Pedido de desculpas para professor
A melhor estratégia didática que o professor faz uso em sala de aula, começará sempre pelo bom senso!
"Um professor que não se sente pai do seu aluno não é professor de modo algum. Um professor é sempre um segundo pai; um pai delegado. Não tem o direito de ser um professor quem não ama seus alunos."
DAVI, PROFESSOR AMIGO IRMÃO
Desse meu querido irmão
Apareceu a vontade de ser músico
Vendo-o tocar guitarra e violão
Iniciei as aulas de violão acústico.
Logo subimos no palco juntos
Uma verdadeira alegria me tomou
Incrível, nós dois viramos assunto
Zeloso comigo, meu professor se tornou
Segui seus passos na música,
Igualmente na fé e na perseverança
Um irmão/amigo uma pessoa única
Você é pra mim, exemplo desde criança.
Esse é meu professor de música;
Simplesmente, o meu querido irmão.
Professor Yang, não finja amanhã que isso nunca aconteceu. Eu te disse hoje o que sinto em relação a você. Não finja amanhã que isso nunca aconteceu.
A diferença entre um professor sábio e o tolo está na habilidade no "jogo de cintura". o melhor sempre tem um plano "B" em funcionamento! O outro planeja demais.
O professor é mais do que uma figura de entretenimento, replicador, tutor ou mediador. Ele é parte fundamental da construção do pensamento crítico que move as mudanças da nossa sociedade.
Todo professor tem uma história de abuso pessoal ou foi vítima de assédio moral. No sistema, tem sempre alguém tentado desforra para ameniza a sensação de prejuízo. Ou os que me confessaram estavam mentindo? Se sim, abusaram de minha boa fé! Um projeto escrito, desenhado e vistado que não se cumpre é apenas uma promessa vazia.
A realidade é que se você não for autodidata, nunca vai ter professor bom, nunca vai ter material bom. O sistema hoje é baseado em quem tem conhecimento ensina a quem não tem, mas se você não aprende com quem está ensinando você é "burro", "incapaz", "Q.I" abaixo da média, ou não se esforçou sozinho como deveria, há muitas contradições nisso, que parece que ninguém ver ou finge que não ver e ninguém discute, estamos acomodados, fadados e aceitando esse sistema de ensino "do faz de conta" que passa o pano em cima do aprendizado de quem não se dedica a ser autodidata. Não que eu discorde que quem se esforça e se torna um autodidata merece o que conquista, mas se a ideia é igualar o conhecimento e fazer com que toda a sociedade em conjunto evolua e tenha qualidade de vida, por que não procurar melhorar o sistema de ensino, onde o indivíduo seja autor de suas próprias conquistas, aprendizados e que seja julgado pelo que sabe e não pelo que não sabe? onde pudesse ter a chance de se desenvolver e descobrir o seu potencial por conta própria ao invés de ter alguém dizendo como ele deve fazer?! Acredito na ideia de que você deve ter um acompanhamento e o máximo de informações apenas na infância, depois disso ter um acompanhamento e um ensino pra motivar o indivíduo a ser melhor e não classificá-lo, acredito que pra você ser bem sucedido não precisa necessariamente ir bem em uma prova, mas precisa necessariamente ser bom no que sabe fazer, e você só descobre o que sabe fazer quando você pratica e gosta do que faz, e o hoje infelizmente, somos movidos a estímulos e o que não nos estimula não iremos ter aptidão em fazer. E tenho a absoluta certeza que notas não motiva e se você acha que deveria ser motivação está contradizendo o fato de que todos devem ter conhecimento e de que a sociedade deve evoluir em conjunto, se você acha que apenas uma parte da sociedade a autodidata com Q.I alto deve está sempre no topo de tudo, você está se menosprezando, pois sempre terá alguém com conhecimento a mais do que você. Completando, quero dizer que todo conhecimento é válido e que o motivo de tantas pessoas "sem rumo", ou sem motivação de querer uma vida melhor é por que não teve motivação alguma a ser melhor e se você acha que não deve existir motivação por parte do setor público, fala isso pra quem infelizmente nasceu com a mãe e pai nas drogas, quem mora em periferia onde o único estímulo que se tem é ganhar dinheiro rápido e fácil, ou quem não teve uma boa educação na infância.
Esse desabafo não é tanto relacionado a quem sou , ao que fiz ou que deixei de fazer, pois hoje estou muito bem. Mas escrevo pelas futuras gerações de pessoas que com certeza não serão como máquinas a seguir um aprendizado ,uma rotina e uma "fôrma" como é tentada passar no sistema de ensino atual.
Já experimentou comer algo que não goste? É como querer ser político ou professor sem gostar de pessoas.
As aulas sempre são um colóquio filosófico em qualquer disciplina, o professor abre o leque de conhecimentos, nem ele e nem os alunos tem todas as respostas, a alquimia da aula é o processo de descoberta. É conversar sobre o tema e explorar todas as suas fontes e as suas possibilidades de realização, discussão e reflexão.
MEU PROFESSOR
Você foi o professor que a vida me deu,
e sou eternamente grato porque me escolheu.
Hoje me sinto formado e fazendo escola,
vivendo também, e esperando a hora!
Agora que voltou a ser criança,
vou recordando o que tinha ficado na lembrança.
Cuidaria de você eternamente,
mas sei que Deus não me daria esse presente!
Não tenho como expressar minha gratidão,
por ter me guiado até aqui então.
Eu cuidando de você agora,
por favor não tenha pressa, demora!
A vida vai ficando curta,
não liga, porque no final todo mundo surta.
E se for embora talvez,
gostaria que me escolhesse outra vez!
Paródia – E agora José
Professor
E agora, professor?
A aula parou,
o portão fechou,
o aluno sumiu,
a merenda esfriou,
e agora, professor?
e agora, você?
Você que pensa em “nós”
Que ensina aos outros,
Você que faz atividades
Que ama o que faz.
E agora, professor?
Paradigma do valor do professor.
Antigamente o valor era da retenção do saber e hoje seria como usar o conhecimento para transformar. Reter não é transmitir.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp
