Poemas para o Dia dos Pais (versos de carinho e gratidão)

Tenha muita fé em você também. Creia que nosso pai Criador não nos coloca neste mundo sem uma finalidade. Tudo o que nos acontece, de certa forma é por escolhas próprias e, sendo assim, você pode escolher o melhor pra sua vida. Você tem esse poder! Transformar-se e ser melhor. A mudança depende única e exclusivamente de você. Ninguém tem poder de mudar as pessoas, a não ser elas próprias.
Confie em você!
Acredite em você!
Não espere isso de ninguém. Faça por você e por quem você ama.
Faça por amor!
Toda força de amor e cura do Universo pra você!

pai


Pai,
Você é a coragem em pessoa.
Você é o meu poder crescer.
Você é a minha cabeça.
São os meus conselhos.
Você é aquele que me defende,
Que me salva dentro de uma tempestade.
Me tira de um incêncio de mentiras.
Me mostra as verdades,
Tenta sempre ser justo.
Quer apenas a minha completa felicidade.
Gosta de mostrar a luz;
A luz da vitória.
Me diz as oportunidades que o mundo dá.
Adora quando eu faço
Algo que lhe agrada.
Qualquer gesto é questão de se orgulhar.
Você é o meu pai;
O pai que pedi a Deus...
Que sabe me entender
Compreende meus sonhos,
E me ajuda a torná-los Realidade.
Saiba que
EU TE AMO PAI!!!

Pai, você mentiu!!!
Você mentiu pra mim, logo em você que eu tanto confiava... você prometeu guardar isso como segredo, mas não aguentou guardar só pra você. Triste saber que nem em você pai eu posso mais confiar um segredo... E eu que tanto te pedi, quase implorei pra não tirar satisfações, pra não falar nada; sei que se fez o que fez foi porque se preocupou comigo e queria me ver bem, mas eu te pedi por favor pra não falar nada,,, e você falou, eu disse pra você que só queria desabafar, e por isso te liguei contando.
Me sinto triste, sozinha, abandonada e então me escondo detrás dos meus sorrisos, coloco uma máscara que cubra minha face vazia, deixo que o barulho do rádio, das músicas altas que ouço tomem lugar da solidão que estou sentindo. Permito dizer que sou feliz e as vezes até que sou mesmo, mas já chorei de soluçar e não tive ninguém do meu lado pra me consolar...
Não se incomode comigo, ninguém nunca faz isso mesmo, eu já estou acostumada, não quero atrapalhar nem tomar o tempo de ninguém, não quero ser a vítima, tão pouco uma coitada, por favor me me faça me sentir assim...
- Paiiiiiiii, eu sempre confiei em você, sempre, sempre, sempre!!!
E hoje, você me decepcionou. Tudo bem, nem foi tão grave assim, mas era a minha confiança em você indo embora,,, e eu te avisei que não te ligaria mais se o fizesse. Você vem jurando que não fez nada, tudo bem,,,, se estiver em paz com sua conciência é o que vale.
- Pai, olha pra mim, você está bem com sua conciência? ta mesmo?
A resposta não é pra mim, é pra você mesmo... pense nisso,
Te amo, mas minha confiança em você já não é mais a mesma.

Dani Z

HOMENAGEM AO SEU DIA, “PAI”...

Creio em você, “filho”!

Creio no seu sorriso,
janela aberta do seu ser.

Creio nos seus olhos,
espelho de sua honestidade.

Creio em suas mãos,
sempre abertas para dar e receber...

Creio na sua alma,
acolhimento sincero de seu coração.

Creio na sua palavra,
exposição sincera do que você é!

Creio em você, filho amado,
na eloquência do seu silêncio!

Maria de Lourdes M. Abrahão
15/08/2009

Sou a-pai-x-na-da por este texto de Shakespeare:

"Você diz que ama a chuva, mas você abre seu guarda-chuva quando chove.
Você diz que ama o sol, mas você procura um ponto de sombra quando o sol brilha.
Você diz que ama o vento, mas você fecha as janelas quando o vento sopra.]
É por isso que eu tenho medo. Você também diz que me ama".

Hoje pensei que ele casa muito bem com: "A palavra convence, mas o exemplo arrasta. Não se preocupe porque seus filhos não te escutam, mas te observam todo o dia” da Madre Teresa de Calcuta...

Então não venha dizer que me ama... estou de olho mesmo é nas suas atitudes

Nem tudo que você pede ao Pai é para agora
Tem coisas que é no momento certo
Horario certo⁠ e dia certo
Mas não pare de pedir
Continue "

De pai para filha.

Realmente não pensei que eu fosse chorar, mas minha filha você estava tão linda e tão mulher. No primeiro instante chorei de saudades. Sim, já sinto saudades, penso que não posso ser egoísta e não serei. Mas bem que você podia casar só na semana que vem, ou quem sabe no outro mês!
Márcia, minha doce filha, o que desejar a você? Desejo o mundo, aquele mundo bem rosa com lilás, aquele que fazia você sorrir, sorrir, sorrir...

Pai


Pai, faz tempo que tu partiste
Mas meu coração insiste
Que você está presente
E grita dentro de mim
Que a morte nao é o fim
É apenas estar ausente
É estar do outro lado
Num lugar lindo e sagrado
Onde vive eternamente


Mesmo sendo assim, meu pai
Quanto mais o tempo vai
Mais ainda a saudade dói
Por teu exemplo de vida
Pela força desmedida
Sempre foste o meu heroi
Só Deus, na eternidade
Sabe a reciprocidade
Que havia entre nós


Hoje, que está tudo distante
Vejo a figura gigante
Que tu foste para mim
E os teus ensinamentos
Alem da palavra, o exemplo
Guardarei até o fim
E pedirei numa prece
Que o nosso Pai celeste
Cuida de você pra mim


Francisco Garbosi

NOSTALGIA PATERNA

Demétrio Sena, Magé – RJ.

- Saudades de você, minha filha.
- Ué, pai; mas estou aqui todos os dias. Que história é essa?
- Saudades de você na cadeirinha da bicicleta. Pedindo para ver canoas no Rio Suruí. Feliz da vida com um presentinho de nada. Chorando porque me ouviu dizer, de brincadeira, que trocaria nossa casinha humilde por uma mansão. Dando gargalhadas gostosas por qualquer brincadeirinha boba. Deitada na rede, lendo livrinhos infantis. Pulando no upa-upa. De olhinhos arregalados, ouvindo minhas histórias. Dormindo ao som das musiquinhas que fiz para niná-la. Gostando de ser chamada de molequinha.
- Ih, pai; por que esse papo agora? Já acabou?
- Não, filha, tem mais...
- Mais o quê, pai?
- Saudades de quando você não perguntava “que história é essa”... nem dizia “ih, pai; por que esse papo agora?”.
- O que mais, pai?
- Já terminei. Agora o beijo de boa noite.
- Tá bom; pai. Beijo. Boa noite.

Pai, a saudade que sinto de você não cabe em palavras.
Tem dias em que tudo o que eu queria era ouvir sua voz, receber seu abraço, sentir sua presença.
A vida seguiu, como dizem que deveria...
Mas no meu coração ficou um vazio que nada preenche.
Você foi, mas continua vivo em mim — nas lembranças, nos ensinamentos, no amor que nunca vai embora.
Sinto sua falta todos os dias.
E em silêncio, converso com você… como se ainda pudesse me ouvir.
Te amo eternamente, pai.

"Pai, a saudade é silenciosa,
mas, grita dentro de mim todos os dias.
Você sempre será meu exemplo,
meu porto seguro, mesmo estando no céu."

A vida seguiu, meu pai… mas meu coração é o mesmo, desde o dia em que você se foi.
Eu continuo caminhando, sorrindo, às vezes, vivendo como dá, mas, sempre com um pedaço de mim, parado no tempo, guardado nas lembranças da sua voz, do seu abraço e da sua presença.
A saudade não diminui, ela só aprende a existir em silêncio dentro de mim.

Ainda dói...
Ainda existe um aperto no peito quando lembro de você, meu pai.
Quando olho para trás e recordo tudo o que vivemos, os momentos simples, as conversas, os pequenos instantes que hoje fariam tanta falta.
Ainda há uma mistura de tristeza e inconformismo dentro de mim ao pensar que você não vai voltar. Que não conseguimos parar o tempo. Que a vida continuou seguindo, mesmo quando o meu coração queria que tudo tivesse ficado como antes, com você aqui.
Existem dias em que a saudade chega mais forte, silenciosa, ocupando cada canto da memória. E então eu percebo que a ausência de um pai nunca deixa de doer… a gente apenas aprende a conviver com a falta.
Porque quando um pai parte, ele leva consigo um pedaço enorme da nossa história. E o que fica é essa saudade eterna, que o tempo não apaga… apenas ensina a carregar.

Me abandonou
Quando você estava com a mamãe você era um pai
Cuidava de mim
Olhava pra mim
Era o que eu precisava naquele momento
Depois que as coisas com a mamãe não estavam dando certo...
Você sumiu devagarinho e para outra mulher foi atrás
E agora eu fico pensando
Se não fosse essa mulher você ainda me amaria?
Não não.. não amaria
Você agora vive seu mundo
Sem mim e sem mim
Do jeito que você queria.
Eu só queria que você me amasse
Me amasse
Mais do que ela
Cuidasse de mim como um pai
Agora você foi embora
Está vivendo
Era o que você sonhava?
Viver sem mim
Pai ausente
Pai distante
Que não olha para mim
E....
Espero que você esteja feliz com sua escolha..
...
Você de repente apareceu após minha mãe falecer...
Pensei que tinha decidido ser um pai
Eu estava feliz
Fiquei feliz
Criei esperança que você voltaria
Mas você mostrou sua verdadeira face
Deixou a decisão de ser pai na mão daquela mulher
Ela só olhava para as minhas coisas
Queria que eu dormisse num quarto do fundo
Queria me colocar na linha como se eu fosse um animal...
Eu percebi o que vocês queriam
Eu me afastei não quero nunca mais te ver


Agora eu tenho um pai
Agora eu tenho um pai que não me abandona
Por nenhuma mulher
Por nenhuma mulher
Ele tem uma caveira no rosto
E faz o que você não fez.


Não me procure.

Enquanto eu viver
serei sempre seu filho
Espero poder sempre contar com você
Meu Pai
Tenho orgulho de você, meu pai
Você é quem
me deu a vida
E essa vida que você me deu
eu vivo todos os dias
Então não preciso ser lembrado
De orar para você
Eu faço isso automaticamente
Todas as noites antes de dormir
Além disso, você me mantém vivo
Todos os dias aqui na Terra
E devo confessar a você
Que eu simplesmente amo viver na Terra
A bela vida que você me deu
Depois que você me criou
Há muitos anos
Eu sei que não posso fazer nada
Sobre envelhecer a cada ano
Sim, pai, você fez a vida assim
Preciso viver minha vida todos os dias
Ao máximo, cada dia
Porque só se vive uma vez
Sim, eu sei que um dia terei que morrer
Espero que não jovem, meu pai
Quero viver até os 80 anos
Você pode fazer isso por mim, pai?
Agora sou muito mais velho e mais sábio.
Nunca arrisco minha vida, pai.
Porque sei que não tenho o direito.
De fazer isso.

Se eu fosse falar a verdade
Talvez você se comovesse.
Perdi meu pai aos onze anos — e com ele, o lar.
A casa deixou de ser abrigo, tornou-se lembrança.
O conforto e a segurança que uma infância promete
se desmancharam na poeira do tempo.

A vida se desenrolou como um fio invisível
que eu apenas seguia, sem saber aonde levava.
Mas não escrevo para comover ninguém.
Sou um homem realizado no pouco que premeditei:
ser poeta — não por escolha, mas por destino.

Desde menino, tive uma clarividência silenciosa
sobre o que viria a ser.
Uma voz interior me dizia
que havia um mandato das alturas:
cantar, mesmo que o canto fosse triste;
dar forma ao invisível;
soprar o fio de Ariadne
que me conduziria pelo labirinto da vida.

Entre fragmentos e quedas,
fui forjado por dores que não escolhi.
E nelas, descobri a necessidade inevitável
de escrever — sempre com lágrimas,
sempre com o sangue secreto da alma.

Não havia mapa, só o instinto e a necessidade.
E foi nas escolhas, muitas vezes cegas,
que aprendi a me reconhecer.

Hoje compreendo que minha existência,
apesar de comum, sempre esteve repleta de sentido:
era o ensaio do homem que eu me tornaria —
um ser moldado pela perda,
mas iluminado pela busca.

“Ok, pai, você tem razão. Eu herdei aquele seu lado complicado. Fico irritado quando não consigo resolver as coisas, sou ansioso demais e não sei esperar o tempo agir como deveria. Não sei medir minhas palavras — elas quase sempre soam mais duras do que eu pretendia. E, sem perceber, acabo ferindo pessoas com atitudes impulsivas, tomadas antes que o pensamento alcance o gesto.


Então acho que podemos admitir isso: sou, em muitos aspectos, uma cópia fiel de traços que você deixou como herança. Não apenas no sangue, mas no jeito de sentir, de reagir, de errar. Carrego em mim partes suas que talvez você nunca tenha nomeado, mas que continuam existindo através de mim.”

Vêm pra mim...


Só eu sei o quanto estou disposto a me envolver com você misturando muita paixão, admiração e responsabilidade,


Em cada olhar, em cada like e em cada pensamento, eu sinto a tua conectividade,


Os sonhos não negam, as intenções se completam, os desejos são visíveis,


A tua solidão vai acabar, a minha procura vai acabar, a muita força na razão, a muitas emoções em expansão, a muito querer envolvido,


Você ainda não se apoderou da coragem, eu ainda não segurei as certezas nas mãos, mas o que está para acontecer entre nós já está escrito, o tempo está apenas contemplando o primeiro momento do nosso impacto de almas que está para nascer.

Filha ( Pai de menina )


Filha, meu pequeno infinito,
quando você chegou, o mundo mudou de nome,
e tudo que antes era caminho solto
ganhou direção no brilho do teu olhar.


Sou pai de menina
— e isso é ser abrigo,
é aprender a ser forte com delicadeza,
é segurar tua mão sem
prender teus passos,
é te ver crescer e ainda assim
querer te proteger do vento.


Se um dia o mundo parecer
pesado demais,
lembra que teu lugar sempre
será meu abraço,
onde o medo se desfaz em
silêncio
e teu sorriso volta a ser casa.


E quando você voar
— porque eu sei que vai
— leva contigo tudo que te ensinei
em amor,
mas deixa comigo um pedaço teu, bem guardado,
porque ser teu pai…
é o que dá sentido a tudo em mim.

"Ah, eu sou um pai pra você? Pois vá agora arrumar seu quarto ou fica de castigo!"
Frase Minha 0162, Criada no Ano 2007

USE, MAS DÊ BOM EXEMPLO.
CITE A FONTE E O AUTOR:
thudocomh.blogspot.com