Pensamentos contra Ideologia
O Brasil é maior do que todas as crises; é maior do que a ganância de larápios oficiais; é maior do que a vontade dos que o querem dividir em ideologias fúteis.
Não adianta perfilar o governo com as mais magistrais ideologias, se o que ele costuma fazer é pisar em seu povo.
Preconceito de índio é tradição. Tradição de branco é preconceito. E preconceito de intelectual é teoria...
A política, como a hipocrisia, é um mal necessário para a existência da sociedade – e em todo caso, um mal.
O ideólogo nunca diz o que pensa; nunca faz o que diz; e nunca confessa o que faz, porque a confissão pressupõe a posse da própria alma.
Inteligente não é aquele que na dificuldade adquire aprendizagem, é aquele que faz desta uma oportunidade.
Aquele que obriga as pessoas a servi-lo, pode ter um servo por muito tempo. Mas aquele que convence as pessoas do nobre ato que é para elas servi-lo, sem esforços terá servos para sempre.
É a função de toda ideologia.
Pensamentos do Barão
O "Burrismo" é a mais importante das ideologias criadas pelo homem. Vomite uma profusão de asneiras e milhões te seguirão e matarão em seu nome.
A miopia ideológica desloca a nossa atenção da causa para os efeitos, para os efeitos dos efeitos. Esse é um comportamento incendiário, irresponsável e maligno.
Fracos de espírito são aqueles que impõem suas ideologias pelo medo. O medo não salva. Pelo contrário, o medo subjuga os covardes às ações de inescrupulosos, para tirar-lhes vantagens!
Ouça as opiniões divergentes, pesquise, formule seus argumentos e critique. Não seja gado, usado como massa de manobra por ideologias utópicas.
A história tem sido usada mais para manipular o povo dentro de um viés ideológico do que para prepará-lo para a tomada de boas ações futuras.
– E o que você teme, então? (...)
– Esquecer. (...) Esquecer as coisas pelas quais passei, as lições que aprendi, esquecer aqueles que amo. E, acima de tudo, temo esquecer meus valores, perder minha ideologia e matar minha causa.
O que mais ocorre, porém, na Grécia, é o Imbecil que não se dispõe nem como joio, nem como trigo. É o conquistador compulsivo da teoria própria, senhor cacoético do sorriso de deboche ...
Acima de qualquer disputa cereal, lá nem não está: aparte, pairante.
