Poema da Liberdade
Parábola da Caverna - Platão
"Ainda que se tente salvar alguém, alguns ou todos, com conhecimento à liberdade, a luz arde nos olhos de quem acostumou-se com a escuridão, e poucos, ou por vezes, nenhum assim no costume aceitará sair da rotina que lhe é suficiente causa de prazer, conforto e estilo de vida. Porém, todavia, problema mesmo seria sair desta prisão, voltar à ela e deixar-se convencer que ali, assim é realmente melhor. Certeza o fardo da morte seria mais leve."
Em tempo de adolescência se concluiu uma grande separação. Se separou, motivo havia, ainda que familiares, causa de vida que entendo melhor resolvida pela vontade de ganhar. Não muito tempo depois, embora um tempo de velhice, uma nova separação, feita também pela liberdade, mas novamente por força bruta. Hoje, gerações à frente ainda somos perfeitamente forjados com grilhões. Gritar é pouco, cada área o seu jargão, assim desejo melhor que separar, melhor que ressignificar, seja a arte de compartilhar.
Se o que se quer vem motivado pelas emoções e estas são o que nos aprisionam a mente, o corpo e a alma, a avaliação segura em fazer ou querer diferente daquilo que emocionalmente nos motiva não passa do desejo à elevação de sentidos, a formar também essas emoções. A liberdade além de não ser constante é apenas um passageiro insight onde se descobre, inventa ou simplesmente se faz o que sem essa momentânea liberdade seria impossível realizar.
Espalhe gratidão por onde for, ela contagia mais do que vírus, cura nossa alma e arranca belos sorrisos.
Não importa a narrativa, o contexto ou o desfecho, no livro da vida o que realmente faz a diferença é saber aproveitar o melhor de cada momento.
Os que se vestem com o Manto da Consciência não se descuidam, nem ousam negociar a Sagrada Liberdade de Pensar por conta própria.
Às vezes, para alcançar a Graça de aprendermos a nos perdoar — e nos libertarmos das Amarras Invisíveis — é preciso aprender a Perdoar os Outros.
“Talvez” um povo, em sua maioria especialista em quase tudo, só caiu nas Armadilhas da Polarização por puro capricho.
Ao lado de um cacto no deserto pode florescer um girassol, tenha fé, Jesus está chegando para lhe ajudar.
Quanto mais cedo você aprender a dizer NÃO para as pessoas, mais cedo você se liberta e evita frustrações.
Dizer não é libertador.
