Poema Arte
A Terapia Holística, que sob outros nomes, existe desde os primórdios da humanidade, possui sua própria lógica singular, muito mais para a subjetividade da Arte, do que para a objetividade da Ciência.
Os atos criativos que dão origem as mais belas artes são as somas das alegrias e tristezas que viveram seus autores quando passaram entre o céu e o inferno...
Capoeira rasteja e dá bote igual cobra, voa igual morcego, é coice de uma mula, é pulo macio igual gato, é a leveza de uma arraia, é feroz igual uma onça, é foleira igual macaco. É poesia, é jogo, é arte, é expressão, é luta. A luta de resistência à violência é uma característica marcante na capoeira. Notamos que apesar de toda violência e repressão envolvendo a capoeira, alguns capoeiristas e mestres deixaram verdadeiros tesouros filosóficos capazes de incentivar a eclosão de uma cultura de paz na capoeira. Percebemos, também, a influência da capoeira sobre as nossas funções psíquicas: sentimento, pensamento, sensação e intuição. Resumindo tudo capoeira é um Show! É cria de brasileiros para o Brasil e para o mundo, ou melhor, é patrimônio cultural da humanidade. Orgulhe-se do que é nosso.
Detemos de estímulos e percepções diferentes, sui generis e excepcional à estética de cada obra de arte, para a qual se trabalhou a beleza da expressão plástica.
Não tenha vergonha de ser você. Não tenha vergonha de expor
seus sentimentos e manifestar a sua arte. É com a liberdade de expressão que fazemos a diversidade.
Uma aluna me perguntou hoje: E se durante o ultrassom o médico pudesse dizer que a criança seria gay, trans e "tal" será que os cristãos aprovariam o aborto?
A questão é que é uma questão sem questionamentos onde ao se questionar causa novos questionamentos inquestionáveis que continuam questionando a questão.
Segundo Sócrates, existem quatro tipos de loucura: a profética, a ritualística, a amorosa e a poética. A única regra é o desregramento! A insânia é fundamental para a inteligência, para a arte, para a ciência... A loucura é o preço que se paga pela genialidade, já a ignorância, é o presente dado pela mediocridade.
"O Impossível: uma teoria, um conjunto arquitetado e orquestrado de ideias geniais, uma obra... Absolutamente nada disto citado pode dar conta da REALIDADE! Mas, estamos nela, vivenciamos, sentimos, pensamos... Mesmo mergulhados nela e fazendo parte da mesma não é possível dar conta do que percebemos, conjecturamos... Mesmo assim, a estrada humana baseada na Arte, na Filosofia, na Ciência, e para muitos, na Religião, pode, cada vez mais, dar conta desta complexidade em movimento..."
“As tradições tendem ser: sedutoras, imperiosas, dogmáticas, resistentes ao novo e logicamente a toda ou quase toda mudança, vivem num estado de existência parecido com o estilo rococó da Arte... Pura busca de aparência e exaltação! Continuidade! E, ao estudarmos suas origens, encontramos um grupo, por vezes seleto, de pessoas, formuladores e mantenedores de suas ideologias, ou, a ideologia predominante da tradição!“.
Em tempos passado o homem sempre se maldizia das guerras, da miséria e também dos governos. Como eram felizes não conheciam a burocracia
O tradicionalismo nunca me foi de todo completo se não acompanhar significado, nem que esse significado seja o jeito parnasiano de fazer a arte pela arte.
