Pensadores Alemães
Somos seres para a Morte, pois a cada milésimo que passa estamos em constante transformação ( mudança). O filósofo Martin Heidegger tinha razão, e ainda complemento com Lavousier ao dizer, aquilo que aprendemos no ensino médio: " Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". Assim somos, nós a cada amanhecer nos encaminhamos para essa transformação. Nossa carne, ossos serão outras formas na natureza.
Sem confiança a vida é inviável.
Temos a tendência a confiar em nós, nos outros e no existir. Isso é construido (mais - ou - menos) em nossa relação quando bebês com nosso tutor(geralmente a mãe); quem nos favoreceu o amadurecimento para o existir e nos deu sentido como nos mostra Winnicott e Heidegger.
Em tempos de revolução tecnológica como os nossos, tenho o mesmo medo que o filósofo Martin Heidegger tinha lá pelos anos de 1950, que é o de perder a essência mais humana, nosso pensamento meditativo, sendo este o pensamento mais alinhado na morada da Filosofia.
"O Dasein explica o que você é, o que você pode ser dependente dos entes que você cultiva"(da série pensar Heidegger)
Dasein o que importa, para embodimentar o que realmente vale a pena. Somos muito nesse simples, e complexo demais, nesse um vital. O tempo "foi", "é" e "será" o quando que temos dentro de nós, percebido e comprometido nesse todo que temos por fora. Cabelo, músculos, rugas, dobras espaciais que teimam em cismar e nos acompanhar por toda a vida"
O diálogo é construído por aqueles que buscam incansavelmente uma resposta! Ainda que ela seja negativa! Quem não responde se furtando ao diálogo, murcha e apodrece por dentro! Aquele que busca ouvir sempre dialoga, ainda que consigo mesmo, num duo-monólogo entre quem pergunta e quem gostaria de ouvir a resposta!
O amor está no ar, na pele, no olhar
O amor vive, se doa sem mágoas
Cura saudade, enxuga lágrimas
O amor é eterno, é pra ficar.
Na doença, o ateu procura a ciência.
O crente procura Deus. No fim das contas,
acaba aumentando a fila da ciência.
Nunca, em qualquer ocasião, deve-se misturar religião, política e futebol. O brasileiro, no entanto, é o único que consegue formular uma frase assim: "Se Deus quiser, e com a força do Deputado Brasil Brasileiro, o Bronco F.C. será campeão este ano."
Os políticos e também os funcionários públicos são os únicos tipos de
empregados que exercem grandes poderes sobre seus patrões. Afinal, quem os paga é o cidadão que, ironicamente, esta sempre à mercê da boa vontade dos primeiros.
AOS PAIS E FILHOS DE SANTA MARIA
"Que as falhas humanas se convertam em honrarias no Céu, ao receber tantos novos anjos de uma única vez"
Os filhos nascem com asas
Pra com elas voar um dia
E que voem de suas casas
Com a graça de Santa Maria
Crianças que ingerem alegria
Se alimentam de pura emoção
Que possam, Santa Maria,
Viver pautando a razão!
Em seus olhos hajam brilhos
Nada ofuscando seus medos
Verdade entre pais e filhos
E não nos guardem segredos
Que a vida transcorra imune
Que tenham salvo-condutos
Se lhes couber infortúnio
Santa Maria: Fazei-nos adultos
Perdestes o filho vosso
Que esperavas era partir
Perdoe, se perdendo os nossos
Não consigamos agir
Serão eternas crianças
Aos olhos de mãe e pai
Se nos faltar esperanças
Santa Maria: Por nós rogai
Se perda maior for possível
Livrai-nos Deus do algoz
Mas nessa tragédia terrível
Santa Maria: Rogaremos por vós!
A desconfiança aniquila a árvore dos sentimentos! A certeza do erro lhe poda o tronco! E a incredulidade lhe tira as raízes, impedindo que renasça! Você crê no que lhe dizem ou no que seu coração confia ou espera!?
RELACIONAMENTOS - Para se assumir um relacionamento é preciso ter coragem suficiente pra abandonar aquela bela estrada que você planejou construir, toda pavimentada, com acostamentos largos e canteiros de flores nas encostas. E a partir dali, abrir uma nova, cujos acabamentos nem sejam tão importantes, mas cuja direção seja definida a dois!
🔍 Está em busca de se entender melhor?
Todos os dias, compartilhamos ideias, perguntas e reflexões que ajudam a olhar para dentro — com mais clareza e menos julgamento.
Receba no WhatsApp