Poema de Despedida de Professor Amigo
E viva esta gradação maligna: A não reprovação gera indisciplina; esta, a não aprendizagem; esta, o incompetente; este, por sua vez, tornando-se professor na mesma escola que o plantou, faz-se a colheita malfazeja da semeadura ruinosa que comprova a lei da causa e efeito infalível.
Perigo algum é maior, para a sociedade, do que está alguém no colégio com a aparência de aluno e não ser um aluno de objetivo.Tem preguiça de trazer para escola o livro que ganhou. O convite para lanchar de graça é o maior motivo para largar o professor falando sozinho e sair correndo derrubando as cadeiras e messas. Esses vão deixar a bicicleta, que ganharam do governo em casa, e virão para escola a pé com preguiça de pedalar. Outros vão descaracterizá-la para disfarça que não estão no grupo dos tais... Eu nunca vi um ciclista comum de capacete. Vai desperdiçar dinheiro assim para lá, governo maldito!
Aos benfeitores, sendo uma minoria, ainda tenho a sensatez de parabenizá-los, porque cumprem suas obrigações. Certamente a visão desses com relação ao esforço do professor em apresentar aulas criativas é positiva.
"Nenhum grande homem se queixa de falta de oportunidades." (Ralph Waldo Emerson). Isso é verdade, eu nunca vi faltar vaga de trabalho para "professor"! Mas, também já vi muitos alunos que não respeitaram seus professores e nem a escola, não valorizaram seus estudos e hoje continuam em subempregos. Mais tarde voltam para a EJA, comer no prato que cuspiu, acusando o sistema, dizendo que não tiveram oportunidade, são vítimas sociais! Ou ...levianos sociais?
Se tenho uma missão, ela me tem. Uma missão nunca acaba, apenas abandonamos um ao outro. Mas, para eu continuar sendo o professor, tenho que deixar de sê-lo; sob o acordo de esquecer os vendáveis, e eles me esquecerem.
O diário de classe, para o sistema, é um instrumento de imposição: se uma coordenadora o recusa por coisa insignificante, a outra aprova e vence a política e a inutilidade do mesmo. Mas, para o professor é prova contra si mesmo.
Ai do mestre!Se um aluno evadir-se das aulas por causa dele!O poder afirma-se no aluno em estar presente,ora espírito ausente.
A autoridade do mestre reside em tornar-se fora de si mesmo, voltar à "autodesconfiança", gerando a sua dependência ao aluno.
"Educar não é um simples ato de transferência de conhecimento, antes é o ato de oportunizar o desenvolvimento do educando, preparando-o para o livre exercício da cidadania."
Na folga, saí da sala dos professores, a fim de falar menos, e não cometer os erros dos outros dias. Lá fora, alunos falam muito, porém não dizem nada. Pequei novamente.
A "imposição" e ou a crença que existe uma supremacia de uma cultura sobre a outra, impede a ampliação de conhecimentos e a apreciação das riquezas de ambas culturas!
Os professores ganham pouco porque são muitos. Qualquer um com licenciatura serve! Nisso o apagão na educação ajudaria os raros.
Tanto na vida quanto na Matemática, alguns erros são esperados e necessários para o aprendizado, só não é necessário errar sempre!
O adulto pode ter o melhor educador existente, se ele não quiser aprender, nenhum aprendizado acontecerá, no entanto, se ele quiser, terá excelentes aprendizados, mesmo tendo um péssimos educadores.
A atitude é a nossa melhor professora. Nenhum planejamento ensina tanto quanto colocar a mão na massa.
Na escola, quem ensina não tem o respeito e a referência dos alunos, mas o punidor. Atitude esta do coordenador e aquela do professor.
- Relacionados
- Poemas para revelar o amigo secreto
- Poemas de Amizade e Saudade
- Poemas sobre saudade para transformar ausência em palavra
- 43 frases para amigo secreto (meu amigo secreto é uma pessoa...)
- Frases de despedida para refletir sobre finais e recomeços
- Mensagens de despedida para amigos para marcar o coração de quem parte
- Versos e Poesias para Amigo
