Pensamentos Filosóficos sobre a Natureza
A razão, assim, se aproxima da natureza não como um aluno, que ouve tudo aquilo que o professor se decide a dizer, mas como um juiz que obriga a testemunha a responder questões que ele formulou.
O bom é saber que nem passado nem futuro existem. Existe apenas o girar de um planeta com sete bilhões de experiências mentais diferentes sobre ele neste exato momento, se movendo como matéria. Sabe que este assunto dá pano para manga?
Mas a retórica é útil porque a verdade e a justiça são por natureza mais fortes que os seus contrários.
Estes factos confirmam evidentemente que a nossa natureza mais íntima, o fundo comum do nosso ser, encontra um prazer indispensável e uma alegria profunda na imensa paixão de sonhar.
“O que quer que tenha valor no mundo de hoje não o tem em si, conforme sua natureza - a natureza é sempre isenta de valor: - foi-lhe dado, oferecido um valor, e fomos nós esses doadores e ofertadores!”
Quem vive conforme as leis da natureza nunca será pobre; aquele que vive segundo as opiniões alheias nunca será rico.
Medida pelas intenções da natureza, a pobreza é uma grande riqueza; pelo contrário, a riqueza é uma grande pobreza.
Uma coisa é necessário ter: um espírito leve por natureza ou um espírito aliviado pela arte e pelo saber.
O principal objetivo da filosofia não é a teorização abstrata, ela tem que ser útil para a vida, ela serve para tornar os homens senhores da natureza.
1596/1650
Como será possível forçar a natureza a desvendar os seus segredos, senão por processos violentos, quer dizer, por acções antinaturais?
A argumentação não é o suficiente para a descoberta de novos trabalhos, pois a sutileza da natureza é muitas vezes maior do que a sutileza dos argumentos.
"(...)e por minha parte tento convencer os outros de que, para alcançar o bem, a natureza humana não encontrará facilmente melhor auxiliar que Eros."
A vida é um eterno desabrochar de amor na natureza E o amor um constante desabrochar na natureza humana(Sócrates Di Lima)
