Poema da Manhã

Cerca de 5388 poema da Manhã

Sentar de frente pra janela,
ler um livro enquanto o sol entra devagar pela manhã…
ter flores por perto, silêncio na alma
e a leveza de quem aprendeu a encontrar felicidade nas pequenas coisas.


Ian N.T

Por que não?


Outro dia, fui até um jogo de futsal pela manhã num dia frio com amigos da juventude em meados de 1995.


Em um momento da minha infância, fui comer com a minha mãe um frango assado de frente pro mar em Aracaju, SE.


Certa noite fui tentar um momento de carinho com a minha querida Tatiane numa praça no estado de alagoas a uns 30 anos atrás.


Vi na noite passada uma cadela chamada Cayara, que foi uma grande amiga num momento difícil da minha vida.


O engraçado é que todos esses momentos pude vive-los de forma realista e quase palpável através de minhas viagens reveladoras de que podemos sim nos colocar em diversos períodos e momentos de nossas vidas viajando no tempo por meio dos sonhos.


Por que não acreditar que em um dado momento da nossa história iremos descobrir como levarmos nossos corpos a estes mesmos lugares que estivemos um dia?

Perfumes na mão


A manhã
garoando versos


O jardim
brotando cores


A alma
exalando essência


A vida
doando pétalas de poesia.
✍@MiriamDaCosta

A Intensidade da Manhã e A Elegância da Noite

Numa certa manhã de domingo, houve um fato surpreendente: quando a densa escuridão da noite foi transformada em um belo vestido que deixou as curvas de uma grande intensidade elegante — parte relevante do seu forte fascínio naquele momento, além do seu semblante expressivo; do seu jeito de olhar que reflete o seu universo —, o fulgor do seu íntimo, detalhes emocionantes e profundos de um sonho poético, da beleza que supera o físico e da poesia que supera os versos.

Que a manhã venha mas que demore
Para que a lua ainda nos abrace
E a melancólica flor do disfarce
O orvalho na relva molhe.

TSAS A MORTE LENTA

Pela manhã a tela acende,
faz da janela um muro digital.
O corpo esquece o movimento,
a alma perde o rumo natural.

O sofá abraça sem maldade,
convida ao descanso e à rendição.
Pouco a pouco prende os passos,
transforma a força em ilusão.

O açúcar veste roupa de festa,
adoça a boca, seduz o paladar.
Mas cobra caro pelo encanto,
quando chega a hora de cobrar.

O sal tempera a convivência,
dá sabor ao feijão e ao pão.
Porém, em excesso silencioso,
cerca a vida de preocupação.

São prazerosos, mas é morte lenta para todos.
São prazerosos, mas é morte lenta para todos.
No brilho da tela, no abraço do sofá,
no doce do açúcar e no sal a transbordar.
São prazerosos, mas é morte lenta para todos.

Não vieram como inimigos,
nem carregam espada ou canhão.
Entram sorrindo pela porta,
ganham espaço no coração.

A televisão rouba o tempo,
o sofá negocia a disposição.
O açúcar compra o instante,
o sal disfarça a condição.

Enquanto o mundo corre lá fora,
a vida pede participação.
Caminho, esforço e equilíbrio
são remédios sem prescrição.

São prazerosos, mas é morte lenta para todos.
São prazerosos, mas é morte lenta para todos.
Quando o excesso vira costume,
e o costume vira prisão,
São prazerosos, mas é morte lenta para todos.

Então façamos nova escolha,
sem guerra, culpa ou radicalismo.
Que a tela informe, não domine;
que o descanso não seja abismo.

Que o açúcar seja visita,
não morador do coração.
Que o sal conheça limites,
respeitando a moderação.

Pois viver é mais que prazer,
é movimento, consciência e valor.
E o tempo, que tudo revela,
é o mais exigente julgador.

*Mudança em Sussurro*

A manhã nasce em pétalas de brisa,
leveza que pousa no teu nome.
O tempo, delicado, se improvisa
e tece em mim um outro cume.

Mudo de pele como a lua muda,
mas guardo teu riso no bolso do peito.
Toda mudança em nós é miúda
quando o amor decide ser feito.

Teu olhar é seda que me atravessa
sem peso, sem pressa, sem fim.
No intervalo entre o talvez e a promessa,
romantismo é só eu e você aqui.

Que a vida sopre e nos transforme,
mas deixe intacto este laço.
Na delicadeza do instante enorme,
me perco e me acho no teu abraço.

"É Maravilhoso viver na presença do Senhor.
A cada manhã as misericórdias dEle se renova em mim. E me REGOZIJO cada dia vivendo desta graça contemplando toda a Sua glória." Aleluyass

—By Coelhinha

Manhã desperta, sol à janela,
Teu sorriso me guia, vida bela.
Coração pulsa forte, chama singela,
Te quero bem, nessa aquarela.
Vem viver, alma donzela!
Assim, é o domingo sentimento que alegra
Em um curto descanso, deixa aberta a cancela
Amor vespertino... Manhã de aquarela;

Manhã de Primavera,...
Em meio à Natureza,...
Visão linda que impera,...
Aos olhos de quem vê tua beleza,...
Bela feliz e sorridente,...
Adoro ver-te contente,...
Por que te amo minha Princesa....

Nostálgico


Nesta manhã, eu encontrei uma bergamota bem doce e sumarenta
Arauto do outono, filha de uma árvore perdida na planície
Quem me dera voltar, e depois acordar no que já era
Fazendo disso a atualização da saudade

Vestes da Alma

Vista-se de sonhos
como quem veste a manhã de luz.
Leve nos olhos a esperança,
no coração, a coragem,
e nos passos, a serenidade.

Porque há caminhos
que só se revelam
àqueles que seguem adiante,
mesmo quando o horizonte
ainda parece distante.

[Tostão Furado]


se agasalhe
antes de sair.
alimente-se bem,
tome um café
da manhã reforçado.
não coma sobremesa
antes do almoço.
lembre-se de se
hidratar e escovar
os dentes após
as refeições. faça
suas orações antes
de dormir. recicle
seu lixo. economize
energia e acredite
que sua atitude
faz toda diferença.
apesar de não fazer
nenhuma, pois não
vem ao caso,
a diferença que
não se faz.


Michel F.M. - Ensaio sobre a Distração
Bruno Michel Ferraz Margoni
12/12/23

O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” (Salmos 30:5)


A dor pode até ter chegado…
mas ela não tem autorização pra permanecer.
Decidir não permanecer na dor…
não é negar que doeu,
é escolher que não vai mais te prender.

Cerca de 12 anos enviando mensagens diárias pela manhã nas redes sociais alcançando cerca de 60000 pessoas todos os dias além de visitas, reuniões participações, pregações em vários lugares diferentes todos os dias está foi minha vida dedicada a missão eclesiástica e social sem receber um centavo e para cumprir todos os compromissos vivi, vivo e sou um milagre de Deus, precisei puxar o freio de mão e dedicar em preparar para novos vôos, sei que a seu tempo Deus contemplará o desejo do meu coração estou firme com os pés no chão focado, ainda não retornei as atividades completas mas passo a passo a seu tempo vamos continuar a boa obra.


15/01/2026
CJR
@claudioribcjr

Cafeteira


O aroma do café desperta a manhã,
Mas é teu olhar que realmente me acorda,
Entre goles e suspiros,
encontro teu sorriso
E a rotina se torna poesia
em teus gestos.


Cada xícara guarda
um segredo nosso,
O calor que aquece os dedos também aquece o peito,
E enquanto a fumaça
se espalha pelo ar,
Sinto que somos dois corações
em um só compasso.


Mesmo que o mundo
se apresse lá fora,
Aqui dentro,
entre café e silêncio,
Aprendo que o amor
se serve aos poucos,
E que teu abraço é a
bebida mais doce que existe.

Ser amor é a sua essência mais pura,
como o sol beijando a pele em manhã calma.
Tudo que você entrega de coração aberto faz o mundo e quem ama mais bonito e inteiro.

Ainda é de manhã


Ainda é de manhã,
um céu azul por dentro,
mesmo com o dia nublado,
o tempo respira devagar pela janela aberta, e o sol, tímido,
ensaia tocar meu rosto
como se soubesse que penso
em você antes do mundo acordar.


O café esfria enquanto
teu nome aquece o silêncio,
há promessas escondidas
no canto da luz,
e mesmo com o passado
pesando nos ombros,
meu peito insiste em florescer quando imagina teu sorriso.


Ainda é de manhã,
e isso basta para acreditar:


O dia pode errar,
tropeçar,se perder —
mas enquanto houver esse começo claro, meu amor por você sempre saberá recomeçar.

Código: Replay


Meu amor,
São 2:47 da manhã,
e a cidade inteira parece dormir,
menos essa parte de mim
que insiste em voltar pra você.


Abri nossa última mensagem,
como quem revisita uma rua antiga,
tentando descobrir se entre palavras simples ainda existe algum pedaço nosso escondido.


Guardo cartas que nunca enviei,
dobradas entre silêncios e medos,
porque existem sentimentos tão grandes que a coragem demora
a alcançar.


E é engraçado…
nossas histórias que viraram
música ainda tocam dentro do peito,
mesmo quando o mundo muda
de estação.


Escrevi teu nome em versos,
porque em prosa você nunca coube.
Algumas pessoas passam,
outras viram poesia.


Talvez nosso problema tenha sido
esse amor em frequência baixa,
dois corações tentando se encontrar
num rádio cheio de interferências.


Mas entre rimas e saudades,
aprendi que amar também é permanecer,
mesmo quando a ausência resolve ficar.


Porque amar você sempre foi isso:
se entregar por inteiro,
sem botão de volta,
sem plano de fuga.


E por mais que o tempo siga,
meu coração ainda guarda
a mesma falha:


Código: Replay.


Porque em algum lugar dentro de mim,
eu ainda apertaria "repetir"
só pra viver você outra vez.

Que eu seja labirinto e mapa,
raiva e silêncio,
pesadelo e oração,
até que a manhã me reconheça
entre os escombros do meu ser.