Selecção semanal
5 achados que vão mudar sua rotina Descobrir

Para Educadores de Infância

Cerca de 21925 frases e pensamentos: Para Educadores de Infância

Ternura, educação e humildade são produtos que jamais podem faltar na make de uma mulher.

Inserida por TYMonteiro

A essência do amor está na pureza da criança.

Inserida por alexandre_dias

É bonito ser educado

Inserida por zanovisk

Quando eu for pai, vou deixar meu filho ser mais criança. Pelo fato de eu saber do chato que é crescer.

Inserida por Vinicius_malaquias

Todas as crianças têm sonhos... E eles têm caminhos... E só são destruídos quando a estrada da vida lhes colocam por outros caminhos.

Inserida por eliane_ferreira_1

Queria ser criança, mais criança não posso ser! Criança pode comer tudo, enquanto eu só tento emagrecer! 😋

Inserida por FelicityyForNow

Quando era de idade avançada minha via de criança, agora, sou adulta é me considero jovem em eterna dança.

Inserida por ClaudethCamoes

EDUCAÇÃO MOLA PROPULSORA

Educação não tem preço, mas tem investimento e retorno certo. É dever do Estado promovê-la se realmente quer banir a ignorância. Na história, nenhuma nação elevou os padrões de vida sem priorizar a educação, que é mola propulsora. Observem a Coreia do Sul, a Finlândia, a Irlanda, o Chile e a Espanha, só para citar alguns exemplos.

A educação pública gratuita da Coreia do Sul é uma das melhores do mundo. A Coreia do Sul na década de 50 era um país na penúria. Compreendeu que educação é mola propulsora, e assumiu o compromisso com seriedade. Hoje, cresce integralmente e se encontra em situação de destaque.

O Pisa é um programa com a maior credibilidade na avaliação educacional do mundo. O alemão Andreas Schleicher é o responsável, e diz que a situação do Brasil é trágica, não somente em função do resultado da avaliação, mas por constatação ‘in loco’ nas escolas brasileiras. Diz ainda que o Brasil precisa urgentemente seguir o exemplo de outros países para sair de situação tão vexatória. Entre 57 países, o Brasil ocupa os últimos lugares em todas as disciplinas.

Com frequência ouvimos falar leviandades, tais como: “o jardim japonês, o aquário, a reforma dos estádios etc. serão obras de primeiro mundo”, subestimando a inteligência de muitos. Por que não se diz que os países desenvolvidos têm Cambridge, Yale, MIT, Oxford, Harvard? Por que não falamos em educação de primeiro mundo e investimos nas universidades e escolas?

Anseiam por equipamentos de primeiro mundo com um povo de terceiro mundo. Talvez seja o que queiram, pois o 'estandarte do sanatório geral' continuará passando, como diz Chico Buarque em sua canção. Será uma decisão inteligente? Não acho! Valorizam demais paixões inconsequentes sem fazer uma análise profunda da realidade, que está aos nossos olhos e só não vê quem não quer.

Por que não se constrói também escolas de primeiro mundo? Será que só os apreciadores do jardim japonês, os frequentadores dos estádios, os futuros usuários do aquário etc. terão direito ao conforto, enquanto nossos jovens estudantes são submetidos à humilhação de falsas escolas?

Assim como se propôs em um dos estádios de Fortaleza, que tal demolir as escolas públicas sem condições de segurança, sem estruturas confiáveis, e que não obedeçam às normas técnicas e determinações do MEC? Proponho que usem parte dos recursos próprios, e tentem uma Parceria Público-Privada para a recuperação dessas escolas, da mesma maneira que dizem fazer com outras obras.

De que adianta o jardim japonês, o aquário, arrojados estádios etc., se estarão inseridos no contexto da ignorância, da violência, da doença, da marginalidade e da miséria? Tal desenvolvimento não tem sustentabilidade, pois não passa de percepção ilusória, equivocada. Somente através da educação é que se conquista melhor distribuição de renda, se qualifica jovens para o trabalho, se desperta a criatividade para a solução de problemas e se eleva a consciência.

Não é minha intenção desqualificar o jardim japonês, o aquário e a reforma de estádios, mas é para que se tenha a compreensão de que o desenvolvimento não se resume apenas a fantasias. É preciso ter responsabilidade, pois a vida está nos cobrando nova percepção.

As leis do mercado, isoladas, não são suficientes para solucionar os graves problemas sociais. Não se melhora qualidade de vida com o reducionismo do mercado. Nesse caso o que acontece é concentração de renda e aumento excessivo da pobreza.

Considera-se a educação como efeito do desenvolvimento econômico-financeiro, mas é o contrário. Educação é a causa do desenvolvimento sustentável, pois envolve aspectos sociais, pessoais e ambientais. A maior crise não é econômico-financeira, mas é de visão e de valores. Quando mudarem a visão reducionista para a integral, todos se beneficiarão, e a educação é mola propulsora nesse processo de desenvolvimento.

Inserida por fabioxoliveira2007

EDUCAÇÃO LIBERTA !

“Na Alegoria da Caverna de Platão consta que o único homem que conseguiu se livrar das correntes e viu luz, resolveu regressar para ajudar os companheiros que permaneciam na escuridão. Esse retorno é o que deveríamos chamar de política, na verdadeira concepção. Ajudar os nossos irmãos a verem também a luz e não mantê-los na escuridão da ignorância.

O livreco do MEC que preconiza que os erros de português tipo “nóis pesca” devem ser considerados como certos, tenta manter a maioria na mais profunda ignorância.

Entendam que a leitura de bons livros é uma das mais ricas atividades humanas, pois dá acesso a conhecimentos elevados e sublimes. É através da reflexão de boas leituras que elevamos a nossa compreensão, o nosso senso crítico e a nossa percepção de vida.

Ler não é somente uma atividade mecânica, mas envolve a compreensão profunda da vida, é um instrumento para a elevação da consciência.

Ler é um exercício de reflexão para acessar outras dimensões, outras verdades e outras liberdades.

Como alguém que não domina o vocabulário, os fundamentos básicos da gramática e concordância de sua língua poderá compreender um bom livro? Alguém responde? Não estamos mais na idade da pedra. Estamos na era da comunicação e do conhecimento, ou não?

A língua de um país tem como função maior a comunicação, mas o que se entende por comunicação, na concepção mais profunda da palavra. A comunicação se processa entre o “interior” e o “externo”, entre um adulto e uma criança, entre um adolescente e uma criança, entre ideologias contrárias, entre o racional e o irracional, entre o homem e a natureza, entre o homem e um livro, entre o homem e a mídia, etc.

Como desenvolver a habilidade da comunicação no sentido mais amplo, sem o instrumento da leitura? Como compreender um livro e se comunicar no sentido mais elevado no mundo atual, sem a compreensão do que se ler?

Manter as pessoas mais humildes sem acesso a literatura, aos textos filosóficos, técnicos, é uma das maiores violências que se faz a um ser humano.

Querer nivelar um humano por baixo, é mantê-lo na eterna escravidão. Todos já deviam saber que o CONHECIMENTO LIBERTA.

Não estou com essas palavras negando as diferenças regionais que de fato existem, mas não podemos diversificar o idioma. O idioma português tem uma história, uma tradição, que foi adotada pelos brasileiros como a língua oficial do país. Poderia ter sido a tupi-guarani, mas não foi.

A nossa língua tem uma estrutura básica que pode até ser alterada ao longo dos anos e dos costumes, mas não se pode passar por cima de sua estrutura fundamental.

Está na moda, atualmente, que tudo é preconceito contra os humildes, mas não querem que as pessoas humildes ampliem a inteligência para que possam desenvolver o que os humanos têm de mais sublime que são: A LIBERDADE E O SENSO CRÍTICO.

Vamos dar nossas mãos às crianças, aos jovens que são excluídos de boas escolas para que possam ler, escrever e falar de maneira compreensível, para que tenham acesso aos bons livros e que possam se comunicar das mais diversas maneiras, respeitando as diferenças.

Vamos educar nossas crianças e ensiná-las a pensar, somente assim não se submeterão aos enganadores de plantão que são muitos.

NÃO ESQUEÇAM: EDUCAÇÃO LIBERTA!

Inserida por fabioxoliveira2007

PRECONCEITO

Preconceito é manter as nossas crianças e jovens entregues a droga, a marginalidade, a ignorância.

Preconceito é a concentração imoral de renda do nosso país que exclui a maioria.

Preconceito é o bolsa família, no lugar de emprego e vida digna.

Preconceito é roubar e não ser punido devido o tráfico de influencia.

Preconceito é mentir para os humildes através de máscaras, faltando como a verdade dos fatos.

Querem acabar com os preconceitos? Eu estou disposto a ajudar, mas por favor, não me venham com castelos de areia que não sou oligofrênico.

Inserida por fabioxoliveira2007

A humanidade educada e sensível pelas novas gerações, infelizmente se acovarda por insegurança diante da mais antiga lei da sobrevivência. Os mais fortes escravizam ou devoram os mais fracos, com consciência ou não.

Inserida por RicardoBarradas

Vamos ser como as crianças.
Livre de preconceito, inveja, julgamentos.
Vamos ser puros, transparentes.
A criança, a criança é amorosa, caridosa. Se diverte com as mais simples coisas.
é humilde, sincera. Ama sem rotular. Descrição perfeita da nossa alma.
A criança é puro amor incondicional.
Nos enxergam com os olhos da perfeição.
Nunca é tarde para tarde para ser uma criança.

"Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas".
Mateus 19:14

Inserida por TiagoPereiraS

Hoje ao ver uma criança brincar, me perguntei, será que meus sonhos e fantasias ficaram guardados juntos com meus velhos brinquedos, aonde foi parar meu inocente coração em meio a tantas brincadeiras , seu sorriso se perdeu como aquela pipa perdida no céu azul, É definitivamente eu cresci...

Inserida por cris_cruz

Eu particularmente gostava mais do mundo no tempo de quando todas as crianças não tinham cores. Desde pequeno eu brincava em um cortiço bem perto de nossa casa no bairro da Consolação, no Rio de Janeiro. Curioso que durante toda minha infância nunca percebi diferença alguma entre minha querida família e as famílias amigas que me recebiam com carinho e amor em seus quartos um pouco mais apertados. Meu irmão jogava bola no quintal e eu ficava conversando e cantando com minhas mães de tanque e de passar, pois na sua maioria eram lavadeiras para fora. Saudades do Cortiço da Dona Rocinha.

Inserida por RicardoBarradas

Nunca se despeça levianamente de quem ali já estava para acolher quem veio depois...
Seja educad... blá blá blá...
Acolhemos uma pessoa pelo traje que ela inverga e a despedimos pela cultura que mostra...
Não precisa ter por perto aquele que não lhe convém, entra na sua vida somente os seus, porque os meus já estão na minha.
A moldura mais bonita nunca foi do quadro mais caro, a moldura mais bonita sempre foi a do espelho, é ela que reflete o verdadeiro espírito, se bom bom se não... Paciência!

Inserida por AnaPauladeAraujo

Não sou mais criança.
Mas uma palavra sua é capaz de mudar inteiramente o meu dia, tanto pra bom como para ruim.
Por favor, que seja sempre bom. Só depende de você.
Eu te amo!

Inserida por quemsabeumdia

Nasce uma criança, tem que acreditar
Que a força da esperança continua a transformar
O sonho em realidade, o medo em salvação
Com a musica batendo dentro do meu coração
Eu vou viver Pra ser feliz
Onde estiver
Paz e amor
Não perca a fé
Reze pra Deus, iluminar
Todo caminho por onde eu passar

Sei que ta difícil, e o mundo ta em guerra
Com tanta violência
Mas o amor nunca se entrega
Na luta pela vida, eu sigo na missão
Com a musica batendo dentro do meu coração
Eu vou viver

Inserida por Perspicaz

A polícia não educa, nem a justiça liberta. Educação é atribuição do lar, e a liberdade é fruto de uma mente consciente.

Inserida por AdailsonCruz

Posso chorar, posso esperanciar, como eu fazia quando criança para ganhar doce. Mas não posso fazer isso para ganhar seu amor, pois você pode estar me dando atenção, mas possivelmente não não estará me amando!

Inserida por elizabelha

Cuide de sua criança, mas não viva dando a ela pirulitos de esperança, que tem custado caro.

Inserida por elanklever