Poema de Tristeza

Cerca de 28118 poema de Tristeza

Você já viveu

Cresce em mim um sentimento de raiva e tristeza devido aos meus fracassos, como se uma navalha cortasse a minha garganta e a sufocasse para que eu não pudesse expressar como estou. Sinto-me preso numa gaiola abandonada em algum lugar longe, indesejado e deixado a perecer. Eu nunca troquei comida por sementes de pássaros, mas parece que eles pretendiam que sim. Eu não trocaria a minha fala ou a minha liberdade, mas era o que eles queriam fazer.

Nunca conseguirei ser quem sou com eles, nunca poderei abrir as minhas asas ou ser quem sou.
Aparentemente, a experiência vivida no passado não foi suficiente para eles. Eles também desejam viver a minha e posicionar-se semelhantes.
A mentira é a forma de esconder as suas tramas.

Inserida por SAFIRASOUZA123

⁠Quando a gente cresce
o nosso Natal mais parece
com uma triste maldição.

Não se finge alegria
nem se disfarça a saudade
que brota do coração.

E a festa do nascimento
se transforma em tormento
e chamam: confraternização.

Inserida por sildacio_matos_filho


Não são minhas tristezas que me matam,
nem minhas angustias ou frustrações.
Não são meus medos que me atormentam,
nem meus pecados ou contradições.
Mas a certeza da saudade que não tarda, inevitável ao coração.
E o observar dores alheias impotente, estático como um cão!

Inserida por sildacio_matos_filho

Aprendendo com os sentimentos

⁠Quando a tristeza se instala no peito, é como se um peso insuportável esmagasse a alma tornando cada respiração um esforço sobre-humano.

Os dias cinzentos se multiplicam, as lágrimas inundam os olhos e a esperança parece se dissipar como fumaça ao vento. Em meio a essa tempestade emocional, a vontade de desistir sussurra em meus ouvidos, tentando me arrastar para um abismo de desespero.

É difícil lutar contra essa maré de melancolia que inunda meu ser, é exaustivo manter a chama da esperança acesa quando tudo ao redor parece mergulhado em sombras. As forças parecem escassas, os sorrisos rareiam e a sensação de solidão se torna avassaladora.

Às vezes, o pensamento de simplesmente desistir, de deixar para trás as dores e os medos, parece tentador. Mas então lembro-me de todas as batalhas já vencidas, de todas as cicatrizes que carrego como troféus da minha resiliência.

Inserida por kenuerodrigo

Por que estou triste?
Eu não sou importante
Sou apenas um ser
Um ser arrogante⁠

Inserida por Missbelle

O que é uma decepção?
Tal sentimento pode causar tristeza, amargura, desalento e desilusão. As coisas/pessoas perdem o brilho ou o encanto.
(Nos amadurece e nos faz seguir outros caminhos.)

Inserida por ProfessorMarcos

⁠É fase, de fato o que passo, quem nunca?
A tristeza se aloja em meus embaraços
Quanto mais eu entendo, mais ela me afunda
Quanto mais eu fujo, só me aumentam os passos

Inserida por JonathanRodrigues90

⁠É muito triste entrar nas redes sociais ou ligar a TV e ver notícias que nos fazem desacreditar no ser humano: ser humano atacando ser humano, como se fôssemos a pior espécie.

Inocentes sendo mortos e feridos sem qualquer culpa diante da ganância e do ego inflado de pessoas insensíveis e desumanas. Crianças chorando, assustadas… isso dói na alma.

A violência nunca deve substituir o diálogo.

Vivemos tempos difíceis, em que muitos países continuam brigando por valores distorcidos, interesses pessoais e mesquinhos como dinheiro e poder. Esses foram, no passado, os principais motivos das guerras, e ainda hoje corremos o risco de repetir os mesmos erros.

O grande problema é que, atualmente, as armas nucleares, biológicas e os armamentos bélicos são muito mais avançados e perigosos. O simples acionamento de uma bomba atômica pode extinguir completamente a vida na Terra.

O destino de todos nós está nas mãos do próprio homem. A guerra é terrível, mas a pós-guerra é ainda pior.

Inserida por DhelsonPassos

⁠Reflexão sobre a Guerra

Guerra. Uma palavra pesada, que carrega em si ecos de morte, tristeza e a ausência da paz. Ela revela o pior do ser humano e deixa cicatrizes profundas por onde passa.

Desde os primórdios, conflitos fazem parte da nossa história como espécie. Mas quando se trata de guerras globais, o envolvimento de milhões transforma tudo em algo ainda mais devastador e aterrorizante.

Quem viveu aqueles dias sombrios jamais esqueceu. As lembranças ficaram registradas na mente e na alma. Já outros só conhecem a dor através da internet, de fotos, vídeos ou dos relatos de familiares que enfrentaram o horror de perto.

Hoje, memes, sátiras e risos muitas vezes surgem como válvula de escape, mas há uma linha tênue entre aliviar a tensão e zombar da dor alheia. Quando memes fazem piada com o sofrimento de países em conflito ou de quem já enfrentou a guerra, deixam de ser brincadeira e se tornam crueldade.

Isso mostra falta de compaixão, ausência de bom senso e maturidade. É fácil rir à distância, mas impossível sentir o peso real de quem sobrevive a bombas, sirenes, destruição e medo.

Vivemos tempos difíceis, em que nações ainda brigam por interesses egoístas como poder e dinheiro, os mesmos motivos que no passado acenderam as guerras.

E hoje, o perigo é ainda maior: as armas nucleares, biológicas e químicas são tão avançadas que, num único disparo, podem destruir tudo e todos.

O destino da humanidade está nas mãos do próprio homem. A guerra é terrível, mas a pós-guerra, com suas marcas, traumas e ódio perpetuado, é ainda pior.

Que possamos escolher o diálogo em vez da violência. Que aprendamos com o passado para não destruirmos o futuro.

Inserida por DhelsonPassos

⁠Indiferença entre as religiões

É muito triste vivermos em um tempo em que a indiferença ainda separa as pessoas. Uma indiferença que faz seres humanos discriminarem uns aos outros por cor, orientação sexual, condição financeira, religião e tantas outras diferenças.

Com tantos problemas sérios no nosso país e no mundo, seguimos alimentando divisões no cristianismo, em diferentes igrejas, organizações e denominações. É lamentável ver a rixa entre religiões quando a época das guerras santas já deveria ter ficado no passado.

Hoje, ainda presenciamos desrespeito, ignorância, destruição de patrimônios religiosos, imagens sagradas e bíblias, em atos que só espalham ódio e dor.

Muitos querem pregar a fé, mas não vivem o que pregam. Julgam outras crenças, mas esquecem de falar do amor de Jesus, de convidar com humildade para conhecerem sua fé, em vez de apontar dedos e ferir corações.

E você? O que faz para ser diferente? Ajuda o próximo, mesmo que ele siga outra religião? Demonstra respeito, mesmo quando discordam de você?

Mostre a diferença em suas atitudes. Sua mudança pode ser o reflexo que o mundo precisa para enxergar a beleza do amor e do respeito entre as pessoas, independentemente da religião — seja você católico, evangélico, espírita, maçom, ateu ou de qualquer outra fé.

Não generalizo igrejas, religiões ou crenças. Mas não posso aceitar, e muito menos apoiar, atos de vandalismo ou ódio. Quem comete tais atos deve ser responsabilizado.

O respeito começa no berço. Faça sua parte — e faça sem olhar a quem.

Inserida por DhelsonPassos


Um fracasso.

Em versos tristes, a alma se revela,
Um labirinto de sombras, onde a dor se instala.
O fracasso, um manto que me envolve e pesa,
E a cada passo, a esperança se dispersa.
As lágrimas, como rios de desilusão,
Afogam os sonhos, a doce ilusão.
O espelho reflete um ser desvanecido,
Onde a alegria se perdeu, em um passado esquecido.
A solidão, companheira constante,
Acalma a alma, em um abraço distante.
As palavras, como navalhas afiadas,
Cortam a carne, ferem as esperanças frustradas.
Mas em meio à escuridão, uma faísca teima em brilhar,
A chama da resiliência, que insiste em não se apagar.
Pois mesmo na queda, a força se encontra,
E no fracasso, a oportunidade de recomeçar.

Inserida por gabriel_luiz_maroli

Depressão..

Nas sombras da alma, a tristeza se aninha,
Um manto de angústia, que a vida definha.
A solidão, companheira constante,
No peito aperta, um nó sufocante.
O vazio ecoa, em cada passo incerto,
Um labirinto escuro, de um destino deserto.
As lágrimas caem, em noites frias,
Reflexo da dor, em melodias sombrias.
A amargura da solidão, um fardo pesado,
No coração ferido, um grito abafado.
A esperança se esvai, como areia entre os dedos,
Restando apenas o eco, de medos e segredos.
Na escuridão da alma, a melancolia floresce,
Um jardim de espinhos, onde a alegria não cresce.
A solidão, um véu que cobre a visão,
Deixando apenas a dor, em eterna prisão.

Inserida por gabriel_luiz_maroli

⁠Minhas lamentações:

Em meu peito, a tristeza faz morada,
Um lamento profundo, alma magoada.
O universo, em conspiração sombria,
Contra minhas forças, noite fria.
A alegria, outrora tão vibrante,
Sucumbe ao peso, instante a instante.
Lágrimas vertem, rios de dor,
Em meu pranto, um clamor de amor.

Inserida por gabriel_luiz_maroli

ETERNIDADE

A vida é vazia e triste pra quem não acredita no amor...
A vida sem mistério é in-suportável⁠...
É o tempo falando de etern-idade...
Eternidade...
O tempo que não perdoa, mas tudo a-quieta em seu lugar...
É o teu sim que vai falar
Nem, o seu, talvez...
Do que tu disseres é que vai de-pender...
Depender

Inserida por bmdfbas

Toda a alegria e tristeza
Tudo e o espelho da alma
A vida pode ser uma poesia
A escolha e sua
É o reflexo do seu modo de viver
E a música que te conduz ao salão da vida
Reflete no presente as suas escolhas do passado.

Aerton Luiz Lopes Lima

Inserida por AertonL

⁠Na dualidade da alegria e tristeza,
O reflexo da alma se revela,
A vida, um livro de poesia,
Nas mãos do autor, a escolha é sua.

Cada passo é uma tela em branco,
O pincel, seu modo de viver,
E a música, suave melodia,
Que te guia pelo salão da vida.

No presente, as páginas escritas,
Refletem as escolhas do passado,
Uma sabedoria adquirida,
Em cada momento vivenciado.

Então, sábio navegante da existência,
Escolha com sabedoria cada verso,
Pinte a vida com cores da consciência,
E deixe sua história ecoar no universo.

Inserida por AertonL

Estive tão triste nessa ultima hora que qualquer convite para um salto eu topava um fuga
Qualquer saída
Mais não veio nada.
E o álcool não ameniza a depressão
Estou só mesmo rodeado de pessoas são vozes e palavras que não levam a nada e não chegam perto do nada que sou. Viver virou um grande desafio .
Tudo que quero é o fim... paulorockcesar

É tão triste quando nos falta as palavras.
O dia perde o sabor.
Um poeta sem inspiração, é como o dia, nascer sem sol,
é como a chuva sem seu som.
É como a noite, sem silêncio ou luar.
É como um vazio,
que não dá pra explicar...
PauloRockCesar

PauloRockCesar

Ninguém me exclui da tristeza, senão eu mesma.
Ninguém me inclui na alegria, senão eu mesma.
É este Poder que o Criador atribui
E aguarda amorosamente que eu assuma.
Escolher com o que dançar,
no grande baile das energias...
Eu escolho a Alegria.
A outra não é boa dançarina.

Inserida por Luzmarcia

Os teus olhos tristes...
Um dia vou te fazer muito feliz
Tirar a dor dos seus olhos tristes
Ainda trago tudo na lembrança
O verdadeiro motivo que te jogou
nesse escuro e nessa desilusão.
Naquele tempo eu não sabia como
aquilo iria ferir tanto teu coração.
Mas, desde a minha mocidade
eu não perdi a minha esperança,
E tenho fé no Senhor Nosso Deus
que antes de findar os anos teus
Eu verei seus olhos com felicidade!
Marta Gouvêa

Inserida por MartaGouvea