Pessoas sem Conteúdo
Julgar a capa de um livro sem ter lido o seu conteúdo é o mesmo que dizer que há leitores sem conhecimentos.
Entre vírgulas, pontos e reticências o livro vai ganhando conteúdo e entre reticências, vírgulas e pontos o relacionamento vai se acabando.
Um erro em uma prova pode decorrer tanto da falta de atenção quanto da falta de conteúdo; distinguir as causas é fundamental para corrigi-las.
Não fique surpreso se escolher um bom conteúdo ao invés de lixo cultural e perceber que está ficando sozinho em suas escolhas.
Ela diz que o ponto é pra quem está presente,
Mas o que importa, afinal, é o conteúdo consciente?
O aluno, com sua falta, a esperança guardada,
Enfrentando a luta, a jornada cansada.
A professora, de mesa fechada, sentada,
O ano todo ausente, a mente calada,
E quando o aluno, com esforço e dor,
Pede o reconhecimento do seu labor...
"Faltou!" é o argumento, a razão sem dor,
Mas o que ela esquece é que o aluno tem valor.
Ele, que mesmo nas ausências da professora,
Continuou, buscou, a cada dia, a sua hora.
A sala vazia, o olhar de quem não se importa,
Enquanto o saber se escapa por uma porta,
A falta de um ponto, por causa de uma ausência,
É mais do que nota; é falta de consciência.
Ela, que deveria ensinar a luta e a dignidade,
Ensina com suas faltas a crueldade,
Mas a crítica, como faca afiada, vai cortar,
E a verdade, como luz, vai iluminar.
No fim, o aluno, com suas vitórias e quedas,
Sabe que o saber não se mede em horas ou regras,
E que a luta por justiça, por igualdade,
Não depende de pontos, mas da humanidade.
A mídia se vende como filtro, mas em vez de limpar o conteúdo, colore a realidade com as tintas de quem a controla.
Nas interações interpessoais, é essencial respeitar a expressão do outro, focar no conteúdo da mensagem, evitar generalizações e comparações, e manter uma comunicação respeitosa e sem mencionar terceiros.
Eu vejo que preciso me afastar das redes sociais, pq elas não te dão um bom conteudo, não te dão um conteúdo interessante pra vc estar ali, mas por falta de opções, eu acabo estando nela e vendo tudo isso que se dependesse de mim eu nunca teria visto na vida, nunca teria interagido de alguma forma com aquilo, até pq, mesmo eu não tendo nada a ver com o assunto, a gente se sente na obrigação de escolher um lado numa discussão que nem é nossa, e eu prefiro gastar o meu tempo fazendo coisas que serão importantes pra mim, e não ficar vendo ladainha de quem faz o que pra quem.
Quero me retirar de toda essa informação permanente e imortal que não me agrega em nada além de ansiedade e perca de esperança na vida. Me fazem pensar em problemas que não são meus, tentar encontrar soluções que não são pra mim. Pq mesmo dentro da minha casa, a internet me trás todas essas informações irrelevantes que eu não pedi pra ver.
O Twitter, pra mim, é um app que utilizam para estudar a massa que dele se utiliza, é por isso que tem as bolhas. O Twitter era pra ser todo mundo junto, se conectando, conversando. Hoje em dia é briga, exposed, ameaça, vídeo de morte. E aí como um tem a opinião diferente do outro, eles se atacam e já geram uma briga de uma bolha pra outra bolha.
E aí quando o post de fulana “fura a bolha “ pq alcançou o tio de público que não tem conhecimento sobre como o negócio funciona, ela decide excluir o post. Mas a função do Twitter não é essa? Juntar vários tipos de pessoas de classes sociais diferentes e culturas diferentes e deixar isso como um bom conteúdo de consumo? O Twitter na minha época era pra isso. Pra vc poder desabafar e conversar com alguém que precisasse.
Me perdi do momento inicial do texto, mas a real é que não era pra ter bolhas dentro do app, Era pra vc entrar e ver tweets de todo mundo. E a partir do que vc vê da realidade da pessoa, vc já vai moldar outros conhecimentos baseados literalmente no que vc leu e ouviu. Ninguém é obrigado a concordar com nada, mas, nos, usuários, separados em bolhas assim é quem saímos no prejuízo de não conseguir aproveitar por inteiro a opção que a ferramenta dá pra gente
A gente entra na rede social e não sabe o que vai ver primeiro. Anúncio, reportagem de tragedia, caridade, pobreza, doença. Depois de vc consumir todo esse conteúdo, o aplicativo já se torna pesado. Já deixou de ser um app pra descontrair e conhecer pessoas novas, até pq. Pra conhecer alguém novo nas redes sociais, eles podem nem existir
O Instagram é o verdadeiro lixo de todos os aplicativos. Vc entra naquela bosta só pra ficar vendo o que os outros tão fazendo. Tem que ser muito desocupado pra isso. Abre o insta e vê a menina de biquíni com um corpo muito mais bonito que o seu, claro. Porém vc pega a sua inveja e engole ela pra vc. Ok,. Nesse momento essa foto da menina no biquíni já tá no seu subconsciente e se ele te sabota, ele vai te dizer que vc não consegue, que seu corpo é diferente do dela ou que vc não vai se empenhar o suficiente pra ser como ela. Nesse ponto, ela vai dizer que é verdade e se auto sabotar
Além disso, temos as notícias nos jornais que acabam a cada dia com a esperança de um mundo melhor, causando drama, medo, repulsa a quem assiste.
Mas, pra aliviar um pouco a tensão, uns posts engraçados pra vc se distrair e dar risada e compartilhar com os seus amigos.
Ai. O trabalho do Instagram foi feito. Ele te dá todos os gatilhos para que cada um comece a odiar algo em si próprio, ele tá a distração pra que vc não pense muito nisso, afinal, vc está assim e está bem, não é mesmo? E é nesse momento que vc pensa que está bem, vai dormir.
O segredo do segundo dia: será assim novamente, com novos gatilhos que vc nem sabia que tinha, mas que agora precisa consertar!
Desse feed infinito de comparações, de compras impulsivas, de fofocas que não me incluem, de dicas sobre coisas que eu nunca vou usar na minha vida, eu me retiro.
Eu me retiro dessa obrigação de ter que estar perfeita pra postar uma selfie pra ganhar likes.
Me retiro dessa obrigação de ter que tirar uma foto *assim* pra combinar no meu feed
Me retiro desse ambiente inóspito que virou o ambiente de ~relaxar~ de quase todas as pessoas, que ainda não percebem o quanto isso te suga
Não suga só o seu tempo no relógio, suga a sua autoestima, suga a sua capacidade de fazer coisas, suga a sua mente, que acredita que isso aqui não faz mal e é só um passa tempo.
Eu estou escrevendo isso pq eu fui sugada. Fui sugada pelos likes, pelas views, pelos seguidores, eu tive muitos mesmo, por um tempo, mas eu queria não ter tido, e poder pegar o tempo que eu perdi aqui de volta tbm. Pq esse aplicativo não te tira só o tempo não. No começo, é só um entretenimento leve, mas quando vc tá lá, tudo isso começa a se transformar. Te transformar numa pessoa que acha que se acabasse esse app, vc não tem mais vida, acabou. Mas é o contrário. Você só vai voltar a viver, fora disso aqui
Eu tenho dois mal hábitos que quero perder, mas ouvi dizer que só se perde um hábito colocando outro no lugar dele. Então, meu mau hábito é fumar, qual hábito eu poderia por no lugar dele? Pensei em “fazer 10 polichinelos toda vez que tiver vontade de fumar”
O segundo é o meu consumo da internet
Meu celular que tem que estar sempre aqui pra mim, e não eu sempre aqui pra ele. Sair e deixar o celular no outro cômodo parece um crime hoje em dia, deixar descarregar é quase tão irresponsável quanto deixar de tomar um remédio importante.
Ficamos no celular o dia inteiro esperando que alguém nos mande uma mensagem. E quando ela não chega, ficamos deprimidos pq não chegou. Ai vc olha em volta e fica mais deprimido pq sua vida tá parada do mesmo jeito que estava quando vc pegou seu celular, pq as coisas não se fazem sozinhas, pelo menos, não pra maioria.
Sendo que não temos obrigação nenhuma de dar urgência pra uma pessoa que te mandou uma mensagem. Não temos que dar urgência em assistir o vídeo de sei lá quem.
Não temos. Não somos obrigados. Vc só se torna obrigado do seu habito. O hábito que vc criou de dar emergência pra essas coisas.
Mas quando tá doente não tem essa urgência toda pra ir no médico. Não tem essa urgência toda pra fazer um favor pra um familiar ou um amigo próximo que tá precisando.
A nossa urgência deve ser com o agora. O agora é urgente mesmo. Ou é agora ou não é. O que você vai fazer fora dessas redes sociais é o que importa de verdade, mesmo que ninguém veja, é isso que tá sendo importante
Tá sendo importante pq vc está fazendo, pq vc está pensando, planejando, para que dê certo
O like não é a validação que vc precisa. Os memes engraçados não são a alegria que vc precisa pra sua vida. As notícias trágicas reportadas não te afetam a sua saúde.
Só precisa de ego quem não sabe o que é. É preciso humildade de se olhar e dizer ao ego “isso eu tenho certeza que eu sou” “mas isso aqui eu sei que eu não sou tanto” e tá tudo bem
Não tem nenhuma indagação, com qualquer conteúdo, que seja proferida por alguém; que outra pessoa, por educação, não possa responder com presteza, coerência, sabedoria, gentileza!
O bom professor preocupa-se com o conteúdo que vai ensinar, mas o excelente se preocupa com seus alunos.
Ensinar não é apenas expor suas ideias ou o conteúdo planejado, mas dá atenção aos seus alunos fazendo uma leitura dos que estão em sua sala.
Poema - Dama Da Noite
Quem ver capa, não ver conteúdo
Vou dizer a moral de tudo
Contar a sua história
Teve que sair da escola
Abandonada com barriga
E depois de uma briga
Foi expulsa de casa
Não era o que você pensava
Sem estudo e sem experiência
Abraçou o que veio na sequência
Não aguentaria ver o filho com fome
Quem compraria a fralda e o danone?
Na parte do dia
Ela cuida da sua cria
E de noite tem que ir trabalhar
Pagar aluguel e uma babá
Com a parte do dinheiro
No outro dia passa o carteiro
Deixando talões de água e energia
Isso não é apologia
Relata alguém que não teve saída
E desse jeito ganha a vida
De programa em programa
Consegue uma grana.
E não é de hoje
Que mais uma garota na noite
Entra no mundo da prostituição
Com poucas opções
Foi a única que não dava em cana
Para cuidar de quem mais ama
Recusou fazer aborto
Não quis ver o filho sendo criado pelos outros
Sonha em voltar a estudar
Se formar, uma vida melhor poder dar
Para o seu filho um dia
Quem sabe construir uma nova família.
"Papagaio de IA" é o usuário que se limita a reproduzir conteúdo da inteligência artificial, revelando ausência de conhecimento genuíno.
A educação do presente corre o risco de formar consumidores de conteúdo, não pensadores autênticos.
Estamos educando para a profundidade ou para a pressa?
A informação está acessível como nunca, mas sem reflexão crítica, ela se torna apenas um dado que passa, e não um saber que transforma.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp