Poema Guardador de Rebanho
"Não é loucura caminhar com as próprias pernas. Loucura é se deixar levar pelo “rebanho”, sem nunca questionar o percurso."
"Todas as ovelhas "perdidas" estão viradas (de costas) ou contra o seu rebanho, sendo assim estão contra a si mesmas." Betho
Para tentar se livrar, uma ovelha pode até mostrar o caminho do rebanho para o lobo, mas no final ela também será devorada, porque nenhum lobo morre de fome enquanto tive forças para matar.
O vaqueiro deve se dedicar ao rebanho, não ao garimpo. O garimpeiro deve se ocupar em pedras preciosas, não ao curral. São missões distintas. As duas demandam todo o tempo do homem. Ao se dedicar às duas, uma será prejudicada.
De que vale aprender a cuidar de um rebanho de ovelhas, se através das máscaras de bovídeo são todos lobos disfarçados?
É triste constatar que há muitos tirando proveito do rebanho de Deus. Usam da credulidade do povo para alcançar seus fins, nem sempre louváveis. Fazem promessas mirabolantes, que jamais poderão cumprir. Pedro denuncia os tais que prometem “liberdade, sendo eles mesmos escravos da corrupção; porque de quem um homem é vencido, do mesmo é feito escravo” (2 Pe.2:19).
Jamais uma ovelha ruim põe um rebanho a perder, mas sim a negligência e a desatenção do pastor do rebanho.
"Quão grande é o rebanho, quão pesado é o fardo, quão frio é o tormento e quão rebelde é a morte, a menos que seja um alívio "
o dito senso comum é uma loucura típica de rebanho. A sociedade é um manicômio onde todos os doidos entraram num acordo.
O coração? Sumiu, desapareceu. Virou rebanho de andorinhas e seguiu sua sina como outros de mesma espécie. Calou. Tapou a garganta como quem estapeia o grito de alguém, do lado de dentro dum choro clamando por perdão. Secou como uma fonte inesgotável de ventos noturnos, frios e úmidos. Tombado como um patrimônio próprio do patriotismo imundo e sujo. Como um pedaço de carne apodrecido jogado aos negros passarinhos passeando pela horrenda nudez de não saber mais amar.
Somos todos ovelhas do mesmo rebanho,algumas procuram pastar um pouco mais afastadas mas o senhor sabe como encontrar cada uma
Pastores não andam em bando e não cuidam de si mesmo mais do que do rebanho, são solitários. Desconfie dos bandos de pastores, pode ser uma alcateia e dos que exigem toda atenção e honra, podem ser mercenários;
Pastor e impostor, são descobertos quando se sabe a porta que eles passaram para chegar ao rebanho de Cristo. Todos pastores que Deus dá às Igrejas, passaram por Jesus, os demais são ladrões e salteadores;
