Pessoas Más
Avise-me quando tiver um tempo, caso eu não esteja, por favor, deixe recado. Passo por maus bocados sem a menor notícia sua, vivo um grande tormento olhando os velhos retratos.
Em cada ser humano está contido todos os tipos de sentimentos. Bons e maus. Cabe a nós descortinarmos os melhores, e deixa-los vir à tona, e se tornarem nossos companheiros da vida inteira. E que possamos mentaliza-los para todos e tudo ao redor. Família, amigos, inimigos, conhecidos, desconhecidos, plantas, animais... Nas esferas mais próximas e mais distantes. No micro e no macrocosmo. Assim estaremos dando um passo para sermos pessoas melhores...
Como nós futuros educadores físicos vamos fazer para conter o avanço da obesidade se os maus hábitos começam na mesa de casa?
Aqui me refiro aos casos de má alimentação e sedentarismo. O que vejo casa vez mais e mais são as pessoas trocando o café da manha, almoço ou o jantar por alimentos vazios, pobres em nutrientes, vitaminas e minerais. Ricos em sal, açúcar, gorduras saturadas, corantes. Transformam em hábito a ingesta de sanduíches, pizzas, refrigerantes, frituras, salgados de padarias ou de lanchonetes, chocolates, tortas açucaradas, bebidas alcoólicas, tira-gostos em barzinho. Tudo isso com pouca ou nenhuma atividade física, para mim isso se configura como o novo câncer da sociedade. Depois se enganam e vivem a se lamentar que não conseguem emagrecer e que a cada dia fazem é engordar e culpam a tudo e a todos menos a eles mesmos, tampouco querem ouvir conselhos ou mudar de vida.
Presenciei recentemente crianças de 4 e 5 anos, crianças até com grau de obesidade evidente se empaturrando de docinhos com muitoooo açúcar, manteiga, gordura, corantes, chocolates, salgadinhos fritos em óleo, bolos e tortas com muito recheio e coberturas, pães e muito muito muito refrigerante de todas as cores e sabores. Balas e pirulitos. E adivinhem tudo isso comprado com o dinheiro dos seus próprios pais. Ai pode ser que chegue alguém aqui e diga assim:
isso é exagero você é neurótica, foi apenas uma festinha.
Eu contudo, digo assim:
não é apenas 1 festinha, são festinhas, aniversários, confraternizações, reuniões de escola e de igreja, passeios na praia, tardes na piscina, e assim vai..
Não se tem o hábito de comer frutas no Brasil, pasmem, um pais rico em todos os tipos de frutas. Se alguém sugerir que se faça uma confraternização regada a frutas e massas integrais vão dizer que não tem sentido, que não tem graça. Que fruta e caro. Caro é um sanduíche por 10 reais ou mais, caro é um refrigerante por 5 reais uma pizza por 40 reais, um absurdo, quantos kg de frutas podemos comprar com 40 reais? podemos comprar 1 kg de maça, rica em fibras, licopeno, água, pectina e fitosterol por menos de 3 reais em qualquer supermercado. Não se trata apenas de vaidade como muitos pensam. Tratar ou evitar a obesidade é questão de saúde e bem estar físico, mental, social e emocional.
Então minha gente vamos parar de arrumar desculpas e mudar de vida JÁ!!!!!!!!
Texto de:
Veruscka Pires Pina Tuma.
Graduanda em Educação Física pela Universidade Estadual Da Paraíba - UEPB
E aos inimigos, lhes dedico o meu mais sincero e puro sorriso. E faço dos maus alheios, o meu mais amavél ponto de perdão.
Os animais irracionais, podem ser ferozes e maus, mais a principal causa da destruição da terra é o homem.
Me critique se eu estiver errado, quero desabar tudo com voce, partilhar os bons e os maus momentos, me ame quando eu precissar e quero viver consigo e estar sempre consigo.
Quantas vezes nos deixamos levar por maus pensamentos falamos e agimos de maneira que, depois, nos arrependemos? Como é difícil passar por esses momentos, mas eles, também, são preciosos e de aprendizados. Queremos controla r tudo não só a nossa vida como a dos outros também e, quando perdemos esse controle nos desesperamos, ficamos tristes, nervosos, irritados e julgamos, como julgamos, queremos que as pessoas sejam e ajam como nós, pois nos julgamos perfeitos, o que, na realidade, não somos. O dia em que entendermos e aceitarmos que cada um tem sua própria estrada de aprendizado e que cada um é um espirito livre para agir da maneira que achar melhor, passaremos a viver bem. Quando isso acontecer, deixaremos de julgar e de tentar mudar as outras pessoas sabendo quem, assim como não queremos que elas interfiram nas nossas vidas, não temos o direito de interferir na delas. Precisamos tentar seguir em paz na nossa estrada.
... Amo os dias bons. E estou aprendendo a amar os dias maus, pois tenho aprendido que eles fazem parte desta existência.
A personalidade do indivíduo pode ser mal formada não somente pelos maus exemplos que o cercam, mas também pela ausência dos bons, que deveriam servir-lhe como opção de escolha.
PRAGAS E MAUS OLHADOS
Rude destino
Este que só me deixou
Desde menino
Ser o que sou
Sem ser o que queria:
Ator de ganha pão,
Cantor,
Escritor,
Poeta maldito,
Sonhador proscrito,
Padre,
Frade,
Na madre
Mãe do meu grito.
Maldito destino,
Espírito atroz,
Sem letra nem hino,
Demoníaco,
Algoz,
Cardíaco!
Maldita praga
Aziaga,
Me rogaram!
Aterrador olhar me deitaram
Logo à nascença,
Ou talvez até quando espreitaram
A barriga de minha mãe,
Quando como uma prensa
Começou a inchar
A crescer,
A medrar...
(Carlos De Castro, in Poesia num País Sem Censura, em 28-07-2022)
Os maus sempre se gabam das maldades que não fizeram mas que poderiam ter feito. É o jeito deles de se sentirem "bons".
Se os Teus olhos forem bons, todo o Teu corpo terá luz; se, porém, os Teus olhos forem maus , o Teu corpo será tenebroso.
Palavras de JESUS CRISTO , Mat.06:22 e 23.
Tem gente que olha uma roseira florida e só consegue enxergar espinhos..
