Perdemos o que Deveria ser nosso
Não há notícia de liberdade
para quem não deveria
ter sido aprisionado,
Nestes tempos
drásticos de uma
pandemia que
ninguém sabe até
agora como vão parar.
Tenho escrito poemas
todo o dia para uma
Pátria e uma tropa
que não são minhas,
Mas nas minhas
veias correm toda
a América Latina,
Não consigo este
sofrimento ignorar.
Onde estão presos
os cidadãos a tropa,
e o General
que ainda está
preso injustamente,
não corre ar,
há carência material
em todos os sentidos,
E nem se sabe
se há comida
suficiente para
todos se alimentar.
Peço perdão
pela insistência,
não consigo parar
de pedir pelos
presos consciência,
Devolvam
cada um deles
para o aconchego do lar.
Para receber o diploma de jornalista o formando deveria passar por uma junta psiquiátrica e da mesma forma aqueles que possuem as concessões de jornais, porque a preferência pelo mal é algo que nunca deu para ocultar e agora mais do que está bem evidente por aqui.
Quem incendeia ou contamina o Meio Ambiente deveria ser tratado como terrorista, e não como um 'mero' criminoso ambiental.
Quem tem cargo em qualquer esfera Governo não deveria ficar postando notícias de jornais em matérias sensíveis ao interesse da população, e sim só postar informações originadas dos canais da esfera de Governo no qual pertence para evitar rumores e imprecisões.
Deveria ser a nossa liturgia divina,
Respeitar a cidadania
E o verbo na plenitude;
O ser humano é infinitude,
Ele vai muito além do dia-a-dia...
O conhecimento é a garantia,
Da boa convivência
E da imortalidade do pensamento,
É livre toda a manifestação de [pensamento
Que conduza a Humanidade ao [acolhimento.
Ah, tanta coisa deveria [ser
- e [acontecer!
Deveríamos ao menos ter fé
um no [outro;
E a boa convivência ser a lei,
- tratada como um [tesouro!
Enquanto existirem os poetas,
E quem os aprecie:
o mundo terá sempre alguém
que sonhe com a beleza e harmonia.
A poesia não espera nada além de
reconhecimento e fé na vida.
Eu deveria viver sempre assim:
em plena contemplação
com um bloco de escrever,
e com você no meu coração.
E sempre que surgisse a inspiração,
eu a simplesmente colocasse no papel.
Eu deveria viver sempre assim:
encontrando bons motivos
em todos os sinais da Natureza,
para escrever versos de amor sem fim.
Porque você é a minha inspiração,
A minha poesia e canção do céu.
Tenho todos os motivos para ser assim,
Escrevendo mesmo até sem motivo,
Encontrei o meu maior presente do destino.
Gente ruim dá nisso: faz sempre mal o seu serviço quando deveria fazer o melhor quando os bons estão ausentes.
Todo aniversariante deveria considerar o seu crescimento pessoal, emocional, profissional e espiritual já que são 365 dias para medir os esforços de sua competência intelectual.
Descrever o coração encantador, gentil e amoroso de uma mulher é uma gratidão que deveria partir de todos os homens que a veem respeitosa e sinceramente como heroína, linda, cheia de amor, de alegria e de gestos da ternura, cujos olhares, sentimentos e propósitos mil, brilham como as estrelas da noite e como a manhã de sol, irradiando a todos a sua força, coragem, virtudes, esforços e determinação em prol dos momentos mais sublimes, tenros e nobres, compartilhando com ousadia a sua fraternidade, dignidade e liberdade femininas para marcar a vida de quem tanto precisa delas para o mundo se tornar melhor.
Ele escorregou, onde não deveria ter escorregado; mas, soube porque pecou se não andasse escondendo o seu pecado. Lá vai ele, andando seguro e à vontade e, se um dia cair, arrependido, será assistido pelas mãos do Pai.
É interessante notar atualmente como o mundo deixou de ser um para o outro, quando deveria ser todos por um, lutando juntos pela felicidade alheia.
Quem traz problemas deveria apresentar soluções, pois com a mesma frequência que eles vierem, com a mesma intensidade deveria resolvê-los, mostrando respeito e honra para com aqueles que participam da natureza dos seus eventos.
Há nomes criativos para todos os tipos de aulas; mas, o conteúdo deveria ser o melhor da criatividade.
A vida do povo brasileiro deveria ser educada, ativa, cheia de motivações, de sonhos ousados, voltada à atitudes de servir com alegria, disposição e solidariedade, gerenciada pelos princípios étnicos, sociais e civis aos cumprimentos de seus deveres e obrigações e à conquista de novos desafios sociais, se aqueles que dirigem a nação pensassem, apoiassem e tratassem a todos com respeito e honra, assim como os da própria casa política, varressem de suas responsabilidades as sujeiras da corrupção, olhassem para os trabalhadores rurais com reconhecimentos públicos, valorizassem a classe dos professores, dos trabalhadores e estudantes com apreço e estima, promovendo o futuro dos profissionais, das famílias e da sociedade; e quanto aos pobres e aos necessitados, atendessem às suas necessidades, levando à termo em seus pronunciamentos o que ensina a bandeira nacional, desde à infância: ordem e progresso.
Provérbios existem milhares e milhões na terra; mas, o Livro de Provérbios deveria ser o principal aconselhamento para homens que desejam ser abençoados, bem-sucedidos e felizes com Deus.
Quem não se identifica como tal deveria ser barrado por qualquer autoridade pela sua falsa identidade, em caso de desrespeito à justiça.
O Gatilho da Memória deveria também lembrar e ativar o domínio próprio da língua, quando alguém pensar em acusação, maledicência e julgamento contra o próximo.
Aquele que tem culpa no coração deveria fazer uma oração a Deus para que remova a tristeza do seu rosto.
Que adianta acender velas para os santos, quando a sua alma deveria ser iluminada pela luz de Cristo!
