Poema de Mãos

Cerca de 8895 poema de Mãos

⁠Eu tive um mundo de possibilidades
Escorregados pelas minhas mãos
E orações que ficaram sem respostas
Que eu não puderia entender
Há uma fé que move montanhas
Mas nunca deixei me mover
Eu confiava apenas nas coisas que eu podia ver
Tanta frustração em tentar sozinho
Tive a revelação que não posso fazer sozinho
No fundo do meu coração
No fundo da minha alma
Sempre houve algo que faltava
Agora que você tem minha atenção
Te dou a minha vida
Te entrego meu controle
Eu finalmente aprendi a ouvir Tua voz
Eu Te dou tudo, sim!

O Conto de Bravilda


No frio da tarde cinzenta,
Bravilda subiu a torre.
Trazia nas mãos uma rosa,
colhida sob a neve.
— Pensei em ti a cada passo,
enfrentei ventos e feras,
só para trazer-te isto.
Florivaldo sorriu de leve,
tocou-lhe a mão por um instante.
— Se o amor existe…
talvez tenha o teu rosto.
O peito dela ardeu em grande amor
como se fosse uma promessa.
— Então… há esperança? — sussurrou.
Ele olhou o horizonte,
e disse com voz suave:
— Há jornadas que só tu
sabes enfrentar.
Quando partes, levas contigo
a sorte que me protege.
— Fica esta noite, Bravilda,
quero sentir a calma
que só tua presença traz.
Deixa o salão como costumas,
para que ao amanhecer
me encontre em paz.
— E, se o dia for tedioso,
sei que estará para me distrair.
Ela sorriu,
e o vento levou o resto
das palavras que não precisavam ser ditas.
Na lareira, o fogo crepitava,
e ele pediu que o mantivesse aceso,
pois o calor, dizia,
era mais doce quando vinha das mãos dela.
Enquanto ela arrumava a mesa,
ele falava de batalhas distantes,
de vitórias que ainda viriam,
e de como seria bom
ter alguém para testemunhá-las.
— Poucos entendem o peso
de um dia difícil nessa torre vazia
— disse ele —
mas tu sabes aliviar
até o fardo mais pesado.
Ela, em silêncio,
sentiu-se parte de algo maior,
como se cada gesto seu
fosse indispensável ao destino daquele a quem ela amava.
E assim, entre pequenas tarefas
e frases que soavam como juras
ele se inclinou em murmúrio:
-Quero sintas o prazer de fazer seu mundo girar só pra mim...
e que nunca deixes de ser a razão pela qual tudo, para mim, parece mais fácil.

Para o cotidiano, ajudas mútuas. Irmãos extendendo as mãos para quem puder alcançá-las… De humano em humano… Deus usa humanos para promover o bem em seu nome, em suas causas… Deus usa as Palavras dos pregadores para alcançar nossos corações com a consciência que precisamos… Não há o que Deus não possa fazer e/ou restaurar! Deus abençoa e provê!

Para o que parece impossível, só Deus! E às vezes Deus está escondido em um simples “Bom dia!” que você precisava ouvir, num conselho que não te negaram, num elogio que você não esperava ou numa repreensão que literalmente vai te salvar do mundo. Pequenos lembretes de que Deus está ali, trabalhando na sua vida, ainda que não possa enxergá-lo ou sentí-lo!

A humanidade espera pelo futuro. Mas Deus está no passado, presente e futuro! Nosso Pai é eterno e atemporal! Então, mais que uma esperança é ter a certeza de que nada foge da vontade do Pai! Com Ele, a luz resplandece! O bem sempre vencerá as trevas ainda que a realidade atual do mundo seja de conflito espiritual! 🙏🏻

(Aline Abdalah)

✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨

📖 “Nunca paguem o mal com o mal. Pensem sempre em fazer o que é melhor aos olhos de todos. No que depender de vocês, vivam em paz com todos. Amados, nunca se vinguem; deixem que a ira de Deus se encarregue disso, pois assim dizem as Escrituras: “A vingança cabe a mim, eu lhes darei o troco, diz o Senhor”. Pelo contrário: “Se seu inimigo estiver com fome, dê-lhe de comer; se estiver com sede, dê-lhe de beber. Ao fazer isso, amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele”. Não deixem que o mal os vença, mas vençam o mal praticando o bem.”

‭‭(Romanos‬ ‭12‬:‭17‬-‭21‬ ‭NVT‬‬)

Nem sempre vou entender os planos de Deus, mas sigo… porque confio nas Mãos que me guiam..


Janice F. Rocha

Deixa o passado nas mãos de Deus... Ele sabe transformar memórias em lições e recomeços em bênçãos.


“Eis que faço novas todas as coisas.” — Apocalipse 21:5

Mãos

Que lava
Que arruma
Que apruma
Que lava
Que passa
Que toma na taça

Que lava
Que passa
Que segura a taça
Que lava
Que cura
Que faz bravura

Que lava a outra
Que passa despercebida
Que é atrevida
Que faz outra vida

Que lava a borda
Que pinta e borda
Que faz um ninho
E quer carinho

Que tricota
Que faz chacota
Que cozinha
Que rebenta a linha
Que limpa a cozinha

Que adormece
Que coça o pé
Que colhe o fruto do pé

Que apaga a chama
Que arruma a cama
Que não faz drama
E cobre quem ama

Que limpa o olho
Que olha pra trás
Que traz a lembrança
Daquilo que faz.

ALMA ERRANTE.
"Vaga m’alma impura, mesclada na escuridão,
mostra as mãos em desventura e os cravos da solidão,
há seus afligidos pois pelo amor fora banida...
se arrasta feito o “judeu errante” na terra da podridão.
Privada que fora de sua alegria, olhos cegos de um guia,
que veem os próprios da interrogação?
Liberta-me, liberta-me, clama a pobre alma...
enquanto a nulidade bate à porta d’alma,
vagueia a esmo sem destino...
transportando a nostalgia em pranto fino,
matando sem querer, flora e fauna...
e uni o teu lamento aos trovões, supremo brado!
Liberta-me liberta-me. Pelo ao menos de teu,
que é o meu sumo!
Sofre sombra com o teu martírio!
Com isso, socre-me com água plena...
Quando escuta-se a melodia por longínqua caverna,
eco de anjos,
voz do meu Deus sim e flores nos ventos,
de sua voz."
"Do Livro ‘Sol da Minha Dor’
Marcelo Caetano Monteiro"

Silhueta
Quando te conheci, a sua luz já estava no fim, e, quando percebi, as mãos da morte já estavam aqui.
Porém, ainda vive a lembrança
do seu andar explodindo em mim — um semblante sombrio e, ao mesmo tempo, brilhante.
Isso é cativante: gira, contorce, e o ar se ausenta dos meus pulmões.
Mas tudo se distancia, e tudo vira uma imagem borrada ao fundo,
como uma silhueta em névoa brilhante.

Eu lamento não ter o poder nas mãos para consolar a todos,
nem o poder de abraçar cada um.
Resta-me apenas fechar os olhos e, em minha mente,
fazer minha alma ajoelhar-se
e pedir ao Supremo que olhe por seus filhos.

Isso… faz esse jeitinho, com rosto de amor e mãos de carinho para mim, e receba milhões de batidas que vêm do meu coração, explodindo em meu peito.
Hoje vou ser auspiciosa, vou colar em você — não solte a minha mão.
Parabéns, meu menino. Vamos voar para longe!

Oração do Dia
❝ ...Senhor neste dia que amanhece
coloco em tuas mãos minha vida,
meus projetos, meus sonhos e
realizações. Que eu possa ser Luz
para aqueles que se aproximarem
de mim. Que o amor seja a solução
dos nossos problemas. Que minha dor
não impeça de ajudar aqueles que
precisam de mim. Que eu segure minhas
lágrimas para acolher meu irmão que sofre.
Que eu tenha serenidade de olhar o outro
com amor e perdão. Se eu fraquejar, me
segure pela mão. Me acolhe em seus braços,
dai me proteção. Que eu possa ser luz e não
trevas na vida dos meus irmãos.
Amém...❞
---------------------------------------------Eliana Angel Wolf

Alma de guerreira e mãos de florista.
Delicada o suficiente para sentir o peso do mundo,
sensível o bastante para transformá-lo em semente.


--------- Eliana Angel Wolf⁠

O Altar da Retribuição
Na curva do tempo, onde o passo é mais lento,
Eu vejo as mãos que outrora foram meu chão.
Cada marca na pele é um bento momento,
De quem plantou em mim toda a dedicação.


Vocês foram o porto, o escudo e a luz,
Doaram o fôlego para eu poder caminhar.
Hoje o peso do mundo às vezes seduz,
Mas estou aqui para os dois sustentar.


Se o corpo cansou e a memória falha,
Minha alma se lembra de cada lição.
Vencemos juntos tanta dura batalha,
Agora é minha vez de ser proteção.


Vou zelar pelo sono, cuidar do sorriso,
Honrar cada prece que por mim fizeram.
Transformar o cansaço no meu paraíso,
Retribuindo o mundo que vocês me deram.


Não temam a noite, nem o caminhar,
Meus braços são agora o ninho de vocês.
Pois quem tanto amou, merece encontrar,
O amor que plantou, colhido outra vez.


---------- Eliana Angel Wolf

As Mãos que nos Plantaram
Nas marcas do seu rosto, a história da terra,
O suor que pingou onde a vida floresce.
Sua voz, uma moda de viola que encerra,
A dor do cansaço, a força que cresce.


Com mãos calejadas, plantou o sustento,
Do pão na mesa ao exemplo de herói.
Nos deu o abrigo, acalmou nosso vento,
E o amor que plantou, agora nos constrói.


Se antes o senhor guiava o caminho,
Na lida da roça, sob o sol a brilhar,
Hoje nos cabe ser o seu ninho,
Cuidar do seu passo, ser o seu descansar.


Não se preocupe, paizinho, estamos aqui,
Como raízes fiéis, segurando o seu chão.
Todo o amor que nos deu, guardamos em si,
Devolvendo em zelo, com o coração na mão.


Seus netos, seus filhos, o seu legado vivo,
Cantando baixinho o que aprendeu a ensinar.
Obrigada por tudo, por ser nosso motivo,
Agora é a nossa vez, pai, de te cuidar.


----------------- Eliana Angel Wolf

O Pequeno Grande Homem


Pequenas mãos que agora crescem,
Um coração que transborda amor.
Um rapazinho que me engrandece,
E me faz uma mãe melhor.
Amoroso, carinhoso, educado,
Você é luz.
Que o seu caminho seja abençoado,
E que a vida te conduza à paz.
Você é o meu amor, a minha alegria,
O meu filho, a minha razão de ser.
Estarei sempre ao seu lado, dia após dia,
Te vendo crescer e te fazendo feliz.


---------------- Eliana Angel Wolf

02/05/2026

Eu amo o quentinho do café em minhas mãos, quando abraço o copo com os meus dedos.

Amo ver pessoas passarem, com seus sonhos, suas histórias e pensamentos.

Perceber que existem muitos mundos nesse mundo e que cada um tem o seu particular.

Quando eu era pequena, pedia pra Deus para pensar sobre o pensamento e a visão de outras pessoas.
Hoje, entendo que Deus nunca me permitiu viver isso do jeito que eu queria. Afinal, como seria dar uma espiadinha em algo tão particular?

Como uma criança pode ter esse tipo de pensamento?

Bom, até hoje não descobri…

Recentemente, decidi não questionar tantas coisas sobre mim. O nível de cobrança tem diminuído um pouco e, com isso, tenho me permitido viver…

E isso tem me feito um bem danado, porque eu tenho percebido coisas sobre mim que antes eu não sabia.
Esse momento também tem me permitido abraçar a Ana que eu já conhecia. E não só a Ana…

A Carol também, aquela que tinha pensamentos peculiares e deveras questionadores para uma criança de 8 anos.

Tem sido interessante esse processo de integração e descobertas.

Ana Caroline Marinato

O Despiste do Porto


Ontem, finalmente, abri as mãos,
Não por coragem ou por desamor,
Mas pelo peso dos vãos e dos nãos,
Pelo cansaço de carregar o que é dor.
Soltei-te sem a leveza da brisa,
Com o tremor de quem se improvisa.


Doeu a ausência do que não nasceu,
A herança de um plano que mal floresceu;
Pois em meu peito havia um altar,
Erguido ao hábito de te esperar,
Um vício mudo de ler teus sinais,
Em ventos que já não sopram mais.


O abismo que hoje em mim se faz
Não é teu vulto, nem tua paz,
É o naufrágio do que imaginei,
Da ponte de vidro que eu mesmo tracei.
Fiz o que é justo, o que o tempo ordena,
Mas a retitude também me condena.


Soltar não é o fim do sentimento,
É apenas cessar o próprio tormento;
É decidir, em um gesto profundo,
Não mais se perder no erro do mundo.
Se amanhã a dor se fizer pequena,
Hoje a lição ainda é severa e plena:


Aprendo a existir, em silêncio e lugar,
Sem os meus olhos terem que te procurar.

Implícita,
o teu estado
é de se admirar;
Quantos tentáculos
cabem em tuas mãos?
Quando
era pequeno
tudo lhe proibiam,
até tocarem
a famosa rebeldia
e agora
o que sobraste?
Não quero,
não quero,
não vou!!!

Minha filosofia
é falha,
meu sistema
é débil;
A volúpia
escorre-me
pelas mãos,
junta-me os destroços
como se eu fosse avião
punido por ir
longe demais,
ferido por não saber
se defender.⁠

⁠Fanfarrice
o que
tem-se
em mente
e em mãos;
Tá ficando bravo
o fato de
se resumir
sem empobrecer,
mas amigo
não vem ao caso
sendo o jugo
suave
e o fardo leve.