Pau
O nosso Brasil que é terra
do Pau-Brasil é Pátria
de vinte e sete estrelas
de nove constelações.
A nossa Pátria fala o idioma
dos nossos poemas,
e mais de duas centenas
dos idiomas indígenas.
Sempre é bom lembrar
que a nossa Grande Pátria,
é parte do berço da Pátria Grande.
Para que o peito não se esqueça
a todo instante de amar,
e de todos os dias se orgulhar.
Pau de Fitas
Na auge da Festa Junina
quero ser a ventania que
enquanto dança o Pau de Fitas
balança as bandeirinhas
e nossas expectativas meninas.
Cruzar o seu encantador olhar
e com jeitinho de acarinhar,
quando a gente se encontrar
no Tramadinho ou no Trenzinho,
perceberá que és o meu amorzinho.
No Zigue-Zague não deixar
para depois assim será
quando no Zigue-Zague a dois
o calor do meu toque
carinhoso com o teu encontrar.
Quando a hora chegar
da Feiticeira a gente dançar,
a tua atenção despertar,
para a Rede de Pescador
encantar de vez o seu amor.
Saber que em setembro
floresce o Pau-brasil
que é a Árvore Nacional
é lembrar que tenho raízes,
e em mim está a Independência.
Saber que em setembro
floresce o Ipê-amarelo
que porta a Flor Nacional
e em mim está a Independência.
Saber que em setembro
o Sabiá-laranjeira se multiplica
é que é a nossa Ave Nacional
e em mim está a Independência.
Saber que não foi somente
em setembro e que a Independência
nasceu com os pés descalços,
e não no fio de uma única espada e coroa,
em mim está viva a Pindorama
na alma, no corpo e na memória.
Saber que para existir de forma longeva
ter Independência é viver com diligência,
em relação a sua própria existência,
e não buscar nenhuma interveniência.
O Pau-cachorro floresceu
e entreguei os Versos Intimistas
com o todo o meu amor
para que leia todos os dias,
Porque com poesia
nela mora a grande diferença.
Majestoso Pau-d'arco-roxo
que com as suas flores
o meu caminho e o sonho
com muito amor enfeita,
E eu retribuo com Versos Intimistas
todos os dias com um novo poema.
Balança ao vento
o Pau-d'arco-rosa na Bahia,
Esperança segue firme
e sem limite nos Versos Intimistas
que somente me pertencem
assim como o seu amor
e a paixão nos envolvem
arrebatadoramente...
Pau-d'arco-rosa
florescido no Ceará
enobrece com flores
a minha vista,
Trago Versos Intimistas
no meu coração
e um novo violão
para cantar a nossa paixão.
O Pau-d'arco-rosa florido
na Paraíba sempre inspira
Versos Intimistas
para cobrir o meu amor
com todas as poesias.
Bela Minas Gerais
do Pau-d'arco-rosa
em flor e de todos
os amores desta vida
que dos meus mais
belos Versos Intimistas
sempre hão de ser
sempre merecedores
de todos os pendores.
Pernambuco divina
do Pau-d'arco-rosa
e da minha poesia,
Te devoto os meus
Versos Intimistas
e tudo aquilo que
sempre me inspira.
Florescido o Pau-d'arco
neste Amazonas,
Escritos nos igarapés
estão os meus mais
lindos Versos Intimistas
com o dom magnífico
que Deus me deu,
Agora o quê eu quero
mesmo é que você seja meu.
Meu Pau-d'arco-amarelo
que oferece o Universo
no meio do Amazonas,
Você me dá inspiração
para escrever Versos Intimistas
com a sua cor com adoração
para trazer a memória
para gente que não presta
atenção que as coisas só
andam para frente quando
são feitas com o coração.
Lindo Pau-d'arco-amarelo
que floresceu no coração
da magnífica Amazonas
que jamais esqueço,
Te amo desde sempre
e sem nenhum abalo,
Todos os dias escrevo
poemas feitos com
meus Versos Intimistas
e guardo como um
pássaro que canta
distante e se encontra
numa gaiola trancado.
Magnífico Pau-d'arco
florido no Amazonas,
Tu deixa a minha
visão mais bonita,
Te dedico os meus
Versos Intimistas
enquanto você escreve
de fato a real poesia
inabalável para toda a vida.
Uma doce lembrança
do Rio Grande do Norte,
Encontrei os teus olhos
debaixo do Pau-d'arco-amarelo
e eles passaram a ser o norte
que me levaram pelos mares
do amor e me fizeram a navegar
que hoje escrevo Versos Intimistas
só pensando em regressar.
Diante do Pau-d'arco-amarelo,
minha Pernambuco querida,
escrevo Versos Intimistas
e tantas poesias para te louvar
porque o meu coração
não se cansa das suas belezas
para sempre amar e recordar,
tu me dá todas as razões
para continuar a me inspirar.
