Pensamentos de Rui Barbosa

Cerca de 93 pensamentos de Rui Barbosa

⁠A paternidade não pode justificar a sua soberania, até ao ponto de condenar a prole indefesa ao estado mentalmente embrionário da ignorância absoluta.

Rui Barbosa Reforma do ensino primário: e várias instituições complementares da instrução pública. In: OBRAS completas de Rui Barbosa. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1946. v. 10, t. 2.
Inserida por jorge_henrique_elias

⁠A autoridade da justiça é moral, e sustenta-se pela moralidade das suas decisões.

Rui Barbosa RODRIGUES, Leda B. História do Supremo Tribunal Federal: 1891-1898: defesa das liberdades civis. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991. v. 1.
Inserida por jorge_henrique_elias

⁠"A violência é mãe da violência."

Inserida por jorge_henrique_elias

⁠"O primeiro de todos os deveres do homem, aonde quer que o leve a sua vocação ou a sua sorte, é a sinceridade, a verdade, a conformidade entre o que diz e o que sente, entre o que obra e o que diz."

Inserida por jorge_henrique_elias

⁠"Mil recursos literários há, de que só os bons escritores sabem fazer uso acertado."

Inserida por jorge_henrique_elias

⁠Não há nada, que não se desnature ao contato do despotismo. A seu lado, até a misericórdia assume a catadura da vingança insaciada.

Rui Barbosa

Nota: Trecho de Hino a Pernambuco, publicado no "Jornal do Brasil", em 20 de junho de 1893.

Inserida por jorge_henrique_elias

Amor em abstrato

Que amor é esse
Tão forte ,tão fraco
Ora de ouro,
Ora de lata.
Ora de vidro, ora de cristal
Que me faz tanto bem
E tanto mal.

Seria um amor de verdade
Ou irreal
Quem sabe em abstrato...

"Medo, venalidade, paixão partidária, respeito pessoal, subserviência, espírito conservador, interpretação restritiva, razão de estado, interesse supremo, como quer te chames, prevaricação judiciária, não escaparás ao ferrete de Pilatos! O bom ladrão salvou-se. Mas não há salvação para o juiz covarde."

Oração e trabalho são os recursos mais poderosos na criação moral do homem. A oração é o íntimo sublimar-se da alma pelo contato com Deus. O trabalho é o inteirar, o desenvolver, o apurar das energias do corpo e do espírito, mediante a ação contínua sobre si mesmos e sobre o mundo onde labutamos”.

A imprensa é a vista da Nação. Por ela é que a Nação acompanha o que lhe passa ao perto e ao longe, enxerga o que lhe malfazem, devassa o que lhe ocultam e tramam, colhe o que lhe sonegam, ou roubam, percebe onde lhe alvejam, ou nodoam, mede o que lhe cerceiam, ou destroem, vela pelo que lhe interessa, e se acautela do que ameaça"

Mocidade vaidosa não chegará jamais à virilidade útil. Onde os meninos camparem de doutores, os doutores não passarão de meninos. A mais formosa das idades ninguém porá em dúvida que seja a dos moços: todas as graças a enfloram e coroam. Mas de todas se despiu, em sendo presunçosa”. - (Palavras à Juventude)

Habituai-vos a obedecer, para aprender a mandar. Costumai-vos a ouvir, para alcançar a entender. Não delireis nos vossos triunfos. Para não arrefecerdes, imaginai que podeis vir a saber tudo; para não presumirdes, refleti que, por muito que souberdes, mui pouco tereis chegado a saber”. (Palavra da Juventude)

Mas justiça atrasada não é justiça, senão injustiça qualificada e manifesta. Porque a dilação ilegal nas mãos do julgador contraria o direito escrito das partes, e, assim, as lesa no patrimônio, honra e liberdade... Os tiranos e bárbaros antigos tinham por vezes mais compreensão real da justiça que os civilizados e democratas de hoje.