Pensamento sobre Educação

Cerca de 5745 pensamento sobre Educação

Crianças não são robôs, são cientistas.

A natureza não dá saltos tudo tem um tempo. Entre o semear e o colher existe um espaço de tempo e paciência. Assim também é com a educação. Educar é um processo que exige tempo e paciência.

Quando os filhos são pequenos, precisam da atenção dos pais. Quando crescem, os pais desejam a atenção deles. Por isso, dedique tempo hoje para receber dedicação amanhã.

Foco e concentração, juntos, formam uma das principais característica do atleta campeão.

Possuir inúmeros recursos naturais não pressupõe, necessariamente, ser uma economia forte e robusta.
É preciso investir na educação e formação do Povo.
O capital humano é o melhor recurso de um País.

A linguagem musical deve ser vista como uma das mais importantes formas de comunicação, servindo como canal de conscientização que transcende as classes sociais.

As pessoas deveriam amar os professores da mesma forma como amam os jogadores de futebol.

Nem todos precisam ser tratados com gentileza, mas alguns merecem. Nem todos merecem ser tratados com gentileza, mas são todos esses que precisam. Resumo: SEJA GENTIL COM TODOS!

Para que a mudança aconteça precisamos unir forças, pois o essencial para o aprendizado de todos é, principalmente, a união entre a escola e a família.

É melhor reprovar um sábio que aprovar um ignorante.

Um processo educacional adequado equilibra a motivação e o prazer de aprender com uma organização clara, método e normas que fazem sentido.

A sala de aula é um ambiente de comunicação, no qual pessoas com diferentes interesses e afinidades se encontram para aprender umas com as outras.

Colocar uma criança com deficiência na escola regular e não atendê-la adequadamente é fazer uma “inclusão excludente”: reforça a visão de que a criança é incapaz, acaba sendo uma forma de retardar o fracasso e torná-lo ainda mais doloroso e definitivo.

A escola é um laboratório do mundo: nela, a criança pode aprender a reproduzir a sociedade ou a transformá-la.

O professor não é mais um transmissor de conteúdos, e sim um orientador da aprendizagem: está mais próximo do aluno e o estimula a pesquisar e compartilhar o conhecimento com iniciativa e autonomia.

Somos pequenos simplesmente porque a visão de águia que existe em cada um de nós fica escondido entre os medos de encarar uma nova realidade.

Ignorar!
Pode haver
maior ignorância.

De nada valeria o educar si não fosse pelo amor do que aprendi.

Ambientalizar o acessível... Acessibilizar o ambiental... Exercícios necessários para construir pontes para um futuro que não seja mais do mesmo.

Quando a sabedoria me falta e me socorro nos mais experientes, sinto em muitos o cansaço da paciência que tenho de sobra; ensinar é um dom, não de quem nasce sabendo, mas de quem morre tentando.