Poema da Ilusao
Vida é ilusão e só a bondade salva
A causa da existência
É parte de nossa vida
Dentro da referência
De certa meta escolhida
Vida tem começo e fim
A existência também
Pois, o mundo é assim
Na ilusão de viver bem.
Inicia pela infância
Com a ligação familiar
De cuidado e elegância
Como modo de nos criar
Um mundo de fantasia
De sonho, de amizade
Brincadeira e alegria
Confiança e lealdade.
Vem a bela adolescência
Com pendor independente
Ignorância da vivência
De algo mais consequente.
Às vezes cheia de valores
Daqueles da vida mundana
Submissos a exploradores
Que sempre ao tolo engana.
Logo vem a maturidade
Também a união conjugal
Filhos de tenra idade
Pensamento desigual
Precisa estar convicto
Se for mãe parece linda
Pai já não é tão bonito
Quando a mocidade finda.
São vários os tropeços
Na vida de cada um
Às vezes sem endereços
Nem rumo a lugar algum.
Começo e fim da vida
Independem de virtude
Com a duração vencida
Vem a morte ou finitude
A finitude ao chegar
Não traz cartão de visita!
Vem só para exterminar
Aquele de quem necessita.
Não marca hora nem dia
Nem pede licença a ninguém
Chega de mão vazia
Executa o que lhe convém.
Aí, não tem mais escolha
Diz a Sagrada Escritura
O cristão vira uma bolha
Desce a lúgubre sepultura! ...
Assim, a vida é uma ilusão
Difere apenas se houve nela bondade!
O que abre caminho a salvação
Volta a alma ao Pai na Eternidade!
Além do que Carl Sagan fala.
"A escolha é uma ilusão entre os que tem poder e os que não tem poder"
Na verdade não, isso é do filme Matrix, mas até o atual momento eu tinha certeza de ter lido essa frase no livro "O mundo assombrado por demônios", quando isso nunca existiu. Apenas um lapso de memória criado pelo meu próprio cérebro que me fez acreditar fielmente nisso.
"Tudo só existe dentro da nossa compreensão"
Isso não me fez menos informado ou mais burro, parte do processo humano é o erro. Reconhecer, aprender e evoluir são os alicerces.
Amantes Desejados -
O suor dos nossos corpos
encheu o quarto d'ilusão,
correu meu corpo, a tua mão,
parando fixa nos meus olhos!
E a tua língua no meu peito
e o teu olhar no meu olhar
gemi palavras a gritar
envolvido no teu jeito!
Fomos um naquele instante
e eis que o tempo por momentos
foi eterno para sempre ...
E adormeci no teu regaço
e foram tantos sentimentos
que fiz dos versos os teus braços!
Eternamente
Sobre o sonho escrevi teu nome um dia
Mas a ilusão a levou tal escrita na areia
Onde o mar apaga, insisto, mas todavia
A emoção vela pra que a saudade a leia
Ó fado breve, tão fugaz, desdita aflição
O que é mortal tem seu tempo. O final
E nós passaremos, e os enredos ficarão
Afinal, o que ampara é o vínculo imortal
E, assim, me parece que só o vil perece
Não! O amor, o afeto, nem tudo some
Coração consome e a alma engrandece
Nos meus versos, jacente é o seu nome
Então, nos teus abraços, eternamente
Recordação duma felicidade incontida
Tão grande, querida, vontade se sente
Pois, lembrar-te-ei mesmo após a vida!
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
19 dezembro, 2022, 05’42” – Araguari, MG
POESIA " INCÓGNITA NO ABISMO "
Do abismo da ilusão
Onde vivem os poetas,
Na loucura da paixão de
Um cadáver adiado ao
Lado do tempo, uivam os ventos
A lua cheia em estado de demência
Emiti na atmosfera energias
Românticas de dramas
E tramas, onde o poeta
Se engana em se perder
Estando achado...
Enquanto que embaixo dos lados,
Uma rocha firme imprime
Pegadas lentas nas terras
Que ainda o vanto no
Tempo não varreu...
De tudo ao poeta vivo
Que valeu, ficou aquilo
Que não morreu na
Intenção dos passos
De uma ação tão pouca
Por tanto tão muito
Ainda de vir...
Nilo Deyson Monteiro Pessanha
Real ilusão
Aos sonhadores que nos rodeiam
sinto lhes informar.
Vem aos seus pés deitar
a mais amarga ilusão.
Ter em suas mãos
a magia das estrelas,
a pulverizar suas torpezas,
reluzir em seu caminho.
Passos velhos sem destino
não mais haveriam.
Pois ao seu lado corriam
anjos virtuosos.
Sorridentes adoradores vossos
zelando ao brilho estelar.
Desejam somente estar
no raio da aura divina.
Aroma fresco de ravina
áureos campos verdejantes.
Por eles passam viajantes
em busca da felicidade
És na mesma realidade
nossa busca pela magia.
Entorpecida em alegria
realidade sempre viva
Se esse acordar ao seu lado não fosse uma doce ilusão;
despertaria em novos sonhos, cada amanhecer na contramão.
Imaginar seu lindo sorriso como um raio de sol a me despertar,
faz-me um grande crente na possibilidade de me apaixonar.
Eu, que nunca senti nada verdadeiro por ninguém;
sinto por você algo novo, tão intenso e até mais além.
Se pudesse um dia segurar-me seu seu acalento,
sentiria o quão vibrante se tornou meu sentimento.
Há tantos desencontros, como o nosso, longe de um combinado;
mas fui surpreendido pelo seu jeito e por sua beleza nocauteado.
Há silêncio proposital em minhas falas e uma resistência em me aproximar;
mas meus olhos se distraem de qualquer fortuna, fico preso no seu olhar.
Cedo demais para chamar de amor, tarde demais para poder me desviar.
Sinto doçura na sua presença, já acordo feliz e ansioso para te encontrar.
A pressa mata a perfeição
Podendo te levar à procrastinação e depois para a auto-ilusão
A paciência te trás a razão
Trazendo-lhe a mais conhecimento e a sua evolução.
O paraíso ao teu lado
Foi um amor desperdiçado
Não faz sentido acreditar
Nessa ilusão
Então fala que não
Entendo que a vida é passageira
O tempo é só uma ilusão
Na vida se faz muita besteira
Na ponte entre a mente e o coração
Quem nunca se viu em uma prisão
No cárcere privado em si mesmo
Enroscado nas raízes da ilusão
Onde até um suspiro lhe faz medo
Guardando como segredo
No mistério da existência
Mesmo assim causando medo
Onde perde a consciência
Chega de ilusão
Eu quero sentir
Sentir você
Tudo o que tem a oferecer
Quero sentir
Dá seu jeito
Vêm pra mim
Enlouquece meu corpo de prazer
Quero viver
Sentir o momento
Não importa o por vir
Enlouquece meu corpo
São desejos que quero concluir
Em você quero evidenciar
há uma mulher que não dorme em mim.
Poesia de Islene Souza
Por muitas vezes nos questionamos de nossa própria fé.
Será ilusão?
Será loucura?
Será que estou no caminho certo?
Mas se não for a fé a nos dar força,o que nos dará?
A amizade irá te trair,o amor vai te abandonar,os inimigos vão gargalha,mas olhe no espelho e veja o quanto que você é forte e lembre orixá não está em cima,ou do lado,ele habita dentro de você !
RASTROS DE ILUSÃO
Lembro bem daquele mês de janeiro,
daquela praia em recanto sem par,
do desejo insano de a encontrar
e, enlaçar seu corpo, esbelto e faceiro!
A brisa, trazendo o aroma do mar,
mais parecia um sussurro agoureiro
dum adeus previdente e derradeiro
praquele amor de verão, singular!
O tempo avançou, porém, o desejo
de tê-la inda ficou, ardente e pleno
pois, na paixão a loucura norteia!
Então, prenhe de ilusão, num lampejo,
Quis ver de novo a praia, o mar sereno,
Mas, só vi rastros de beijos na areia!
me pego sentindo saudade
da ilusão que tinha do seu belo amor
sentindo saudade daquilo que de tão bonito você fantasiou
sentindo saudade daquilo que não existe mais
momentos bons para nada
e no fim restar somente a doce magoa
Realizar o seu sonho...!!!
(Nilo Ribeiro)
Nunca perca a esperança,
Jesus não é ilusão,
mantenha sempre a confiança,
pois, Jesus é a Solução
o sonho pode se realizar,
basta prudência e disciplina,
basta em Jesus acreditar,
pois, tudo, tudo Ele ensina
o sonho já é uma conquista,
é desejo do seu coração,
não perca o objetivo de vista,
assim, Jesus vai te dar a Mão
confie no tempo divino,
faça tudo com amor,
o seu sonho tão genuíno
será concedido pelo Senhor...!!!
“Faça tudo com fé e amor,
Jesus te mostra o esplendor”...!!!
Amém...!!!
DESENGANO
Na ilusão daqueles dias
Com pureza d'alma
Ela acreditou que o sorriso era sincero
Que o abraço era fraterno
Que existia um bem querer
(...)
Qual poeira levada pelo vento
Pelos caminhos dessa vida
O que havia de bom, se perdeu
A boa fé, sentindo-se traída
Com uma lágrima, disse adeus.
Valéria R. F. Leão
