Poema de Pablo Neruda Crepusculario
Embora seu corpo esteja regredindo, sua alma está evoluindo. É a lei da invisibilidade: enquanto sua aura ascende e se destaca, a casca que a abriga reflete uma imagem ridiculamente contrária.
A meta mais importante de um homem consiste em desenvolver e administrar sua ampla personalidade, de modo que sua cultura esteja completamente entrelaçada e petrificada ao seu universo interior.
Amo as moças da minha era: não sabem falar, ouvir e nem pensar, mas agem como se soubessem todas essas coisas desde a meninice.
Todos se tornam marionetes ao se depararem com um grande amor. A única maneira de escapar dessa ventriloquia do Diabo é destruindo o próprio coração até que não reste uma só gota de sentimentos.
Às vezes, para doutrinar uma pessoa, não é necessário nenhuma lição ou exemplo, mas tão somente que essa visão seja aguçada e potencializada.
Tudo que não gera vida é infrutífero por origem, inoperante por excelência e execrável por natureza.
O maior desejo de um sábio erudito é conceder aos outros respostas inteligentes para as perguntas que eles nunca fizeram.
Sonhos poderosos nascem dentro de ideias estranhas, pois tudo que é belo precisa passar pelo drama da feiura até se tornar absoluto e nobre.
Os templos evangélicos da minha era mais parecem sanatórios onde uma multidão de seres descerebrados segue estranhamente um louco desvairado no centro do seu respeitável púlpito.
Algumas pessoas roubam o nosso tempo fazendo com que interajamos com seres que deveriam ser ignorados desde o princípio.
Não sei porque as pessoas querem a minha inteligência se elas já têm as delas. Essa é a maior e melhor forma de egoísmo que já presenciei.
Um intelectual não é regido por livros, pensamentos e emoções, mas sim de todas essas coisas juntas.
A força de uma meta não está em suas probabilidades de sucesso, mas sim na capacidade de resistência do seu valente executor.
Quando duas pessoas tem um alvo em comum, formam uma genuína e inabalável amizade, mesmo que morem em planetas diferentes e habitem em continentes vastamente desconectados.
