Pensadores Alemães

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A nossa vaidade gostaria que o que fazemos melhor fosse considerado como aquilo que mais nos custa. Para explicar a origem de certas morais.

Devemos ter uma boa memória para sermos capazes de cumprir as promessas que fazemos.

Se temos que mudar de opinião a respeito de alguém levamos-lhe muito a mal o incómodo que assim nos causa.

Onde amor e ódio não concorrem ao jogo, o jogo da mulher torna-se medíocre.

O filósofo, como o entendo, é um explosivo terrível na presença do qual tudo está em perigo.

O amor por um só é uma barbaridade: porque se exerce à custa de todos os outros. O mesmo quanto ao amor por Deus.

Em certas pessoas, o alegrar-se com um elogio é apenas uma delicadeza do coração - e precisamente o contrário de uma vaidade do espírito.

Quem atinge o seu ideal, ultrapassa-o precisamente por isso.

Comparando no seu conjunto homem e mulher pode dizer-se: a mulher não teria engenho para se enfeitar se não tivesse o instinto do papel «secundário» que desempenha.

«O nosso próximo não é o nosso vizinho, mas o vizinho deste» - assim pensam todos os povos.

Um povo é o rodeio da natureza para chegar a seis ou sete grandes homens. - Sim: e para depois se desviar deles.

Falar muito de si mesmo pode ser também um modo de se esconder.

Friedrich Nietzsche
Além do bem e do mal. São Paulo: Companhia de Bolso, 2005.

Com os princípios quer-se tiranizar os hábitos, ou justificá-los ou honrá-los ou injuriá-los ou escondê-los: dois homens com princípios iguais querem, verossimilmente, atingir com eles algo de fundamentalmente diferente.

Como fenômeno estético, a existência é sempre, para nós, suportável ainda.

Em homens duros a intimidade é questão de pudor - e algo de precioso.

O criminoso não está, muitas vezes, á altura do seu ato: amesquinha-o e difama-o.

Apenas devia ser possuidor quem tem espírito: não sendo assim, a fortuna é um perigo público.

Tudo na mulher é adivinha e tudo nela tem uma única solução e essa é a gravidez.

O sentido do trágico aumenta e diminui com a sensualidade.

A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de caráter, e quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem.

Arthur Schopenhauer
SCHOPENHAEUR, A., Sobre o Fundamento da Moral