Pessoa Intelectual
A leitura é um tesouro inestimável que nos oferece a oportunidade de crescer intelectualmente, emocionalmente e socialmente. Ela nos desafia, nos inspira e nos transforma.
O problema maior, quando se trata de terminologia, está na honestidade intelectual e no interesse do nomeador dos bois.
Em criança, o tempo não existe intelectualmente, tampouco no relógio. O tempo é alteridade. São os outros que o marcam através da sua austeridade, adentrando ou abandonando, o nosso tempo-espaço. São os pais, mais saturninos ou mais uranianos, que marcam o seu compasso.
Somos uma espécie gregária, por mais que a vida intelectual – essa viagem que engendramos, e que nos engendrou – diga o contrário, e pregue o escape pela solitude. Mas não se engane: sua necessidade de validação (grupal, social, familiar) pode ser um mecanismo interno e inconsciente de auto sabotagem. No fim de tudo, é você e Deus, que vê o seu dentro.
"A dúvida é o ponto de partida para o crescimento intelectual, pois é através dela que questionamos o status quo e buscamos respostas mais profundas."
O brasileiro não cultiva o ideal de uma vida intelectual. Apenas valora um símbolo que teoricamente a um conjunto de conhecimento se refere. A fim de terem, "por certo", um escalonamento social.
O trabalho intelectual que gera ideia, percepção e variados julgamentos, sucede calado em nossas cabeças.
Intolerância disfarçada de intelectualidade.
Grande é quem se faz pequeno para entender a realidade alheia.
Não compreender um raciocínio por considerá-lo inferior, é uma justa prova de que se está no mesmo nível daquilo que se despreza.
A habilidade de usar uma linguagem adequada aos interlocutores e transmitir de forma clara seus pontos de vista sem ofender aos que lhe ouvem , é uma das principais características de um intelectual.
A capacidade de manter um diálogo, sem se exaltar, e acolher argumentações sem considerá-las como ataques pessoais, conduzindo-as no campo das ideias, evidencia um intelecto elevado.
Negar-se a ouvir quem pensa diferente, é a confirmação de que mesmo que se tenha estudado muito, não se aprendeu nada.
"Que a sua intelectualidade ultrapasse qualquer centelha do 'statu quo', e o ajude a dilatar uma percepção de estado de 'alteridade', ou seja, impulsione você a distender, uma categoria subjetiva de uma natureza distinta da sua realidade."
Impressionante como o ser humano tenta complicar tudo na vida para valorizar o pseudo intelectualismo humano como se ele estivesse acima de Deus.
O bom político no âmbito técnico da vida, não é aquele que possui somente a capacidade intelectual acima do nível do grupo majoritário do povão ou em seu grande potencial de persuasão, mas aquele que também consegue equiparar (da maneira mais próxima possível) a necessidade teórica da população em uma solução prática e eficiente para os mesmos.
Por que discriminar com base em algo intelectualmente não determinante como gênero?
Se você quer conectar-se com
Espiritual, emocional, intelectual,
se desligue da Rede Social, pois, sendo assim, nada será 100% vivido e real
Se dê um tempo, mergulhe no sobrenatural e resgate seu eu mais que especial.
Que com certeza tudo irá emergir no natural.
Lemos não apenas para desfrutarmos de um banquete intelectual do autor, mas, principalmente, para exercitarmos o nosso pensamento. A força da literatura está, imprescindivelmente, em fazer pensar.
Educação escolar de qualidade não tem viço nas tecnologias deste tempo, senão os intelectuais do passado não seriam os melhores. CiFA
