Poema Infantil de Vinicius de Moraes
A gente demora pra perceber como as pessoas são. Grosseria vem de berço, nunca vai mudar. A pessoa nasce se achando o máximo e assim será. Pisa em qualquer um que em sua frente passar, não sente, não chora, faz manha quando muito quer, mas quando consegue, chuta como se fosse uma coisa qualquer. Não vamos sitar nomes, pois muitos nomes tem. Não quero uma pessoa assim perto de mim, nem desejo isso a ninguém, pois quem assim é acaba sozinho, pois ninguém quer.
... tudo pode até parecer estranho, mas quando sentimentos estão envolvidos, o que é estranho passa a ser o mais natural possível, não podemos mudar o que esta dentro da gente, nascemos com uma historia já escrita mas temos o dom de mudar os caminhos, não importa sempre chegamos ao nosso destino.
Não digo que seja os deslizes que nos ajudam a dar valor ao que temos, mas é nos deslizes que percebemos que podemos perder o que de mais valor temos.
As vezes perdemos a capacidade de pensar, não porque somos frágeis a tudo que nos rodeia, mas sim porque nem tudo na vida é realmente como deveria ser. As vezes as pessoas nos surpreendem com comentários desnescessarios que nos promovem uma reviravolta na mente nos fazendo perder os sentidos mesmo estando em pleno estado de lucidez.
Nem sempre conseguimos ser aquilo que as pessoas querem que sejamos. Então o melhor é sempre sermos nós mesmos, agrando ou não temos que agradar a nós mesmos primeiro.
Ter expectativas e esperança não é infantil ou inútil, mas sim ter um objetivo a perseguir. Durante esse caminho haverão frustrações e a pessoa terá que se adaptar a elas ou em último caso repensar o que realmente ela procura e planejou. Viver é ter sonhos e morrer é não realizar todos eles.
O brincar, atividade essencial para o desenvolvimento infantil, não pode ser visto somente com fins didáticos para alfabetização. Tem que ser percebido como uma atividade essencial e potencializadora do desenvolvimento, e que proporciona à criança durante seu processo a capacidade de ler o mundo adulto, opinando e criticando.
Aceitar acordo com inescrupulosos afim de alcançar um objetivo é tão sujo quanto o caminho do colaborador.
Alexandre de Moraes ainda não sabe, mas ele colocou Bolsonaro nos livros de história. As futuras gerações saberão que o Brasil teve um presidente que não se corrompeu com o sistema.
À Moraes que preocupa-se com o pagamento do ato fúnebre. À Cortella que flexibiliza o legado pela ausência sentida. Ambos permeiam o destino inevitável do rompimento do ato contínuo da existência, quando a consciência se dissipou e o que restam são memórias terceirizadas, cálidas, insípidas e inodoras. A sublime arte do viver reside no instante da beleza, bem no ponto onde o imperfeito é percebido com perfeição!
Sentimento inverso
E meu sentimento ligado diz novamente,acho que ele anda lendo "Vinicius de Morais"!" "Eu deixarei que morra em mim o desejo de amar os teus olhos que são doces.Porque nada te poderei dar,eu não te quero ter,pois em meu ser tudo estaria terminado,quero só que surjas em mim como a fé dos desesperados". Tem hora que se inverte.Porque me sinto assim como "Vinicius" e você como a esposa retratada no poema."Eu deixarei...tu iras e encostaras a tua face em outa face, teus dedos enlaçarão outros dedos e tu desabrocharás para a madrugada" porem em meu soneto; eu sei que embora não sinta em minha genitália, quem colheu-me foi você.Colhestes minha mais pura essência e me deixastes "a misteriosa essência do teu abandono desordenado." Porque só você foi o grande intimo da noite,só você ouviu palavras amorosas da minha boca" e do meu coração que jamais pensei em dizer nem mesmo por mensagens virtuais. Aliás essa é a outra diferença entre mim e Vinicius. A dele era musical pra estabelecer o marco do fim do seu amor, eis ai nossa semelhança, a minha é virtual para também estabelecer o fim do nosso "quase amor". Pensando bem,acho que amor é amor, Não importa em que era se encontra no ciclo de vida do mundo.E mesmo não querendo lembrar de mim, nunca poderá esquecer que passei por ti e me deixaste parti. "Eu não te quero ter", mesmo assim tu morreras em mim.Como dizia o poeta" o que a memoria ama fica eterno"
O meu universo é finitamente infinito ou, parafraseado Vinicius, que o meu universo seja infinito enquanto finito ou dure como um paradoxo que cresce apenas para dentro.
Como dizia Vinícius (aquele de Morais), “paixão é fogo”, assim como o fogo não se sustenta sem a combinação de certos compostos com oxigênio, a paixão não se sustenta sem sintonia. Paixão passa. Não faz bem alimentar sentimentos e lamentações onde não há reciprocidade.
O Vinícius e o Tom criaram o samba do asfalto, leve e sentimental sem ser brega, aliás o único que tomou o mundo.
- Relacionados
- Poesias de Amor de Vinícius de Moraes
- Poemas para o Dia dos Pais (versos de carinho e gratidão)
- Poemas de Amizade de Vinícius de Moraes
- Poema de Amor Verdadeiro
- 47 frases sobre leitura infantil para incentivar esse hábito
- Frases de Vinícius de Moraes
- 28 poemas sobre a infância para reviver essa fase mágica da vida
