adiante. Nenhum pássaro esquece como voiar, basta apenas consertar a asa quebrada.
"Não se pode dar amor a quem se tira a liberdade."
Diálogo final entre um pássaro livre e outro engaiolado, na fábula "Sabia que o sabiá sabia assobiar?", de Sylvio L. Panza
A natureza concedeu ao pássaro um par de asas, para que sua liberdade não tivesse limites e ao homem o cérebro.
-mas Iva, cotovia não é pássaro da nossa região!
-eu sei, eu sei, mas cotovia é pássaro que canta a esperança de forma tão melodiosa, e no meu coração tem cotovia desde menina.
"Mais vale um pássaro na mão do que dois voando", assim diz o ditado. Em uma análise dos fatos criados e os levando para relação a dois, muitas vezes o homem quer montar um harém, mas não sabe aonde alojar tantas candidatas no seu cantinho, será que vão brigar ou somente jogar charme uma para outra? Mas também algumas viajam e veem pelo em ovo, imaginam e acreditam fielmente em suas visões de momento. Nesta loucura da paixão, querer fidelidade sem ser fiel é algo muito complicado, atravessar relação e querer exclusividade é quase impossível, mas acontece mesmo que raramente! A distância entre dois corações apaixonados que não se assumem por vários motivos também corroboram para um final trágico e sem perspectiva de sucesso, pois desde o início as promessas e juras de amor e vontades parecem que são somente para impressionar, assim como um castelo de areia que desmorona no primeiro tranco. A realidade dos fatos leva a pensar somente numa empolgação num momento de carência que pode ter confundido um dos lados, pois um pobre ser emocionalmente fragilizado ao ouvir palavras de conforto tende a se entregar por completo, mas depois que a turbulência passa ele volta as suas origens, até porque, ninguém pode se esconder por muito tempo, o caráter aflora naturalmente. Portanto, o meu conselho é que se alguém tiver que escolher entre um pássaro que já está preso na sua mão e a possibilidade de apanhar dois ou mais que ainda estão a voar, seja loiro, moreno, preto ou colorido, é melhor ficar satisfeito com o que já está seguro, mesmo sendo ele castanho, pois o seu canto já é conhecido e com certeza lhe agrada bastante.
Eu sou um pássaro que fugiu da gaiola, e quer percorrer todos os caminhos, sem saber ao certo a direção.
Como a mamãe pássaro espera o primeiro voou do seu filhote com paciência, carinho, atenção, cuidado e amor assim também te esperarei.
E o que resta da vida se um homem não pode escutar o choro solitário de um pássaro ou coaxar dos sapos à volta de uma lagoa à noite?
Eu vi um pássaro; cantava a minha janela, no bico tinha rosas e cores, nas asas desenhos da lua e mar. Cantava a música de nós, trazia lembranças no canto ! Eu vi um pássaro; falava em versos, declamava poemas, sonhava. Tinha teus olhos e tua boca, brincava de amar...tinha poesias escritas nas penas, saudade no olhar !
Dei asas demais pra um amor que vôou como um pássaro e lá no alto se perdeu no espaço e nunca mais voltou
O amor era um pássaro, vivia voando procurando um lugar pra fazer ninho. Encontrou a calmaria do teu coração e pousou seguro.
Sou pássaro livre para voar com um canto majestoso a mostrar, mas sem ninguém disposto a escutar, com muito medo de mostra ser livre para tentar ser feliz e reamar, sou pássaro livre, trancafiado no medo, preso na escuridão da solidão, por não mais querer tentar, voar e o céu novamente tocar
Pássaro negro,
Havia um pássaro negro dentro de mim, eu sabia que ele tinha que ficar preso , pois se o pássaro negro saísse ele poderia comer minha carne viva, Mas um dia então resolvi libertá-lo, deixa-lo livre.Então eu o libertei para ver até onde ele iria. Ele cravou as garras no meu peito e arrancou meu coração"
