Pena eu Nao fazer parte do seu Mundo
Atenção
A gente estava vendo um filme. Eram quase sete horas na noite. Eu não estava em casa. A gente se reuniu na casa do Wilian, o único de nós que tinha um aparelho de dvd na favela de quem a gente era chegado.
Eu resolvi ir embora. Alguém me mandou ficar mas eu não quis. Alguém falou que tinha algo errado mas eu não estava atento.
Atenção. Atenção é o que separa muitos de nós, vivos, do cemitério da vila formosa. Atenção é um bem precioso. Um pai que a tem salva o filho das drogas. Um operário salva o braço. Um motorista evita a colisão de frente. Da Vinci percebe o sorriso da mona Liza. Você aprende. Se mantém vivo.
Atenção. O pugilista não prestou atenção ao direto de direita que o derrotou. A mulher não deu atenção a dor suave e suportável com que o corpo a alertava sobre o câncer no estômago. O executivo não teve atenção à tímida previsão do analista novato que teria salvo sua empresa da crise mundial. Controladores de tráfego aéreo teriam percebido um avião fora de rota e avisado a defesa aérea no dia onze de setembro de dois mil e um.
Não atentei para a rua de entrada da favela deserta as sete da noite de um sábado. Não atentei para a possibilidade de correr um perigo sem volta. Não percebi que a favela estava em guerra, mais uma vez.
Atravessei o portão de grade e antes que eu me desse conta que estava na rua senti algo gelado e áspero na lateral do meu pescoço. Eu teria em qualquer outra situação colocado a mão no lugar para saber o que me causava o frio mas por estranho milagre não o fiz. Sabia o que era. Olhei para o chão e a lâmpada do poste projetava uma sombra fácil de decifrar e difícil de aceitar. Um ser apontava uma arma pra outro. Era uma arma grande. O mais baixo se encontrava parado na mira do primeiro. Perceber que eu não tinha uma arma na mão fez com que minha barriga e nuca gelassem tanto que a arma me pareceu relativamente quente ao meu pescoço.
A sensação de morte é algo estranho. Já vi a morte de frente algumas vezes mas nunca realmente acreditei que fosse morrer por mais que fosse óbvio. Essa noite foi um desses casos. Não me movi por um segundo que me pareceu uma hora e pensei "Se me mexer ele atira, mas tenho que explicar que não sou inimigo, um invasor de outra quebrada" - ainda que ele pudesse ser.
Tentei ficar calmo e prestar atenção, ainda que tardia. Ele não disse nada. Hoje nada me ocorre mais plausível do que aquele segundo que alguém espera, um pouco antes de atirar fatalmente em alguém que não tem chance de defesa. Acho que por isso os vilões quando tem o herói na mira ficam discursando em vez de executar logo o rival. Não é fácil - pra minha sorte - se tornar um carrasco. Não tem volta. Atirar em alguém que pode ser uma ameaça é mais fácil que subjugar alguém com tanta covardia, pelo menos para quem tem algum escrúpulo.
Ouvi a arma ser engatilhada. A sombra no chão confirmou o áudio como um retrovisor. Ele ia atirar em mim. Eu ia morrer ali naquela calçada. Nunca teria visto a minha esposa nem tão pouco acalentado minha filha. Não teria visto o rosto no espelho com barba. Seria só mais um. Pensei em tudo isso nos quatro ou cinco segundos que durou toda a cena mas nem assim eu acreditei que ia morrer. Não era a hora. Como alguém que crê no gol até o último minuto e quando o juíz apita o fim sente que mais um último ataque seria eficiente. Percebi que é fácil perder mas não é possível aceitar a derrota sem vê-la face a face.
O Wilian gritou algo de dentro do portão. A frase tinha um nome próprio e uma explicação que me absolvia, mas me apliquei tanto em prestar atenção no meu executor para quem eu ainda não havia olhado que não ouvi o que o wilian disse. Outra frase se seguiu me chamando para dentro, mas eu não tinha ação. Uma mão me puxou para dentro com violência e eu finalmente olhei para o atirador - que não atirou. Era alto, careca, de camiseta regata. Parecia o MV Bill com uma espingarda calibre doze cromada de cano serrado. Não me lembro do seu rosto mas me lembro da arma. Senti a ponta áspera do cano dela na minha cabeça. Nunca vou esquece-la. O portão se fechou. Eu estava vivo.
Victor Arapê
Escolher não sentir é uma opção, uma proteção,
eu sei, mas é também o caminho mais curto rumo
à morte de um sentimental, e seus sentimentos.
Tudo bem ás vezes acontece, você não quer mais ao que me parece tudo acabou cedo e eu com medo de te perder. Até agora eu guardo na lembrança que por culpa da insegurança tudo mais ficou pra trás... Aquela noite no cais, só isso e nunca mais comendo crepe no show do dkv, muita piña colada e a galera agitada pra valer, e eu só pensando em você.... E depois virou quase um segredo, como se aquilo tivesse sido um erro pensar em ter você toda pra mim tudo ok, eu não sei se mereço por razões que eu desconheço tudo mais ficou pra trás. Aquela noite no cais, só isso e nunca mais comendo crepe no show do dkv, muita piña colada e a galera agitada pra valer, e eu só pensando em você...
Um dia eu cheguei a pensar que o amor nao existisse, que fosse apenas uma palavra qualquer que fizesse todos se iludirem, mais eu realmente vi que o amor existe e ele habitou em min e não sai por que é um sentimento verdadeiro, um sentimento sem fronteiras pro amor!
Eu conheço pessoas tristes que, sabem disfarçar. Eu conheço pessoas desesperadas que, não se deixaram cair. Eu conheço pessoas pobres que, apesar de tudo, distribuem sorrisos. Eu conheço pessoas ricas, que dividem seu pão. Eu conheço pessoas que sofrem, que apesar de tudo, comunicam alegria. Eu conheço pessoas incompreendidas , que sabem compreender. Eu conheço pessoas pacíficas, que caminham levando a paz. Eu conheço pessoas sábias, que levam o entendimento a toda parte. Eu conheço pessoas bondosas, que a todos têm o que dar. Eu conheço pessoas injustiçadas que souberam perdoar. E ainda conheço ' aquele ' o qual não consegiu perdoar. Aquele que, é orgulhoso e não sabe pedir desculpas. Aquele que, errou e não admite os proprios erros. Aquele que, um dia teve tudo e hoje não tem nada, e ainda não aprendeu. Aquele que, infelizmente ainda vive com histórias do passado.
Eu não sou a pessoa certa para dizer ou ensinar algo às outras pessoas, mas se pararmos um pouquinho para pensarmos, tudo fica claro que a mudança deve ocorre primeiro, não pelo exterior das pessoas e das coisas., mas de dentro para fora., a forma de pensar, de entender, de dizer, de sentir, de querer, de dar ou dar-se, de receber, de afastar ou afastar-se, de aproximar, de agir, de objetivar, de prospectar, de planejar, de projetar, de exercer os talentos e dons inatos, dentre tantas outras maneiras que temos para que de fato haja mudança.. renovando a vida.
"Não se julga uma amizade pela quantidade de dias, pela quantidade de “eu te amo” ditos ou de palavrões que você usa para chamar seu melhor amigo. A amizade vai muito além de palavras, de dias… Ela se resume ao sentimento, a lealdade, as confissões. Mais vale uma amizade de verão verdadeira, do que a de uma vida inteira sem sentimento".
Sabe o que eu acho das pessoas que não seguem seus sonhos? Que eles são muito, muito idiotas! Não siga o mesmo erro que várias e várias seguiram, corra atrás do seu sonho, ele pode ser real, mas só e você realmente quiser.
Ninguém nunca está preparado para o fim. No inicio, eu nao acreditava que você criaria um vinculo tão forte comigo, de principio eu acreditava que nos podiamos ser amigas, agora esse afeto,essa irmandade nossa, eu nunca imaginei. E por fim, quando chegamos na melhor fase desse nosso afeto, foi hora de dizer adeus. E como num passe de mágica, agora me vejo a milhares de quilometros de distancia de você, e mesmo assim esse sentimento continua muito forte. E não importa a saudade que dá, eu sei que um dia ainda nos reencontraremos.
"Ser o que se é, mais do que tudo é não ser o que se pensa é viver e dizer "eu não vim pra agradar ninguém, mas sou agradável a quem não me mede!"
Maurício Andrade
É fácil falar "eu te amo", quando não se tem de sacrificar nada por esse amor. E pra onde vai todo esse amor quando os problemas surgem? Porque eles vão surgir.
- Relacionados
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- Frases de quem sou eu para status que definem a sua versão
- Poemas que falam quem eu sou
- Poemas românticos para declarar todo o seu amor
- Mensagens de amizade para valorizar e celebrar quem sempre está ao seu lado
- Poemas Quem Sou Eu
- Frases de alegria para inspirar e tornar o seu dia mais feliz
