Perda de um Filho
Até a mais bela flor
Com sua perda se transformou
Numa sombra de nuvem incolor
Convertendo meu sorriso em dor
Não devemos temer a perda das pessoas que amamos, mas nos preocupar com a perda da capacidade de amar. (MCSCP)
A PERDA
Não adianta eu perdi
Perdi meu amor
Perdi, e só permaneci com a minha dor
Um amor é sempre um amor
Quem deixa de amar é porque nunca amou
Felicidade tem nome
Quem sabe um dia ela volta
Mas não com esse amor
Não adianta eu perdi
Vou esperar meu coração voltar a funcionar
Quem sabe assim volto a vida
E a paz voltará a reinar
A dor da perda de quem você realmente ama é compensada quando você a vê feliz embora não sendo do seu lado... mais quando se ama de verdade não se quer vê a pessoa amada triste.... não sofra por conta de tê-la perdido, mais sim por vê-la sofrendo.
Tem uma coisa que eu sempre me pergunto:
Qual a forma mais fácil, ou a pior, de aceitar a perda de quem amamos?
Quando a pessoa morre, somos obrigados a nos conformarmos, e vivemos cada instante desejando que tal fatalidade não tivesse ocorrido, pois se ainda estivesse vivo, teríamos momentos perfeitos, cheios de felicidade, sem dor...
E quando a pessoa simplesmente parte, nutrimos esperanças que ela pode voltar um dia, trazendo nosso ar de volta, jurando nos amar. Mas ela não volta, e você sabe que ela encontrou felicidade em outros caminhos, longe dos seus.
Isso vale para amigos, família, amantes...
Em ambos os casos, a dor e a saudades são imensas.
Quando ela parte porque quer, ainda temos o agravante do egoísmo e do orgulho ferido, por sabermos que quem amamos encontrou felicidade longe de nós.
E quando morre, é nosso ego que comanda, dizendo que a pessoa em quem projetamos nosso amor seria feliz e plena conosco.
Então, o que é pior?
Sofrer sabendo que quem amamos não vai mais voltar, e tal impossibilidade foi imposta pela morte?
Ou saber que ela até poderia voltar, mas não quer, então sofremos sua morte figurativa?
Peixes não vivem fora d'água, e aves não respiram nela. Estamos fadados ao fracasso. É uma perda de tempo. Eu sei, eu sei. Mas eu quero perder tempo com você.
Nunca lute pelo que você sabe que nunca será seu, afinal, isso não se chama luta, se chama perda de tempo !
Sempre pense mais em você do que nos outros.Pensar demais nos outros poder ser mera perda de tempo ou frustações futuras.
PERDA E ENCONTRO
É provável que você tenha conhecido várias pessoas que perderam seus empregos. Recentemente, soube que outro bom amigo ficara desempregado. Isso seria má notícia para qualquer um, mas foi especialmente brutal para meu amigo, porque o cargo da esposa dele havia sido eliminado havia apenas um mês !
O rei Davi sabia o que é perder o cargo, o que resultou em verdadeiro pesar e tristeza ( 2 Samuel 15:30 ) - multiplicado pelo fato de ter sido seu próprio filho Absalão quem havia usurpado seu trono ( v.13 ). Todos nós podemos nos identificar com Davi em seus sentimentos de derrota e tristeza. A perda de um emprego produz esse tipo de sentimento. O rei imaginou que seus dias de reinado sobre o povo de Deus tinham se acabado e disse: " Mas, se [ Deus ] não está satisfeito, que faça comigo o que quiser ! " ( v.26 ).
Davi escreveu o Salmo 3 quando estava fugindo de Absalão. Se você ou alguém que você conhece perdeu o emprego, aqui estão três coisas positivas que Davi encontrou ao sofrer uma perda. Poderão ser úteis a você também:
Humildade - Um emprego pode tornar-se uma fonte da nossa identidade e até mesmo de orgulho. A perda nos leva a um ponto de humildade diante de Deus e dos outros. Reconhecemos que é somente Deus " ...que exalta a minha cabeça " ( Salmo 3:3 ).
Dependência - A perda nos leva a um lugar de desespero. Verdadeiramente precisamos de Deus e da Sua provisão. " Eu chamo o Senhor para me ajudar, e lá do seu monte santo ele me responde " ( v.4 ).
Confiança - Não em nós mesmos, mas em Deus. Aprendemos um nível mais profundo de confiança naquele que nos " protege " ( v.5 ) e nos dá vitória ( v.8 ), hoje e sempre !
Você não precisa perder tudo quando perde seu emprego. Confie em Deus e na Sua provisão para hoje. - Tom Felten
Leia: 2 Samuel 15:13-30
Davi subiu o monte das Oliveiras chorando; ele estava descalço e havia coberto a cabeça em sinal de tristeza... ( v.30 ).
Examine: E Deus pode dar muito mais do que vocês precisam para que vocês tenham sempre tudo o que necessitam e ainda mais do que o necessário para fazerem todo tipo de boas obras ( 2 Coríntios 9:8 ).
Considere: A sua fé foi afetada por perda de emprego ? O que Deus ensinou a você através de dificuldades relacionadas ao emprego ?
Aprendi que:
A Distância nos ensinam a valorizar cada centímetro juntos de quem amamos
A perda nos tornam mais cuidadosos
A dor nos ensinam a sermos mais fortes
As dificuldades nos mostram soluções
A humildade nos levam a qualquer lugar
A vida é uma eterna escola que nos ensinam tudo, todos os dias.
Você que compreende que a dor da perda de um ente querido nos faz mais humilde, simples, humanos. Você que sente suas dores e aprendeu a sentir que, diante da sua resignação, a dor que dói mais é a dor do outro. Você que já não se ilude, sabe que tudo passa, até mesmo a mais forte tempestade. Você que já viveu dias difíceis que parecem não ter fim. Eu daqui lhe agradeço por ter sido quem você é.
