Poema Filosofia e Arte
Minha alma se alinha e alegra com a arte que oferece uma visão mais colorida da vida, com os riscos das palavras que alimentam o espírito e com a voz que grita em linhas.
As flores são uma arte natural, cada uma com sua cor, cheiro e beleza. As mulheres são como as flores, cada uma com seu sorriso, cabelo, olhos e beleza.
Ele é a obra de arte que eleva até mesmo a beleza desenhada nas pinturas Van Gogh, em seus olhos encontro às galáxias não encontradas por Edwin Powell Hubble, sua voz é mais bela que as canções cantadas por Chico Buarque. Meu amor por você é maior que esses mares que me perco pensando em você, me diga quem é Picasso aos pés dos seus lindos traços, imagine o nosso amor que chegou a contagiar Aristóteles em suas filosofias, mostrando tamanha perfeição que expandisse somente dois corações, utrapassando as metáforas dos nossos livros de filosofia que deixava um grande significado quando lia e um grande sentimento quando o sentia, me deixando perdida quando via a beleza de seu sorriso que contagia todos os meus dias.
O anseio ou engodo supremo da poesia, essa arte suprema do verbo, é, paradoxalmente, acessar a dimensão pré-verbal, aquela que o verbo mesmo nos roubou. E Sísifo fantasia-se de Orfeu, e Narciso, de Jasão, e embriagam-se de desespero e máscara.
A arte é uma força eterna que transcende as fronteiras do tempo e do espaço. As obras dos grandes artistas são testemunhas silenciosas de nossa história coletiva, oferecendo-nos uma visão única do passado e uma inspiração para o futuro (trecho do livro Prosas, Poemas, Poesias: Declarações de Amor de Miguel Dantè Machado)
''Se você nasceu pra arte, sua alma é dela.
Mesmo que você se enfie em um escritório aguardando seu vale cair na conta, mesmo que você se esconda em um cubículo atendendo um telefone idiota. Se você nasceu pra arte, ela vai te buscar. E ela vai te achar''
Ela é uma obra de arte, daquelas artes visuais lindas que você senta, olha, admira e se maravilha sem entender. É complexa, como um poema que fala tudo sem explicar nada, misteriosa como uma caixinha de surpresas. Do teatro, ela é a alegria, é ousadia. Para a vida de quem a tem, ela traz felicidade. E eu apenas queria que ela fosse minha outra metade, linda como as estrelas, o céu e a lua na minha vida. Eu só queria ela e uma mini cópia sua.
A escrita é uma forma de arte, de comunicação, de transformação. Eu escrevo para criar mundos, personagens, situações que possam tocar as pessoas, fazê-las rir, chorar, pensar, se emocionar. Eu escrevo porque eu tenho a chave para abrir as portas da imaginação. [...] (em entrevista)
A poesia e' a arte da fé, e' preciso que você creia nela, exerça todos os sentidos; tenha um olhar mais aguçado - tocando na mais pura imagem, sem ao menos abrir os olhos - uma animação pura.
Uma das realizações mais incríveis da humanidade é a capacidade de criar música, arte e poesia. Essas três formas de expressão foram concebidas para liberar sentimentos guardados, transformando-os em algo extraordinário. Quando você tem emoções que estão presas, sem saber como expressá-las ou compartilhá-las, recorre à arte, criando desenhos e cores que se transformam em formas infinitas e linhas. A música é outra maneira de expressar sentimentos, cantando junto com ritmo e instrumentos para dar vida à melodia. Por fim, a poesia oferece uma saída para aqueles que não se sentem à vontade com a arte ou a música, permitindo que escrevam seus sentimentos em papel ou no celular. Transformam suas emoções em palavras, preenchendo uma folha em branco com letras e palavras que descrevem os sentimentos que estavam guardados.
O que faz um escritor ou artista eternizar sua arte num determinado formato pré-estabelecido? O que o faz pensar que uma arte vai se tornar poema, ou vai se tornar uma crônica, ou uma música, ou uma simples frase? O que caracteriza que em um momento algo se torne um poema, e não uma crônica por exemplo?
É como se ela pairasse pelas ondas sonoras da canção, arte e melancolia pura, que bela visão. Sua suavidade e doçura são tantas como um tinto francês. Se ela fosse um vinho, romanée-conti sucumbiria de vez.
Ser verdadeiro não é falar o que você pensa do outro, mas se expor o suficiente para revelar a verdade sobre você!
Enquanto a vontade do "canudo" for maior que o amor ao conhecimento, estaremos fadados a mestres e doutores analfabetos funcionais, num excesso de teorias sem utilidade social!
Generosidade é o ato de esvair-se de si mesmo para ofertar ao outro o seu "eu" melhor! O receptor ganha um belo presente, mas o doador ganha a graça divina da evolução!
Pare de dizer: Ah se eu tivesse tido mais coragem, disciplina... lá no passado, pois este não é o problema, o grande problema mesmo é continuar repetindo esta frase a cada manhã!
Sem dor, conflitos e enfrentamentos internos não evoluiremos, pois aquele que não olha para si mesmo não será capaz de tal metamorfose, e aquele que olhou e não teve conflito algum já está cego em sua vaidade, orgulho e ignorância!
É primordial compreender suas emoções e sentimentos para se tornar uma pessoa agradável, pois é com você mesmo que vai conviver 100% do seu tempo! Isso vai definir se sua existência será feliz ou um conflito diário!
- Relacionados
- Poemas para o Dia dos Pais (versos de carinho e gratidão)
- Poema de Amor Verdadeiro
- 28 poemas sobre a infância para reviver essa fase mágica da vida
- Poema para Irmã
- Frases sobre arte que mostram seu poder transformador
- Poema Amor Incondicional
- Poemas de carinho e amizade para demonstrar afeto
