Percurso
A vida parece mais um rio onde as pedras e a as areias do caminho movem seu percurso e te faz seguir por um lado ou outro o qual vai encontrando espaço, as vezes a saudade te faz querer voltar mais o caminho não deixa pois já ocupou todo espaço e vai te levando por onde deve andar naquele momento!
O amor! Ele não é um percurso, é uma linda viagem. Não é um futuro, é o exatamente agora. O amor não é um compromisso, é uma escolha. Ele não é uma ocasião, ele é uma vida em forma de instantes. O amor é o que você sente, não o que você espera.
No caminho da história não importa qual foi o norte de partida, o que vangloria é o percurso que se percorreu.
Alguém me disse: "importe-se com seu bem estar". Então, eu lembrei de todo o percurso, e percebi que abrir mão do roteiro pode fazer eu me aventurar, mas também pode fazer eu me perder.
Curioso nossa trajetória nesse percurso chamado vida. Passamos todo o tempo aprendendo as diversas lições que nos são concedidas. Aprendemos a andar, a falar, a pensar. Com o passar dos anos aprendemos lições acadêmicas e aí, chega o momento de aprendermos a indagar. Passamos grande parte do tempo procurando respostas, mas quase nunca as encontramos. Nos esforçamos tanto em dar sempre o nosso melhor, seja, sentimentalmente, profissionalmente ou humanamente, queremos evoluir como pessoas, almejamos o melhor - o topo do pódio.... Passamos essa trajetória sonhando com o futuro, algumas vezes sentindo saudade de lembranças passadas, mas sempre temos um sonho em mente. A vida nos permite passar por "perrengues", nos quais, podemos escolher - superar ou nos entregar. Conquistamos bens materiais, conseguimos o reconhecimento por nossos próprios méritos... Fazemos viagens pelo mundo, amamos pessoas... passamos pela vida de pessoas e deixamos nosso legado. Somos movidos por sentimentos: tristeza, alegria, nostalgia.. Rimos, choramos. Temos medos, mas a ousadia em enfrentá-los muitas vezes é maior... Até que somos pegos de surpresa pela ironia da vida - momento este do fim... Impressionante como apesar de tanto lutar, não somos nada, além de pó. Temos a certeza de que não somos eternos, mas ainda assim, queremos sempre fazer de tudo pra alcançar nossas metas.. Como diria Clarice (a Lispector) - "a vida não é de se brincar, porque um belo dia se morre". A morte só quer uma desculpa para nos envolver em seu manto. Não somos nada e passamos uma vida querendo fazer de tudo...
Meu ponto de vista do horizonte pode ser retilíneo, mas o percurso até ele, é cheio de caminhos sinuosos...
A vida não é um acidente de percurso nem casualidade. É a vontade de Deus para um Objetivo específico!
Só pelo facto de você existir já te coloca na história, porém, o seu percurso é que determinará o destaque que você terá nela.
Nosso caráter se desenvolve tanto para o bem quanto para o mal, no percurso de nossa existência. A força do caráter se conquista nas alegrias e nas tristezas, sentimentos que nos fazem refletir quem somos. Portanto, precisamos nos esforçar em aproveitar nosso tempo da melhor forma, tendo paciência para que seja sempre bom e honesto.
Por está estrada onde se percorre sem uma meta final, por está estrada onde se encontra um percurso com dificuldades, glórias como alegrias e sofrimentos. Por está estrada onde só te encontras tu e uma miragem futura em que de nada vai adiantar a não ser sonhar e tentar conquistar as conquistas de um futuro.
Por está estrada onde as lamentações, como as quedas são permanentes, por está estrada onde as vitórias como aprendizagens são recorrentes, porque está estrada?
A estrada em que tu te encontras foi posta a tua frente para tu preencheres a tua evolução, como melhorar a cada dia que passa a tua compreensão da humanidade. Aquela compreensão que só quem passa por uma agitação como várias curvas conseguirá perceber.
Tás a ver aquela luz ali bem ao fundo? Mesmo distante ela estará bem diante ti, só basta tu perceberes e melhorar a compreensão como uma atitude que vai levar a tua alma chegar lá perto.
Seja capaz de desvencilhar de episódios negativos que surgem no percurso do caminho.
Nara Nubia Alencar Queiroz
O Rio segue no percurso do mar.
Chorar libera a alma de angústias.
No percurso da vida
Fluir como o amar.
