Poema da Liberdade
Nossa liberdade vai até... Nossa liberdade vai até onde começa a liberdade do outro. Isso significa que somos livres para agir e expressar nossas opiniões, desde que não prejudiquemos ou interfiram na liberdade e nos direitos das outras pessoas. Respeitar o espaço e a liberdade alheia é essencial para uma convivência harmoniosa.
Se o comunismo já visto ofereceu alguma liberdade aos indivíduos, ela está relacionada a imposições: se calar ou não expor ideias; trabalhar ou não ficar ocioso; estar de acordo com o regime ou exilar-se, tendo a prisão como terceira imposição ao desacordo. Já no capitalismo, se há alguma opressão, está relacionada ao distanciamento entre os mais competentes, inteligentes e voluntariosos e os medíocres, pois estes ficam segregados na liberdade inócua. A liberdade é um bem precioso, que não admite ser preterido. Quem a possui fica compelido a usá-la de forma vigorosa, sob pena de ser excluído de suas benesses
"Só seremos verdadeiramente livres quando nos libertarmos do ego; até lá, a liberdade será apenas uma ilusão."
"Que a sua voz ecoe como uma sinfonia de liberdade, inspirando outros a dançarem ao ritmo de suas próprias verdades."
Na Democracia você é feliz porque tem a liberdade de viver como um verdadeiro idiota, pode pagar impostos e obedecer pacificamente ao governo.
Coragem para guerrear; liberdade para expressar; buscar a essência do Iracema; Teófilo Otoni é berço do amor fraterno; escutei a vontade do meu coração; o sangue há de jorrar com profundidade para demonstrar todo o meu amor por você.
Apesar de não termos a liberdade de escolher o local ou o ato de nascer, que tenhamos a possibilidade de moldar o nosso destino através das nossas escolhas e ações.
Não permita que falsas percepções intimidem sua liberdade e expressão da verdadeira essência. Busque, em vez disso, compreender e abraçar suas potencialidades, reconhecendo-as como manifestações únicas da perfeição.
Eu precisava ter essa liberdade na vida, que só pode ser alcançada quando se sonha alto e arrisca.
Procurei a liberdade no mundo e encontrei uma prisão. Busquei uma aventura e me deparei com a solidão. Ao tentar ajudar ao próximo, recebi ingratidão. Busquei ganhar dinheiro, mas tudo foi em vão. Busquei amar incondicionalmente e me deparei com a traição. Procurei um amor verdadeiro e encontrei apenas vaidade. Busquei a paz nos prazeres da carne e encontrei a ansiedade. Numa paixão, tentei curar meu coração, me deparei com a depressão. A verdadeira felicidade nunca esteve tão distante ou tão próxima do outro lado da cidade, mas sempre esteve ao meu lado, dentro de mim, na minha própria vontade.
Nossa consciência tem total liberdade de decisão ou é influenciada pelo inconsciente e subconsciente?
As forças fora do nosso controlo podem levar-nos tudo, exceto a liberdade de escolhermos como respondemos a uma dada situação. Não podemos controlar o que nos acontece na vida, mas podemos sempre controlar o que iremos sentir e fazer quanto àquilo que nos acontece.
Rasgo meu coração, para jorrar o sangue da liberdade, adubado com o fermento da coragem em expressar admirações profundas a quem merece receber flores em vida. Teófilo Otoni é terra de talentos culturais, e como menestrel do Vale do Mucuri, deixo minhas palavras de chilreio em prol da cultura da paz e do amor verdadeiro em prol do humanismo exacerbado que aflorou na sociedade para calcificar o vírus do ódio a fim de ceder lugar ao cromossomo da cultura da paz.
Temos os livres-pensadores, todos muito anti-fascistas, muito pelo respeito à liberdade de roubar, de mentir, de matar. Para esses tudo o que é ordem, respeito, hierarquia, autoridade, responsabilidade, não passa de fascismo.
O que é ser livre em um mundo coberto pelo medo?
Que liberdade podemos desfrutar se não sabemos até aonde podemos ir, pois o livre arbítrio do ir e vir, não nos pertence, pelo menos para a classe desafortunada de seguranças privados, de condomínios fechados, de carros blindados, de proteção por não pertencer de nenhum dos lados, e ainda por cima, temos que ver e ouvir tudo calado, pois é uma pequena garantia de não terminarmos velados.
Que sempre exista a liberdade para nós nos expressarmos. Se alguém não gostar ou ficar chocado ou incomodado, essa pessoa tem um problema consigo mesmo.
